HistóriaVisitas: Contador de Visitas 

A Sociedade Columbófila da Póvoa de Lanhoso tem, agora, um novo sócio ASAS DA PORTELA “AS 3 G”.

O nome pode parecer estranho, mas deixa de sê-lo com a explicação que lhe é devida.

Assim, ASAS DA PORTELA, porque o lugar da Portela, um dos muitos que constituem a vila da Póvoa de Lanhoso, sempre foi uma espécie de catedral da columbofilia desta terra dita de Maria da Fonte, já que foi neste lugar, e continua a ser, que se concentrou a grande maioria dos columbófilos que, durante muitos anos, alimentaram tão ilustre modalidade, desde a fundação da Sociedade Columbófila da Póvoa de Lanhoso, em 1959.

“AS 3 G” quer dizer as três gerações de columbófilos que agora se unem para dar, novamente, vida a um pombal que não podia, de forma alguma, morrer. Foi neste pombal (já o segundo) que o elemento da 1ª geração, Amaro da Fonseca Pereira se iniciou na columbofilia, quase logo que a Sociedade da Póvoa de Lanhoso é fundada, vindo a tornar-se uma lenda na modalidade, nos finais da década de sessenta e durante quase toda a década de setenta, tendo-se sagrando campeão nos anos: 1967 - 1968 - 1969 - 1970 - 1971 - 1972 - 1974 - 1975 - 1976 - 1982 e 1985.

Em 1987, assume o comando da colónia o elemento da 2ª geração, Belarmino Marques Leite, que, mantendo a equipa em nome do seu sogro, Amaro Pereira, viria a sagrar-se campeão nos anos: 1990 - 1991 e 1992.

Em 1997, altura em que Belarmino Leite inicia o projecto do pombal escolar, na EB23 Professor Gonçalo Sampaio, onde ainda hoje se mantém como subdirector e como coordenador do clube de columbofilia, continuando com o projecto do pombal, dá-se o regresso de Amaro Pereira ao comando do pombal da Portela, onde volta a ser campeão em 1999.

É na escola que os elementos da 3ª geração, Amaro Pereira Leite e Belarmino Pereira Leite, filhos de Belarmino Marques Leite e netos de Amaro da Fonseca Pereira, juntamente com outras crianças, ganham o gosto pela columbofilia, quando tinham cerca de 10 anos, fazendo com que a Escola G. Sampaio se sagrasse campeã em 2008.

           Agora, em 2012, dá-se o encontro destas três gerações, com ASAS DA PORTELA “AS 3 G”, sendo os seus principais impulsionadores os elementos da 3ª geração.

(Na secção "Resultados" há um historial de conquistas)