Identificação
Fernando Manuel Duarte Garrido, venho apresentar-me como candidato à Presidência da FPC e dar a conhecer o meu programa de acção para o período de 2010-2014.
Sou Capitão da Força Aérea Portuguesa na situação de reforma, tendo nesse ramo das Forças Armadas Portuguesas, prestado serviço ao longo de 21 anos com a especialidade de Meteorologista.
Durante o tempo de serviço na F.A.P., fui distinguido com cinco Louvores Individuais pelos Comandos sob cujas ordens servi, tendo ainda sido condecorado pelo Chefe do Estado Maior da Força Aérea com as Medalha de Mérito Militar de 3ª classe, Medalha Militar de Prata de Comportamento Exemplar, e pelo digníssimo Ministro da Defesa com a Medalha Militar de Ouro de Serviços Distintos.
Entre 1999 e 2001, fui o responsável pela formação de todos os Meteorologistas da Força Aérea Portuguesa.
Na columbofilia, considero-me um columbófilo com uma constante actividade desportiva de 35 anos, tendo feito parte de múltiplas direcções e conselhos técnicos de diversos clubes columbófilos.
A partir de 2002, tenho trabalhado em colaboração com a FPC no apoio meteorológico às soltas de pombos-correio, tendo ainda efectuado numerosas palestras em acções de formação de “Coordenadores e Delegados de Soltas”, e publiquei diversos trabalhos sobre “Meteorologia e Columbofilia”.
Razões e Objectivos da Candidatura
Antecedentes: Nos últimos anos tem-se avolumado reclamações, ideias, propostas e um mal-estar permanente entre os columbófilos e/ou associações que têm vindo a degradar a estrutura columbófila. A situação económica juntamente com estes problemas tem provocado uma diminuição significativa do número de praticantes.
Análise aos antecedentes: Como diz o povo casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. Penso que o pão neste provérbio representa a ausência de responsabilidade, por um lado e a falta de liderança por outro, a que a sociedade se habituou: a culpa é sempre dos outros. Urge pois credibilizar a estrutura, em que cada um tem que assumir as suas responsabilidades enquanto dirigente e/ou responsável. Deixarmo-nos de consensos, que normalmente representam interesses locais, e optarmos por ideias que representem o interesse nacional. Acabar de vez com o deixar “marinar” as exposições e/ou reclamações com a ideia de que o tempo tudo resolve.
Motivação: A motivação principal desta candidatura é desejar uma FPC dirigida por columbófilos e direccionada para os columbófilos, transparente, musculada e dialogante, na defesa intransigente do pombo-correio
Objectivo: Com esta candidatura pretende-se, ir ao encontro da vontade dos columbófilos de se efectuar a viragem necessária e estabelecer um programa de inovação e consolidação, de modo a readaptar a columbofilia às necessidades dos actuais columbófilos, não descorando a realidade económica. Estabelecer as grandes linhas para o desenvolvimento da Columbofilia Nacional, suster o abandono da prática columbófila, mostrar o que fazemos e como fazemos à sociedade e acima de tudo valorizar os feitos, quer do columbófilo quer do pombo-correio português. Pretende-se no entanto, não abandonar projectos antigos só porque alguém os acha antiquados ou enveredar por uma mudança rápida e perturbadora só porque se quer copiar os modelos estrangeiros.