Desde já, e para começar, queremos pedir desculpa a todos os nossos amigos e seguidores pela longa ausência, mas motivos profissionais impediram que podessemos actualizar a nossa página com regularidade, pelo que não conseguimos ir transmitindo as notícias referentes à equipa "Asas da Portela As 3 G".
Ultrapassados os contratempos, estamos em posição de prometer a todos aqueles que nos seguem que a nossa página estará de novo activa, pretendendo continuar a ser uma página que ajuda no desenvolvimento da columbofilia e ajuda ao seu conhecimento.
Naquilo que toca à parte desportiva, a campanha já leva 5 provas, as quais nos têm trazido resultados muito satisfatórios.
Brevemente colocaremos os resultados obtidos até ao momento, bem como os vídeos das chegadas que fomos realizando.
Até já ...
RESCALDO DA CAMPANHA 2015 E FESTA DO TÍTULO (com vídeo) - NÃO DEIXEM DE VER A NOTÍCIA NA INTEGRA :)
09-07-2015
Depois de 3 anos de imenso trabalho o tão esperado título.
Quando nos proposemos reactivar o nosso pombal, com a junção de todas as gerações (ver História), o objectivo só podia ser um - SER CAMPEÕES, o que conseguimos agora. Depois de no primeiro ano termos apenas optado por rodar os borrachos e de no ano passado termos tido um ano de complemento do ano anterior, com particular incidência no apuramento da linhas e da própria colónia, este seria o nosso ano chave, o que veio a revelar-se acertado.
Na columbofilia existem cada vez menos segredos, sendo que os ingredientes para o sucesso estão perfeitamente identificados, em primeiro lugar pombos bons, depois pombos com saúde, alguma sorte e depois muito, mas muito, trabalho (o columbófilo tem de ser escravo dos pombos e não o contrário). Só com a junção de todos estes factores se pode almejar o sucesso. Cremos que conseguimos reunir, nesta temporada, todos eles.
Apesar de tudo há ainda alguns pormenores até agora escondidos da nossa preparação que iremos agora divulgar, tais como o treino a que subtemos os nossos "craques", espelhado na imagem seguinte:
Outro dos segredos é a preparação individual para os concursos de calor:
Para os concursos de Velocidade também adaptamos nos nosso pombos um "recurso":
Depois destes apontamentos mais divertidos, dignos de um final de época, devemos referir que a preparação da época 2016 começou no dia do último concurso 2015. Defendemos que só assim se pode encarar o futuro com optimismo. Como em tudo a linha entre a vitória e a derrota é muito ténue, sendo que nós podemos nada ganhar na próxima campanha desportiva, contudo se for para perder temos de perder com a consciência que tudo fizemos para ganhar.
O trabalho árduo não para, 365 dias por ano a respirar columbofilia. Pombos voadores (50 casais) nos dois pombais de ninhos:
Por fim e não menos importante deixamos o link para assistirem ao vídeo da Festa do Campeões. Convívio organizado em nossa casa que contou com a presença de praticamente todos os columbófilos da nossa colectividade, columbófilos/amigos de sociedades vizinhas, para além da presença familiares e amigos, com direito a bolo personalizado:
18º CONCURSO - BOMBARRAL III - CONCURSO DO TÍTULO (com vídeo de chegada e classificações)
01-07-2015
Como já tivemos ocasião de referir na nossa página a nossa equipa consagrou-se Campeã Geral 2015, bem como de todas as especialidades em disputa.
O resclado da temporada, com mais algumas informações será feito dentro de alguns dias através de nova notícia colocada na página. O importante agora será dar nota da última prova, prova essa em que conseguimos uma boa equipa a nivel de pontuação, bem como uma chegada sucessiva dos pombos, o que não se traduz na classificação da prova muito graças aos festejos imediatos que se seguiram à chegada dos dois primeiros pombos, como se pode vêr no vídeo.
Nesta semana mais que nunca aconselhamos a visualização do vídeo da chegada já que para além de uma banda sonora escolhida a dedo se registam algumas surpresas como foram a instalação de mais duas câmaras de recolha de imagens.
Não deixem de assistir, COM SOM ...
CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES
28-06-2015
Aqui estamos para comunicar que os nossos craques se apresentaram à altura nesta última prova o que nos possibilitou conquistar o Campeonato Geral, bem como o de Velocidade a juntar aos já conquistados de Meio Fundo e Fundo.
Brevemente publicaremos os vídeos da chegada com algumas surpresas à mistura
17º CONCURSO - VALÊNCIA II (com vídeo de chegada e classificações)
25-06-2015
Esta semana tivemos mais uma prova de resistência dos nossos craques. Calor infernal, prova muito longa, enfim ingredientes suficientes para que se registasse uma catástrofe. Apesar de os mapas não terem fechado no dia recebemos 5 dos 20 enviados, todos classificados nos primeiros lugares, no Domingo recebemos mais 13 pombos, registando apenas 2 perdas.
A classificação foi muito positiva permitindo cimentar a liderança da classificação geral quando falta disputar apenas uma prova. Vamos vêr como se portam os nossos atletas no próximo Domingo, sendo que o título está à porta.
De seguida o link com o vídeo da chegada dos dois primeiros pombos da prova
16º CONCURSO - TORRES VEDRAS III (com vídeo de chegada e classificações)
18-06-2015
Mais uma prova, desta feita de Velocidade, restando assim duas para o fim do campeonato.
Esta semana tivemos uma prova muito rápido devido ao vento de sul/sudoeste que se fez sentir. Os pombos chegaram bastante folgados o que originou inclusive alguns problemas pontuais nas entradas, o que muito raramente sucede nas nossas chegadas. De qualquer forma fizemos um bom conjunto o que nos possibilitou manter a liderança da classificação geral e de velocidade. Na próxima semana Valência ...
De seguida deixamos o vídeo da chegada
15º CONCURSO - VILLARES DEL SAZ (com vídeo de chegada e classificações)
09-06-2015
Em primeiro lugar é de referir que esta prova se realizou no dia do casamento do elemento mais novo da equipa "Asas da Portela - As 3 G", o nosso Mininho. Desde já votos das maiores felicidades enviados pelo avô, pai e irmão, restantes elementos da nossa equipa.
Em virtude do casamento, e sabendo da impossibilidade de estarmos presentes para controlar os pombos, pedimos um favor ao nosso amigo Hilário Rebelo, columbófilo da Póvoa de Lanhoso que não enviou pombos, para estar presente nos nossos pombais para receber os atletas. Este grande amigo fez aquilo que em modo de brincadeira ia dizendo há algumas semanas na colectividade "Vou ganhar o primeiro", assim fez para sua e nossa alegria.
Posto isto vamos entrar na prova propriamente dita.
O concurso foi encurtado fruto do calor que se fazia prever, medida que veio a revelar-se a mais acertada pois a prova foi muito positiva, quer em relação às médias que os pombos fizeram quer em relação às perdas muito pouco significativas. Há que dar os louros a quem os merece, sendo assim parabéns à nossa Associação pela decisão tomada.
Como já dissemos em cima foi um pombo nosso que venceu a prova, conseguindo nós uma folha muito positiva o que nos permitiu assuimir a liderança da categoria de Fundo, beneficiando de um dia menos positivo do nosso adversário e amigo Abílio Baía. Fica a faltar uma prova, a rainha do calendário, Valência del Cid.
De seguida deixamos o vídeo da chegada
14º CONCURSO - ERMIDAS DO SADO II (com vídeo de chegada e classificações)
04-06-2015
Realizamos, no passado fim de semana, mais uma prova do nosso calendário, desta feita a última prova de meio fundo.
Com esta prova carimbamos a conquista do campeonato de Meio Fundo, bem como mantivemos a liderança da classificação geral.
A prova veio a revelar-se algo complicada em virtude do vento noroeste que fez descer a média dos pombos. Salientar ainda, e novamente, a enorme quantidade de pombos extraviados como e pode ver no vídeo. Referir também que dos pombos que enviamos extra equipa recebemos alguns com horas de destaque, sendo que alguns deles vinham inclusive para fazer equipa. Poderá este ser um indicador da qualidade da equipa 2014, a ver vamos ...
De seguida deixamos o link do vídeo
12º E 13º CONCURSOS - TORRES VEDRAS II E VALÊNCIA I (com vídeo de chegada)
29-05-2015
Em primeiro lugar queremos pedir desculpa a todos os seguidores da nossa página pelo atraso na publicação dos vídeos, sucede que nos deparamos com alguns problemas técnicos relacionados com o facto de termos tido duas provas no mesmo dia, problemas entretanto resolvidos, pelo que publicamos agora as duas chegadas.
A prova de velocidade da parte da manhã correu particularmente bem, não só com uma boa marcação dos dois primeiros pombos, bem como da restante equipa com a classificação de 17 pombos dos 30 enviados. Nesta prova atingimos ainda a final da Taça Amizade (designados) a disputar nos dois próximos concursos. O ponto negativo desta prova foi a perda da grande 956, até então líder da classificação de velocidade. Como uma desgraça nunca vem só perdemos o irmão de ninho, o 957, na prova da tarde, sendo que este macho era o líder do individual de fundo. Não esquecemos a contribuição destas duas máquinas para a classificação actual da nossa equipa. Estes são daqueles que íamos buscar ao fim do mundo …
Quanto à prova da tarde também acabou por ser bastante positiva. Recebemos 17 dos 20 enviados sendo que classificamos 10 nas colectividade. Os dois primeiros pombos são a boas horas, incluindo a nível distrital. Salientar a enorme quantidade de pombos extraviados que iam aparecendo com os nossos.
Numa nota extra prova queremos deixar o nosso agradecimento a uma família de Albergaria, não ligada à columbofilia, que, através do contacto telefónico que os nossos pombos têm na pata, nos comunicou um pombo, a 975. Foi recolhida como é evidente, mas frutos dos ferimentos apresentados veio a morrer. O nosso consolo é que morreu no seu pombal. Mais uma fêmea de destaque da nossa colónia.
De seguida deixamos os vídeos:
TORRES VEDRAS II
VALÊNCIA I
11º CONCURSO - GRÂNDOLA II (com vídeo de chegada e classificações)
21-05-2015
Realizamos, no passado Domingo, mais uma prova do nosso calendário com solta de Grândola. Apesar de os pombos terem sido soltos cedo e, segundo algumas informações, terem sido abeberados antes da partida, o concurso veio a revelar-se uma catástrofe de proporções ainda mais graves que aquelas que se projectaram logo na hora de chegada dos primeiros pombos.
Os pombos que regressaram apresentavam claros sinais de desidratação e esgotamento físico, havendo vários relatos de mortes de pombos após a chegada (já lá vamos) e de pombos a vomitarem sucessivas refeições.
Nestas alturas é fácil encontrar culpados, mas para além de um hipotético encurtamento da prova não vejo que mais pudesse ter sido feito para evitar este cenário devastador.
Resta-nos aguardar o regresso de alguns bravos depois de tratados por columbófilos conscienciosos. No nosso caso, de 36 enviados ficaram 12, sendo que alguns deles estavam a ser pombos de destaque na nossa colónia.
A nível de marcação a prova não correu tão bem como estávamos à espera, mas perante este cenário apresentado em cima, não dá para pedir mais, estando inclusive a vertente desportiva em segundo plano.
Salientar que na linha de outros columbófilos também nós tivemos o infortúnio de ver morrer um pombo nosso após o regresso. Não sabendo o que se passou, mas analisando na altura a condição do pombo e os sinais apresentados o cenário apontava para a hipótese de o pombo ter bebido água salgada. A nossa 830 é assim mais uma baixa deste concurso que queremos esquecer o mais rapidamente possível. Contudo, apesar da sua condição ainda pontuou, sendo a última pomba a aparecer no vídeo de chegada.
De seguida deixamos o vídeo de chegada
CATÁSTROFE COLUMBÓFILA (ACTUALIZAÇÃO)
18-05-2015
Ontem quando colocamos a notícia no nosso site as previsões eram negras, pois bem o cenário não melhorou. As perdas são às dezenas por columbófilo, sendo que em alguns casos afastam os mesmos da restante parte da época. Salientar que ontem à tarde e hoje de manhã praticamente não chegaram pombos, o que leva a crer que estão longe de casa e a maiorir pode ter já morrido.
Referir ainda que há pombos que chegaram em condições muito críticas, alguns estão constantemente a vomitar, fruto com certeza dos locais onde beberam durante o percurso. Mais grave ainda é o caso da nossa 830, que não será caso único, que depois do regresso acabou por morrer em casa. São situações como esta que nos devem fazer refletir sobre as condições a que sujeitamos os nossos pombos.
Por fim actualizar as nossas perdas, de 36 enviados faltam 14, contando-se entre estes alguns dos melhores pombos da nossa equipa até à data.
CATÁSTROFE COLUMBÓFILA
17-05-2015
O que se terá passado?
Os pombos do nosso distrito (Braga) foram hoje soltos às 6:45 em Grândola. São 17:15 e temos no pombal metade dos pombos enviados (18 de 36). Entre os "ilustres ausentes" contabilizam-se todos os pombos que nos ganharam primeiros este ano, alguns a disputar individuais.
Bem sei que nestas alturas é fácil atirar pedras e encontrar culpados, mas a culpa é sempre do columbófilo que sujeita os pombos a condições destas. A nossa tarde tem sido penosa, acompanhando a chegada, um a um, dos poucos pombos que vão chegando, sendo fácil de imaginar as condições físicas que apresentam no regresso.
A única dúvida que me inquieta é saber se os pombos foram ou não abeberados antes da solta. Bem sei que a hora da solta foi cedo, mas com um encestamento a meio da tarde como o de ontem com certeza as pombas bebiam. Quero salientar que não temos ainda informações sobre a realização ou não do abeberamento.
Nesta altura a única coisa a fazer é apelar aos columbófilos da zona sul que tratem os milhares de pombos em falta e os soltem quando apresentarem as condições necessárias. A preocupação é muita, não só com o dia de hoje, mas também com aquilo que ainda está pela frente (2 concursos de Valência).
Esperemos voltar a este tema com melhores notícias, já que nesta altura o cenário se apresenta muito negro ...
10º CONCURSO - POZO CANADA (com vídeo de chegada e classificações)
10-05-2015
Mais uma prova, desta vez de Fundo, um concurso muito duro em virtude do muito calor sentido durante todo o percurso. Podemos inclusive dizer que esta foi a verdadeira prova de Fundo, com alguns pombos a fazerem médias razoáveis, com os restantes a "arrastarem-se" para casa.
Para nós a prova teve um sabor agridoce, pois por um lado o primeiro pombo constatou num lugar de destaque, sendo que o segundo atrasou um pouco. A nivel de perdas o concurso acabou por não ser muito mau. Perdemos 3 dos 20 enviados o que é aceitável.
De seguida deixamos o link para assistirem ao vídeo
9º CONCURSO - UBEDA (com vídeo de chegada e classificações)
30-04-2015
Mais uma prova, mais um concurso duro, mais uma etapa.
Nesta semana a solta foi de Ubeda. O concurso esteve inicialmente agendado para Sábado, mas fruto das condições climatéricas foi alterado para segunda. Mesmo na segunda o tempo não era o mais favorável pelo que os pombos foram apenas soltos às 9.30H, atrasando a chegada dos atletas para o fim do dia princípio da noite.
Dos 20 enviados, máximo permitido, recebemos 10 no dia, todos classificados na sociedade, sendo que no dia seguinte recebemos mais 8, registando a nossa equipa apenas 2 perdas.
De salientar que diversas colectividades do nosso distrito não fecharam as classificações no dia.
Para nós a prova correu de feição porquanto para além dos pombos terem regressado quase todos conseguimos também uma boa marcação, como podem consultar na secção “Resultados 2015”.
Um pormenor curioso, que se pode ver no vídeo, é terem entrado dois pombos espanhóis com o nosso quarto pombo, fruto com certeza do cruzamento de pombos neste dia.
De seguida deixamos o link do vídeo
8º CONCURSO - ERMIDAS DO SADO (com vídeo de chegada e classificações)
Realizou-se, no passado Domingo, mais uma prova do nosso calendário, desta feita na categoria de Meio Fundo com solta de Ermidas do Sado, na distância aproximada de 400 km.
O concurso decorreu dentro da normalidade, atendendo às condições climatéricas e distância da prova.
Para nós a prova não poderia ter corrido melhor já que conseguimos a melhor marcação de sempre, com 6 pombos nos 8 primeiros constatados na nossa colectividade, vencendo nós 1º, 2º e 3º. Apesar de já termos conseguido ganhar concursos com mais avanço, de noutros termos marcado mais pombos no mapa classificativo, nunca em nenhum conseguimos marcar tantos pombos nos primeiros lugares como neste.
Dois apontamentos apenas. Registar mais uma vez a enorme quantidade de pombos de fora que iam chegando com os nossos. Por outro lado registar que em pouco mais de 40m registamos todos os 50 pombos enviados à prova, sendo que alguns dos “não designados” chegaram para constatar em lugares de destaque; veremos se quando forem na equipa repetem a graça …
De seguida deixamos o vídeo do concurso
7º CONCURSO - MONTELLANO (com vídeo da chegada e classificações)
16-04-2015
Aqui apresentamos mais uma prova da nossa equipa.
Este concurso foi bastante complicado em virtude das condições climatéricas. A solta estava agendada para Sábado, mas fruto do mau tempo teve de ser adiada para Domingo, com todas as implicações que isso acarreta, principalmente a nível do estado físico e mental dos pombos. Convinhamos que não será fácil estar preso tanto tempo ...
A nivel desportivo a prova correu bem, tendo a nossa equipa conseguido marcar dois pombos na dezena e conseguindo classificar metade dos pombos enviados à prova. O ponto negativo prendeu-se com a perda da nossa enorme 412, único pombo dos 20 enviados que não regressou, vice campeã de Meio Fundo na S. C. P. L. em 2014, com vários concursos ganhos e diversas dezenas, quer no ano passado quer este ano. Esperemos que ainda regresse a casa, possivelmente para nunca mais sair, sabendo que não é fácil.
De seguida deixamos o link para o vídeo
6º CONCURSO - BOMBARRAL II (com vídeo da chegada e classificações)
06-04-2015
Realizou-se, no passado Sábado, o terceiro concurso de Velocidade do nosso calendário com solta em Bombarral. Estivemos perante uma prova que decorreu dentro na normalidade fruto das condições climatéricas indicadas para o concurso.
Para a nossa equipa o concurso correu particularmente bem, apesar de os nossos mais directos perseguidores na clasificação, os amigos Alfredo e Filipe Fernandes, terem conseguido marcar em 1º e 2º lugar. Conseguindo minimizar perdas marcamos 3º e 4º, bem como ainda tivemos mais alguns pombos para completar uma boa folha. Não podemos pedir mais aos nossos meninos, até ao momento têm estado perfeitos, vejamos as cenas dos próximos episódios ...
Para além dos resultados completos da prova, que podem seguir em "Resultados 2015" na nossa página, deixamos o link para assisitirem ao vídeo da chegada
5º CONCURSO - SILVES (com vídeo da chegada e classificações)
01-04-2015
Cá estamos para o relato de mais uma prova do calendário, desta feita a prova do Dia da Associação, com solta de Silves, na distância aproximada de 500 km. A prova foi bastante dura, fruto do muito vento que se fez sentir em toda a extenção do concurso. Esta prova mais se aproximou de um concurso de fundo que de meio-fundo.
Para nós a prova correu de feição em virtude de termos o primeiro pombo a ser constatado, embora a nossa 48 tenha perdido o concurso devido ao tempo que temos de dar ao nosso amigo e adversário Sérgio Rebelo. A 48 ainda fez o favor de dar a voltinha da praxe que desta vez lhe pode ter custado o primeiro prémio, como se pode ver no vídeo, embora nada possa beliscar o mérito do pombo vencedor e do seu proprietário, ao qual enviamos desde já os nossos parabéns pela vitória. Como sempre dizemos o que conta é lá dentro ...
A restante equipa apresentou-se em bom nível, conseguindo um bom conjunto e uma boa folha, como se pode ver em "Resultados 2015".
De seguida vamos deixar o link para assisirem ao vídeo, sendo que desta vez temos uma nota prévia a partilhar.
Para aqueles que seguem de forma habitual a nossa página não é novidade o facto de a nossa equipa encarar a columbófilia muito para além da vertente desportiva, mesmo dando nós uma grande importância à mesma. Esta nota ligada ao elemento mais novo da nossa equipa, a nossa princesinha Maria Rita. Do alto dos seus 7 anos tem uma grande paixão pelos pombos, gostando de, sempre que a escola lhe permite, ir aos pombais e ajudar naquilo que fizer falta. Ainda assim nunca apareceu nos vídeos o que motivou um reparo justo da sua parte, sendo assim, nesta prova, ainda com o mapa classificativo aberto, teve hipótese de subir aos pombais para acenar para a câmara e, posteriormente, ajudar na entrada de dois pombos entretanto chegados. Com esta "aparição" fazemos justiça ao mais novo elemento da nossa equipa :)
4º CONCURSO DE 2015 - OURIQUE (com vídeo da chegada)
25-03-2015
Realizou-se, no passado Domingo, a prova de Ourique, segunda prova de meio fundo desta temporada. A prova ficou marcada por condições climatéricas específicas, tendo a mesma sido marcada por períodos de céu pouco nublado, alternando com períodos de chuva, por vezes forte. O vento também não ajudou já que foi soprando de norte/noroeste, prejudicando o voo dos pombos.
A nível da equipa Asas da Portela "As 3 G" a prova não podia ter corrido melhor, já conseguimos vencer a prova (4 primeiros em outros tantos concursos), sendo que apesar de termos esperado alguns minutos pelo segundo pombo ainda construimos uma boa marcação o que nos possibilitou manter a liderança da classificação geral, bem como a classificação de meio fundo.
De seguida deixamos o link para poderem assisitri à chegada dos nossos atletas
3º CONCURSO DE 2015 - GRÂNDOLA (com vídeo da chegada)
18-03-2015
Realizou-se, no passado fim de semana, mais uma prova do calendário, desta feita a primeira de meio fundo, com solta de Grândola. O concurso para a nossa equipa correu particularmente bem, em virtude de termos conquistado os 3 primeiros lugares da classificação. De referir que a nossa primeira pomba, que viria a ganhar o concurso, é a mesma que conquistou o concurso na semana anterior. Para além disto temos a salientar a folha de muito bom nível, com a chegada sucessiva de pombos, indivual e colectivamente.
Mais uma vez há a salientar a enorme quantidade de pombos extraviados, como se pode ver novamente no vídeo, que iam chegando a reboque. Como é a nossa prática, aqueles que acabaram por entrar são tratados e quando aptos soltos a 15 km de casa para poderem regressar sem interferências.
Na próxima semana a prova será de Ourique.
De seguida deixamos o vídeo da chegada
2º CONCURSO DE 2015 - TORRES VEDRAS I (com vídeo da chegada)
11-03-2015
No passado fim de semana tivemos mais uma prova, a repetição daquela que foi cancelada na semana anterior devido às más condições climatéricas.
Antes de entrarmos na vertente desportiva a nossa equipa quer, mais uma vez, manifestar o seu pesar pela perda de um amigo que faleceu exactamente no dia da prova de Torres Vedras, pouco depois da chegada dos seus próprios pombos a casa. São estas situações que tornam tudo absolutamente relativo, reduzindo a nenhuma a importância que vamos dando a certas coisas.
Depois desta obrigatória nota inicial falemos da prova propriamente dita.
A nossa equipa foi particularmente feliz nesta prova, não só porque ganhamos o primeiro e assumimos a liderança da geral, mas sobretudo porque tivemos a sorte de assistir a uma chegada de muito bom nível, com pombos sucessivos e em quantidade. Há dias assim ... Resta continuar o trabalho, esperando que os atletas se mantenham de saúde e a sorte dê uma ajuda. A prova ficou ainda marcada pelos muitos pombos extraviados, como dá para ver no vídeo, bem como pela destacada hora do nosso primeiro pombo que surpreendeu inclusive a equipa técnica que como se vê no vídeo ainda estava ao telemóvel a receber notícias da chegada dos pombos a algumas colectividades colocadas mais a Sul.
No próximo fim de semana solta de Grândola
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
10-03-2015
É com grande pesar que comunicamos a todos os seguidores da nossa página o falecimento do nosso amigo Daniel Oliveira. O Daniel, para além de columbófilo, desempenhava as funções de secretário da direcção da Sociedade Columbófila da Póvoa de Lanhoso. Sempre se mostrou uma pessoa de trato fácil, amigo do amigo, disponivel para ajudar naquilo que fosse preciso para um melhor desenvolvimento do nosso desporto. Deixa um rasto de saudade, não só como columbófilo, mas também, e sobretudo, como Homem.
O funeral realizar-se-à no dia de amanhã, quarta feira, pelas 16H, na freguesia de Galegos - Póvoa de Lanhoso, sendo precedido da missa na Igreja da referida freguesia.
Adversário, companheiro, amigo, até um dia.
A equipa Asas da Portela "As 3 G" endereçam a toda a família e amigos os maus sinceros votos de pesar.
COMO FILMAMOS AS NOSSAS CHEGADAS - EXPLICAÇÃO TÉCNICA
04-03-2015
Têm sido diversos os pedidos para que expliquemos o processo de filmagem das nossas provas. Nada há de particularmente extraordinário na forma como documentamos a chegada dos nossos pombos, como mostraremos de seguida.
O processo começa pela filmagem propriamente dita, através de uma câmara Go-Pró instalada na parte frontal do pombal, como se vê na imagem seguinte
De seguida é feita a montagem do vídeo, pelo elemento mais novo da equipa, o Belarmino - filho, consistindo este processo no recorte da chegada dos diversos pombos e "montados" de forma sequencial, sendo posteriormente transformados num ficheiro de vídeo.
Por fim é escolhida uma música para acompanhar o vídeo, carrega-se o vídeo no nosso canal Youtube e procede-se à publicação.
Esperemos que a explicação tenha sido útil e que mais columbófilos a possam colocar em prática, para melhor divulgação do nosso magnífico desporto.
1º CONCURSO DE 2015 - BOMBARRAL I (com vídeo da chegada)
01-03-2015
Realizou-se, no passado dia 22 de Fevereiro, a primeira prova oficial de 2015, com solta de Bombarral, na distância aproximada de 267 km. A prova foi para a nossa equipa particularmente feliz em virtude de termos o primeiro pombo constatado. O segundo pombo demorou um pouco pelo que a pontuação na prova refletiu isso mesmo.
Em virtude das condições climatéricas a prova desta semana foi anulada pelo que voltaremos ao vídeos no próximo Domingo.
Boa semana para todos
PRIMEIRO TREINO DA ÉPOCA 2015
25-01-2015
Este fim de semana arrancamos oficialmente na campanha 2015, uma vez que encestamos para o primeiro treino da época. Solta da Mealhada, na distância de 135 km's. O treino decorreu sem grandes problemas com os pombos a chegarem bastante bem.
De seguida deixamos o link com o vídeo da chegada
FIM DA ÉPOCA - RESCALDO E PARABÉNS AO CAMPEÃO
30-06-2014
Terminou, neste fim de semana, a temporada desportiva que foi a segunda que concorremos depois do primeiro ano a rodar os pombos.
Em rescaldo podemos dizer que esta temporada nos deixou um sabor agri-doce. Por um lado todos sabem da dificuldade que é fazer uma grande temporada depois de um primeiro ano em que se opta apenas por treinar pombos, contudo e mesmo assim chegamos à entrada do 15º concurso a 1 ponto da liderança da geral. Nesse concurso perdemos algum terreno sendo que no concurso seguinte de Elda (catástrofe nacional), mesmo enviando os melhores pombos, não marcamos o segundo pombo. Como sabem aqueles que lutam para ganhar, depois de se falhar uma vez tanto vale ficar em 2º como em 5º pelo que neste último fundo mandamos apenas 4 pombos dispensaveis, protegendo aqueles que nos vieram de Elda. Com esta equipa nada era de esperar e acabamos por não marcar qualquer pombo.
Para lá da informação que se encontra em "Resultados 2014" conseguimos ainda a anilha de prata de meio-fundo, tivemos o vice-campeão no Pombo às, assim como ficamos em 3º no campaonato dos designados. Realce para o facto de termos sido finalistas vencidos na Taça Amizade (2 designados a eliminar).
Para lá do aspecto desportivo temos a realçar algumas "conquistas" extra-desportivas como foi a introdução do sistema de captação de imagens e vídeo que possibilitou a publicação dos vídeos das chegadas, sendo que, com isto, travamos conhecimento com muitos e muitos columbófilos nacionais e não só, muitos deles se tornaram, rapidamente, amigos leais da nossa equipa.
Neste momento colocamos um ponto final na época 2014 sem contudo deixar os nossos mais sinceros parabéns ao nosso amigo Sérgio Rebelo, campeão geral 2014 na S.C.P.L., por tudo quanto conquistou este ano. Na primeira pessoa, por que sei que vais ler isto, digo-te que te dou todo o mérito pelo que ganhaste este ano, mas também te digo PREPARA-TE PARA A LUTA EM 2015. Um grande abraço de parabéns pra ti, em meu nome e em nome dos restantes elementos da equipa Asas da Portela "As 3 G".
VENHA 2015
TORRES VEDRAS II
28-06-2014
Em primeiro lugar, e desde já, queremos pedir desculpa a todas aquelas pessoas que acompanham a nossa página semanalmente pela demora na publicação dos resultados da última prova, agradecendo também as mensagens que recebemos, por diversos meios, depois da prova de Fundo. Quando dizemos que a melhor coisa da columbofilia são as amizades que se constroem não estamos a exagerar.
Realçar que a demora prendeu-se com o facto de estarmos a aguardar uma reparação no aparelho de captação de imagem instalado no noso pombal. Acontece que a resolução, embora demorada, não produziu efeitos porquanto não se conseguiu salvar qualquer dado, pelo que a filmagem da última prova foi apagada sem que se conseguisse fazer qualquer cópia.
Sobre a prova. Apesar do muito tempo perdido pelos nossos pombos, quase todos eles pombos do ano, a chegada foi bonita com vários pombos juntos. A columbofilia não se faz de "ses", mas permitam-nos a ousadia de dizer que com entradas directas neste concurso tinhamos feito uma comprovação histórica, ainda para mais com 23 borrachos em prova.
Resta-nos encarar o último concurso com uma equipa composta apenas por pombos "dispensaveis", já que os pombos que nos fizeram os pontos foram poupados. Nesta prova, ao que tudo indica, não iremos marcar qualquer pombo, mas há que mantém a cabeça erguida e saudar quem foi melhor que nós.
O próximo ano já está em preparação para voltarmos tão, ou mais, fortes que este ano.
P.S. - Em virtude de ainda persistirem alguns problemas com as filamgens e também porque se aguarda um concurso longo, não devemos apresentar a filmagem da última prova, referindo que no próximo ano vamos tentar eliminar estes pequenos contratempos para poder apresentar a filmagem de todas as provas sem mácula.
Saudações Columbófilas
SOLTA DE ELDA - CONCLUSÃO
16-06-2014
Na sequência das notícias/opiniões que fui colocando no site ao longo do fim de semana chega o último capítulo, o mais negro da minha (Amaro) carreira de columbófilo. Assistimos a uma prova de dureza extrema, com os pombos a serem obrigados a voar debaixo de temperaturas a rondar os 40 graus.
Esta prova e as perdas de pombos têm culpados, disso não tenhamos dúvidas, desde logo os columbófilos que com a vertente desportiva colocada no topo das prioridades sujeitam os pombos a concursos destes. Se fosse possivel pedir desculpa aos pombos que mandei à prova era isso que fazia. Mas a culpa não é só nossa. É desde logo dos "directores" da Associação. Muito queria dizer aqui, mas por motivos de ordem higiénica vou reservar-me e optar por solicitar, como presidente da Sociedade Columbófila da Póvoa de Lanhoso, uma reunião na Associação para dizer na cara destes senhores aquilo que eu e os associados da minha colectividade têm a dizer. Outros culpados são os sócios/directores das colectividades que votaram por manter a prova de Elda, bem sabendo como iam estar as condições climatéricas. Se tivesse hipótese perguntaria a cada um em particular qual foi o objectivo. Só pode ter sido a destruição e morte de milhares de pombos.
Não quero fazer desta prova a minha última lembrança como columbófilo, mas devo confessar aqui que me passou pela cabeça, mais que uma vez, afastar-me dos pombos, não porque não ame os pombos, mas porque tenho nojo, para não dizer pior, de ver algumas pessoas serem apelidadas de columbófilos quando na primeira ocasião não se inibem de condenar à morte um camião de pombos.
No caso da nossa equipa em particular enviamos 15 pombos, a esmagadora maioria deles figurava no top 50 no indiviual de fundo da nossa colectividade e recebemos apenas um para entrar no mapa classificativo, sendo que no dia de ontem só recebemos mais um e hoje outro, sendo que os pombos de destaque ficaram TODOS. A única coisa que me resta é a esperança de que os columbófilos conscientes vão tratando os pombos que ficaram e os soltem quando estiverem refeitos.
Quanto ao vídeo da chegada não nos será possivel apresentá-lo esta semana porquanto o sistema de captação de vídeo tem autonomia inferior a três horas, o que num concurso destes de torna insufiuciente. Contudo, mesmo que o sistema estivesse equipado para suportar mais tempo, não registaria mais que dois pombos chegados nos dois dias de prova.
Peço desculpa, em meu nome pessoal, pelo desabafo, mas as páginas também são para despertar consciências e como sei que muitos dos "columbófilos" responsaveis por isto acompanham a nossa página e vão ler isto não podia ficar calado.
Amaro Leite
SOLTA DE ELDA - CATÁSTROFE CONFIRMADA
14-06-2014
Pois bem, as minhas piores previsões de ontem confirmaram-se INFELIZMENTE.
O meu distrito soltou em Elda, o que para mim faz a distância de 726 km, sendo que eu sou daqueles para os quais a prova dá menos kms. Tenho conhecimento de três pombos chegados durante o dia de hoje, disitrubuídos por três colectividades. Admito que possa haver um ou outro que eu não tenha conhecimento, mas só isso, um ou outro. De milhares de pombos enviados temos isto, sendo que na minha colectividade há ZERO pombos.
A todos quantos votaram a manutenção da prova o meu pedido sincero para que assumam a responsabilidade e dêem a cara. Quanto aos directores da minha associação digo apenas o que disse ontem, deviam ter antecipado a prova sem mais ponderações ou inquéritos, o bem estar dos pombos está acima de tudo e o melhor para os pombos nunca será obrigá-los a voar mais de 12 horas com temperaturas superiores a 30 graus, decisão essaque devia/tinha de ser tomada logo no início da semana.
Espero que amanhã aconteça um milagre muito grande e venham ALGUNS pombos, já que o meu receio é que os pombos estejam demasiado longe para que consigam regressar a casa.
Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida columbófila
Amaro Leite
SOLTA DE ELDA - CATÁSTROFE EM PREPARAÇÃO
13-06-2014
Hoje, por volta das 12.45h, recebi um telefonema da parte do senhor presidente da Associação de Braga a comunicar-me as condições climatéricas para a prova de amanhã. Como tenho o hábito de acompanhar as previsões ao longo da semana, como fazem todos os columbófilos, já estava completamente a par daquilo que me foi transmitido. As previsões apontam para um calor extremo e um nível de humidade demasiado baixo, em níveis alarmantes, diria eu.
O referido telefonema foi feito para que eu, enquanto presidente da Sociedade Columbófila da Póvoa de Lanhoso, ouvisse a opoinião dos columbófilos sobre o possível encurtamento da prova, a sua anulação total ou manutenção no local previamente definido. Recolhi a opinião dos nossos associados e a decisão foi óbvia, o encurtamento da prova, já que a anulação iria levar esta prova para o mês de Julho, já que nunca poderia ser anulada pura e simplesmente, devido à obrigatoriedade de o campeonato geral ter de ser disputado por igual número de provas (velocidade, meio-fundo e fundo).
Aquilo que penso era que a Associação podia ter tomado a decisão, por si só e vizando a protecção dos pombos, de encurtar a prova e nem era hoje. Era uma decisão óvia que devia ter sido tomado há dias e comunicada a todos, de forma clara e inequívoca. Contudo compreendo que quisessem deixar a decisão a todos os interessados, mas a democracia nem sempre traz os melhores resultados e a prova está à vista. As colectividades e os seus associados decidiram manter a prova, com uma votação muito apertada, e obrigar os pombos a voar mais de 700 km com temperaturas superiores a 30, 35 e 38 graus. Claro que o encurtamento podia não resolver tudo, mas que ajudava disso não tenho dúvida nenhuma.
Aquilo que peço é que Deus tenha pena de nós, mas mais importante que tenha pena dos milhares de pombos que vão fazer a prova amanhã, porque acima de pontuações e campeonatos está o bem estar e a saúde dos pombos.
Amaro Leite
RAMALHAL II (COM VÍDEO DE CHEGADA)
12-06-2014
Realizamos, neste último fim de semana, mais uma prova, desta vez na categoria de velocidade. A prova foi algo estranha já que os pombos fizeram uma média próxima dos 120 km/hora, sendo os que os pombos não se adaptaram muito bem a estas condições, chegando muito assustados.
Pessoalmente acabamos por pagar a factura de termos enviado muitos pombos do ano. Optamos por deixar os pombos velhos a descansar e a prova, mostrando-se algo estranha, não se portou para borrachos, sendo que ainda tivemos algumas dificuldades com as entradas, não só com o muito vento que se fazia sentir, mas também pelo facto óbvio de se tratarem de pombos novos e ainda pouco habituados a entradas directas.
De seguida deixamos o vídeo da chegada dos atletas:
POZO CANADA I (COM VÍDEO DA CHEGADA)
03-06-2014
Mais uma prova, mais concurso de fundo, mais um concurso muito duro, com perdas significativas.
A nível pessoal o concurso acabou por correr de feição porque fizemos, mais uma vez, a melhor equipa, o que nos permitiu ficar a 1 ponto do líder da classificação geral, sendo que em 3º e 4º lugares continuam columbófilos com claríssimas hipóteses de conquistar o campeonato.
De seguida deixamos o vídeo, com dois apontamentos prévios: primeiro o vídeo é bastante curto porque registamos apenas os pombos dentro do mapa classificativo, em segundo lugar e como dizia o outro "a pedido de muitas famílias" desta vez o vídeo aparece sem música de fundo, mas apenas com o som em directo da chegada
CASTRO VERDE (COM VÍDEO DA CHEGADA)
27-05-2014
Realizou-se, no passado Domingo, mais um concurso, desta vez de meio-fundo na distância de 430 km.
A prova foi dura, fruto do vento norte/noroeste, sendo que os pombos fizeram uma média mais baixa que o habitual. Os primeiros pombos demoraram mais de seis horas a fazer a prova.
A nível particular a prova correu bem. Para além de fazermos uma boa equipa conseguimos também uma boa folha de chegada. Salientar, mais uma vez (já começa a ser habitual) a enorme quantidade de pombos extraviados que iam chegando com os nossos.
A classificação geral, por sua vez, continua ao rubro na nossa colectividade ...
De seguida deixamos o vídeo da chegada dos pombos, pedindo desde já desculpa pelo facto de algumas das imagens estarem menos nítidas que o habitual, mas a chuva resolveu aparecer e os meios técnicos foram "obstruídos".
Equipa Asas da Portela "As 3 G" em destaque nos meios de comunicação social
22-05-2014
A nossa equipa foi notícia nos meios de comunicação social, mais concretamente no jornal quinzenal da nossa vila, Póvoa de Lanhoso. A motivação da notícia prende-se com o facto de termos instalado o sistema de vídeo que permite a filmagem das chegadas dos pombos.
De salientar que fruto dessa notícia temos recebido bastantes pedidos de esclarecimentos e agradecimentos, principalmente por parte de não columbófilos que ficaram deliciados com a visualização das chegadas. Quem sabe não se conseguem novos columbófilos ...
Referir também que pessoas da Póvoa de Lanhoso que se encontram no estrangeiro nos contactaram para agradecer o facto de filmarmos as chegadas porque segundo eles lhes permite matar saudades da sua terra.
Estando ainda esta experiência no seu inicio podemos já dizer que foi um enorme sucesso, com o crédito a ser todo ele do elemento mais novo da nossa equipa, Belarmino Leite "Jr", pois foi ele quem idealizou o projecto e o colocou em prática, sendo ainda o responsável pelas filmagens de todos os concursos.
De seguida deixamos a cópia da notícia:
UBEDA (COM VÍDEO DE CHEGADA)
21-05-2014
Mais uma prova (já só falta um terço da campanha). Desta vez soltamos em Ubeda, Espanha.
O concurso foi algo "estranho" já que os primeiros pombos fizeram uma boa média, mas o calor foi-se agravando ao longo do dia o que originou um enorme desgaste dos pombos, registando-se, assim, algumas baixas na nossa equipa e nas dos restantes columbófilos.
A nível estritamente particular a prova correu bem, como se pode ver na secção "Resultados 2014".
De seguida fica o link para assistirem à chegada dos pombos da prova (mais uma vez muitos pombos de fora a virem de arrasto)
ERMIDAS DO SADO II (COM VÍDEO DA CHEGADA)
13-05-2014
Realizou-se, no passado Domingo, mais uma prova do calendário, desta vez com solta em Ermidas. Estivemos perante uma prova bastante dura, fruto do muito vento de bico em toda a extensão do percurso. Tal facto fez baixar em muito a média dos pombos. O calor repentino também não foi benéfico para os pombos.
A nível pessoal a prova correu bem, com pontos perdidos para alguns candidatos ao título e ganhos para outros. Tudo continua em aberto e muito, mas muito, equilibrado.
De seguida deixamos o vídeo com a chegada dos nossos atletas
MONTELLANO II (COM VÍDEO DA CHEGADA)
06-05-2014
Neste fim de semana realizou-se mais uma prova de Fundo. A prova ficou marcada pelo calor, sendo que alguns pombos chegaram a casa bastante gastos e desidratados. De salientar também a significativa falta de pombos no dia da prova com alguns columbófilos, como foi o nosso caso, a receberem apenas metade dos pombos enviados no próprio dia.
A prova a nível desportivo correu muito bem já que vencemos o concurso e conseguimos também uma boa folha, como podem ver na secção resultados.
A classificação geral continua muito apertada na nossa colectividade com qualquer um dos cinco primeiros classificados com hipótese de vencer o campeonato.
De seguida deixamos o link para poderem assisitir à chegada dos nossos atletas
BOMBARRAL II (COM VÍDEO DA CHEGADA)
29-04-2014
Mais uma prova, desta vez de velocidade. Desta feita a prova desenrolou-se dentro da normalidade, com uma média a rondar os 75 km/hora.
Esta prova permitiu-nos ascender à liderança do campeonato de velocidade fruto de um concurso menos bom do então líder, columbófilo esse que na nossa opinião é dos mais fortes columbófilos do nosso distrito neste tipo de provas.
Posto isto, deixamos, como é habitual, o link para assistirem à chegada da prova, sendo de salientar que mais uma vez se assisitiu a um elevadíssimo número de pombos extraviados que iam surgindo "engatados" nos nossos.
MONTELLANO I (COM VÍDEO DA CHEGADA)
25-04-2014
Como já vem sendo hábito mais um concurso de nevoeiro mais um concurso a marcar mal.
Segundo informações recolhidas a solta foi muito atípica, sendo que os pombos foram soltos às 7.15 h e às 8.00 h ainda os pombos se encontravam, praticamente todos, a sobrevoar os camiões. Esta foi apenas mais uma das soltas vergonhosas que temos assisitido este ano, mas adiante.
As condições climatéricas não justificam tudo e o certo é que o tempo estava mau para todos e os nossos pombos não furaram. Fizemos uma marcação má, sendo que só marcamos 3 pombos no mapa. A consciência está tranquila porquanto enviamos à prova a nossa melhor equipa. Não vamos desviar-nos um centímetro daquilo que foi traçado no início da época e com certeza teremos dias melhores.
De seguida deixamos o link para assistirem à chegada dos nossos primeiros pombos
TORRES VEDRAS (COM VÍDEO DE CHEGADA)
15-04-2014
Decorreu, no último fim de semana, mais uma prova do nosso calendário oficial, com solta na localidade de Torres Vedras, nas distância de 287 km.
A prova para nós foi um misto de emoções, na medida em que ganhámos o concurso e conseguimos recuperar algum terreno para alguns dos candidatos ao título, sendo que por outro lado, por fruto da demora do nosso segundo pombo, perdemos terreno para outros columbófilos. Sendo certo que ainda há muito caminho a percorrer daqui até ao final da campanha...
De seguida deixamos o link para assistirem à chegada dos pombos, sendo de apontar a enorme quantidade de pombos de fora que iam chegando e alguns até pousando no nosso pombal.
ALGOZ (COM VÍDEO DA SOLTA E DA CHEGADA)
09-04-2014
Mais uma prova realizada, desta vez a tivemos a solta raínha em território nacional para o nosso distrito, efectuada na localidade de Algoz. Esta prova não nos correu particularmente bem, pelo facto de termos perdido a liderança da geral e perdido também alguns pontos para os outros candidatos do título, contudo como dizem os mais antigos "a procissão vai no adro" (para o bom ou para o mau, como é evidente).
A solta foi efectuada apenas às 11.30h, em virtude de um suposto nevoeiro na zona centro do país, pelo que os pombos apenas chegaram por volta das 17.30h. Como já é hábito na nossa carreira de columbófilos estas circunstâncias trazem-nos sempre dissabores e marcações bastante pobres.
Mais uma vez deixamos o link para a assisitirem à chegada dos nossos primeiros pombos.
NOTA- fruto da presença do elemento mais novo da equipa Asas da Portela em terras algarvias conseguimos apresentar, desta vez, não só o vídeo da chegada, mas também o da própria solta. Referir que no mesmo local se encontravam também as associações do Porto, Viseu e Coimbra
GRÂNDOLA II (COM VÍDEO DA CHEGADA)
01-04-2014
Realizou-se, no passado Domingo, mais uma prova do calendário. Sendo inicialmente prevista para Ourique foi encurtada para Grândola. Ficamos perante uma prova extremamente rápida, com médias superiores a 100 km/hora.
Bem sabemos que quando se marca mal, como foi o nosso caso, é fácil dizer que o concurso se desenvolveu em circunstâncias anormais. Como nunca fomos apologistas de desculpas não queremos justificar nada, contudo não se podem ocultar factos e a verdade é que os columbófilos que iam nos primeiros lugares da geral nas diversas sociedades que compõe o nosso grupo distrital marcaram muito mal. A situação foi de tal ordem que assistimos a grandes columbófilos do nosso distrito a terem dificuldade em marcar pombos na primeira metade do mapa classificativo, sendo que alguns não marcaram, pura e simplesmente.
Não encontramos justificação para o que se passou, mas temos algumas pistas, contudo este não é o local mais próprio para falar desse assunto, sendo que já abordamos a nossa Associação para aferir sobre anormalidades na preparação e solta da prova, bem como da troca do local inicialmente previsto para a solta.
Apesar de o concurso não nos ter corrido de feição os nossos mais direitos adversários tiveram o mesmo azar, não se tendo assistido a grandes alterações na classificação geral.
Deixamos o link para assistirem à chegada, desta vez com um comportamento/temperamento mais triste que o habitual fruto das notícias que nos iam chegando. Quem é columbófilo sabe bem como estas coisas são ...
ERMIDAS DO SADO (COM VÍDEO DA CHEGADA)
24-03-2014
Mais um fim de semana, mais uma prova, desta vez de meio fundo. A prova desenrolou-se com normalidade, com ceú pouco nublado e algum, pouco, vento norte/noroeste.
A nível particular esta foi uma prova muito bem sucedida, sendo que ganhamos o concurso e fizemos uma boa folha. Este concurso permitiu-nos subir ao primeiro lugar em meio-fundo e manter o comando da classificação geral.
De seguida fica, como já é habitual, o vídeo da chegada da prova, sendo que a particularidade desta semana é o "susto" que nos atingiu com a chegada de um dos borrachos do treino que escolheu exactamente a hora prevista dos pombos da prova para regressar ao pombal.
Nota: Não deixem de consultar a secção "Resultados 2014" para vêr os lugares conseguidos no concurso e não deixem também de deixar as mensagens no livro de visitas
GRÂNDOLA (COM VÍDEO DA CHEGADA)
19-03-2014
Neste último final de semana realizou-se mais uma prova, desta feita de meio-fundo, na distância de 377 km.
O concurso foi muito proveitoso para a nossa equipa porquanto conseguimos uma boa marcação, sendo que para além de uma boa marcação dos dois primeiros pombos conseguimos também uma boa folha já que os pombos chegaram bastante bem, atendendo a distância da prova (vêr secção resultados 2014).
A prova não ficou marcada por condições climatéricas adversas apesar de algum vento contra e também algum calor.
Como já é costume deixamos o link para que possam assistir à chegada dos pombos da prova, sendo que no final da filmagem ainda surge um "extra", digamos assim, já que a equipa "3 G" foi, toda ela, "apanhada" a fazer o rescaldo do concurso junto ao pombal
Até para a semana ...
RAMALHAL (COM VÍDEO DA CHEGADA)
10-03-2014
Realizou-se, neste Domingo, a segunda prova oficial da época com solta de Ramalhal.
A prova veio a revelar-se "estranha" com diferenças de largos minutos entre os pombos, algo pouco usual em provas desta dificuldade. O dia esteve limpo, mas o tempo manifestava-se estranho, com aquilo que já nos habituamos de chamar "calor de estufa". Outro apontamento a fazer é a enorme quantidade de pombos extraviados que iam aparecendo durante a chegada, como podem ver no vídeo. Alguns entraram, foram tratados e soltos, outros aguardaram nos telhados vizinhos e mais ao final do dia foram seguindo viagem. Ainda hoje se viam muitos pombos nos telhados das casas vizinhas ao nosso pombal.
Prova de Ramalhal
BOMBARRAL I (COM VÍDEO DA CHEGADA)
04-03-2014
Realizou-se, no dia de ontem, a primeira prova oficial do nosso calendário.
A prova veio a revelar-se dura, com vento noroeste em toda a extenção do percurso, bem como alguma chuva.
De seguida deixamos o link para aqueles que queiram assistir à chegada dos primeiros pombos da prova, procedimento que iremos repetir em todas as provas oficiais, bem como em alguns treinos.
Prova de Bombarral I
INÍCIO DE ÉPOCA
24-02-2014
É já no próximo Domingo que tem início a campanha 2014 com solta de Bombarral. Os treinos realizados até à data, ao que à nossa equipa diz respeito, correram de uma forma muito positiva, não se tendo registado qualquer tipo de incidente ou perdas de pombos.
A nossa equipa será composta por 55 velhos e 65 novos, sendo que aqueles pombos que foram preteridos devido às limitações ao número do recenseamento (120) serão sujeitos ao mesmo tratamento e acompanhamento para poderer garantir lugar na equipa de 2015.
Na nossa colectividade a temporada será disputada por 15 columbófilos, naquele que se prevê que venha a ser um campeonato geral muito aberto e que poderá ser conquistado por um leque alargado de concorrentes.
Os dados estão lançados. Agora há que esperar o pontapé inicial. Pode ser que a 402 se lembre do percurso que fez do ano passado ...
PLANTEL 2014
15-09-2013
Encontra-se fechada, ou muito próxima disso, a nossa equipa que irá atacar a época de 2014, para a qual partimos com algumas expectativas. Depois de no ano passado, ano zero digamos assim, termos optado por dar preferência aos encestamentos para treino em deterimento dos concursos, por forma a dar aos pombos o maior número de encestamentos possível, vamos apresentar-nos na época que se avizinha para o nosso primeiro ano em competição.
A nossa primeira época "a sério" será atacada com uma equipa de 60 velhos e 60 borrachos, sendo que nestes, além daqueles que criamos em casa, destacamos aqueles que "contratamos" fora, nomeadamente do grande campeão Sebastião Martins - Guimarães e Joel Vieira - Braga, além de um reforço da colónia oriundo de cada uma das melhores colónias da nossa colectividade, como são as do Abílio Baía e do Alfredo Fernandes, sendo que estes foram conseguidos no leilão da nossa sociedade. Como contratação de última hora temos ainda um borracho oferecido pelo sr. Luis Marques de Braga, grande criador de pombos.
Agora é acompanhá-los e tratá-los e ... esperar pelas boas notícias
PRIMEIRA PROVA - PRIMEIRA VITÓRIA
22-04-2013
Neste fim de semana teve lugar o concurso de Bombarral, tendo sido este o primeiro concurso ao qual enviamos os nossos atletas. Como estamos no primeiro ano o foco está concentrado num calendário de treinos rigoroso e só agora começamos a encestar para as provas.
A "armada" foi constituída por 30 pombos da equipa mais 9 a treino e melhor não poderia ter sido. Um borracho, oferecido à nossa equipa pelo grande campeão Sebastião Martins, de Guimarães, ganhou o concurso, sendo que a restante equipa conseguiu marcações de relativa qualidade atendendo ao facto de todos serem pombos do ano.
Na secção "Resultados 2013" encontram-se todos os prémios da prova e brevemente apresentaremos a fotografia do "craque".
MELHOR POMBO DISTRITAL DE ALGOZ
02-04-2013
É com enorme prazer que damos os parabéns aos nossos amigos (e também adversários) Alfredo Fernandes e Filipe Fernandes pela conquista deste fim de semana.
O famoso 48 não só venceu o concurso de Algoz na nossa colectividade, Póvoa de Lanhoso, com margem folgada, como venceu o grupo I da Associação Columbófila do distrito de Braga, assim como registou a melhor média de todas as sociedades a nível distrital. Sendo assim foi tão só o pombo mais rápido entre todos aqueles (alguns milhares de atletas) que participaram na prova a nível disitrital.
De relçar ainda mais o feito por ser um pombo com provas dadas, tendo já obtido resultados de destaque na época passada, assim como na presente época. Ainda realça o facto por ter voado para um dos vários pombais da Póvoa de Lanhoso, uma das sociedades, senão a pior, localizada a nível distrital para este tipo de provas.
Resta-nos, novamente, endereçar os parabéns aos seus donos
Parabéns Fredo. Parabéns Filipe.
TREINO DA MEALHADA - DESASTRE
24-03-2013
Nem sempre quando se escreve para a nossa página nos encontramos bem dispostos e de bem com os pombos.
Hoje foi um dia negro para a nossa colónia. Realizou-se um treino da Mealhada com solta às 9 horas. Dos 104 enviados regressaram 63 estando 41 em falta. O tempo pregou uma partida não só aos pombos do treino como também aos da prova.
Resta-nos, amanhã, esperar por alguns corajosos que enfrentem outro dia de mau tempo para regressar a casa e também que alguns columbófilos conscensiosos comuniquem os pombos perdidos, não só da nossa equipa, mas de muitos que viram o seu plantel atingido pelas perdas.
Espero numa próxima notícia trazer melhores novas
INSTALAÇÕES
06-02-2013
Encontram-se finalmente concluídas as obras, interiores e exteriores, nos pombais por fim a dar as melhores condições aos atletas para atacar a campanha desportiva.
Queremos chamar particular atenção para o sistema desenvolvido para as fêmeas (deu trabalho, mas ficou exactamente como o idealizamos).
Não deixem de vêr as fotografias nas secções respectivas (Pombal).
PLANTEL 2013
30-09-2012
ESTÁ FECHADO O PLANTEL PARA 2013
Este começou a ser constituído em Abril com 9 atletas de origem Torpedos (Braga). Pouco a pouco foi engrossando com outra oferta de 36 borrachos oferecidos pelo Senhor Sebastião Martins (Guimarães). Seguidamente, já no mês de Agosto, por intermédio do ex-columbófilo da Sociedade Columbófila da Póvoa de Lanhoso e nosso grande amigo, Emanuel Rodrigues, hoje emigrado em França, mas com grandes conhecimentos a nivel da columbofilia nacional e internacional, o plantel ficou praticamente fechado com as ofertas de:
Armando Santos (Travanca)
José Maria (Lourosa)
António Jorge (Cucujães)
José Oliveira (Carregosa)
Cândido Regal (Porto)
João Marques (Cucujães)
Lourenço Silva (Guimarães)
Sr. Mesquita (Famalicão)
Sr. Alves (Porto)
José Maria (Riba d'Ave)
Sr. Horácio (Famalicão)
Além destas ofertas, há ainda de registar uma outra, de 4 atletas, por parte do Sr. António Sampaio (Amarante).
Acrescem ainda ao número anterior os atletas nascidos e criados em nossa casa.
A equipa "Asas da Portela - 3G" aproveita para agradecer a todos, intermediário e doadores, os quais contribuiram para que tenhamos um plantel constituido por atletas dos melhores columbófilos do país
EQUIPAMENTO OFICIAL 2013
04-07-2012
FIM DE ÉPOCA
01-07-2012
Terminou, neste fim de semana, mais uma campanha desportiva. Queremos, por isso, dar os parabéns a todos os campeões das diversas sociedades, principalmente ao campeão da Sociedade da Póvoa de Lanhoso, o columbófilo e amigo Abílio Baía. Uma palavra também para todos quantos se dedicaram à columbofilia durante este ano, apesar de não terem conseguido vencer. Para todos um cumprimento amigo.
Destacamos, neste fim de época, a equipa da Escola Gonçalo Sampaio, a qual comandamos durante esta época. A nível colectivo fica a classificação em 3º na Geral, 4º em Velocidade, 3º Meio Fundo e Vice campeão em Fundo. A nível individual destaca-se o "Prémio António Francês" reservado aos pombos designados nos concursos de fundo. A nível de concursos foram quatro as conquistas: Pozo Canada I (Fundo), Ermidas do Sado II (Meio Fundo), Elda (Fundo) e Pozo Canada II (Fundo), sendo que os dois últimos foram ganhos pelo mesmo pombo, o 730/10.
Amanhã começa outra etapa, rumo à Época 2013.
PRIMEIROS RESIDENTES
29-06-2012
Foi no dia 5 de Abril que, no nosso pombal, foi dado o pontapé de saída para a Época 2013.
Foi nesse dia que chegaram ao pombal, via equipa Torpedos de Braga, os primeiros pombos, como resulta da foto. Brevemente iremos mostrar novas fotografias do plantel, entretanto já bastante composto.