HistóriaVisitas: Contador de Visitas 

O meu nome é Simão Padrão, fascinado pelos pombos correios desde muito novo, construi o meu primeiro pombal devia ter uns 12 anos, juntamente com o meu irmão ainda mais novo. Sem condições para tal nunca chegamos a concorrer. Mais tarde começamos a ajudar o nosso tio columbófilo pois ele tinha algumas limitações físicas. Mal começamos a trabalhar e ter um ordenado fizemos sociedade com ele chamada VTS Padrão. Ao longo desses anos fomos várias vezes campeões, principalmente a nível de sociedade em todas as especialidades e Geral, mas também campeões de Bloco/Zona de Fundo, e várias vezes no top 10 de bloco/Zona em todas as especialidades. Igualmente vários pombos anilhas de Ouro em todas as especialidades mesmo a nível de Zona/Bloco.



A Vermelha 91 com os seus prémios individuais

De salientar que a nossa localização geográfica é na zona de divisão de duas zonas, portanto longe da força dos pombos, e desviados tanto da linha de mar como do vale de entrada dos pombos na linha de terra. Cultivávamos linhas de pombos que íamos trocando com amigos por cá, onde se destacou uma fêmea pedrada escura, a “Escurinha campeã” oferecida pelo amigo Filipe Pereira, foi logo anilha de ouro em Borracho e como adulta fazia as 18 provas do campeonato, marcando 16 ou 17 prémios por ano. Essa fêmea deu uma filha também pedrada escura que foi logo muito boa voadora, mas depois ficou doente, esteve tão fraca que até acabou por ficar cega de uma vista, daí chamar-se a “Cega”. Ficou na reprodução e acabou por se revelar uma reprodutora extraordinária, dava cracks com qualquer macho, pombos de topo a nível Distrital, principalmente de fundo, era a base da nossa colónia. Era de linhas antigas de pombos importados para a Trofa nos anos 80 e 90, linha de pombos bem conhecida por muitos distritos do país, conhecidos como os Trofas.




A “Cega”, Super Reprodutora, Base de Fundo

Em 2010 resolvi introduzir novos sangues e adquiri duas fêmeas Van Loon (uma 100% e uma 50%), filhas de originais, uma para voar e uma para reproduzir, ambas revelaram-se uma mais valia acrescentando enorme valor, sobretudo em velocidade e Meio-Fundo. Logo adquiri mais dois Van Loon machos tanto para cruzar com as fêmeas da mesma linha como com a linha da cega. Outra aposta ganha, pois um desses casais de Van Loon revelou-se uma autêntica mina de Ouro, o famoso Casal 200, casal que adquiriu o nome da primeira filha crack, a 200, tanto ela como os irmãos eram todos excelentes voadores e muitos ainda melhores reprodutores, principalmente cruzados com linha da cega. Outro Casal de Puro Van Loon x Filha da Cega também deu filhos cracks tanto de Veloc, MF ou Fundo.

Em 2012 o nosso tio quis sair da sociedade e continuei com o meu irmão, mantendo-se a conquista de títulos. Em 2015 o meu irmão também saiu e continuei sozinho. Ainda em 2015 venci o campeonato Concelhio da Trofa. No último ano que concorri, em 2017 já com vários filhos e alguns netos do casal 200, fiz uma época de enormíssimo nível com pombos top a nível Nacional, vários primeiros de camião ganhos contra 6~7 mil pombos e mesmo a equipa B encestada noutra zona foi campeã de Meio-Fundo à frente de equipas A de grandes amadores dessa zona, amadores que ficaram nos três primeiros classificados dessa Zona em Velocidade.

No final de 2017, por falta de condições fui obrigado a abandonar os pombos e pus em cedência todos os pombos voadores e reprodutores. Infelizmente, ou não, o valor dos nossos pombos não foi muito reconhecido, noutros casos por falta de palavra e acabei por ficar com muitos dos pombos. Resolvi então ficar com a reprodução para dar ou ceder borrachos. Alguns poucos pombos da linha 200 foram voar noutras zonas e logo com enorme sucesso mesmo a nível Distrital, onde se destacam: 2º Distrital de Braga (a menos de 1s do 1º), 3º Distrital Santarém (1º de Soc. e 2º Zona Norte), um 3º Distrital em Viana do Castelo (e anilha Ouro Soc. Vel.), 5º Distrital Leiria (1º Distrital Yerlings), 9º de Zona Distrito de Lisboa (1º de Soc., 3º Bloco), para além dos vários 1ºs de camião no Distrito do Porto já ganhos.

Iniciei este projeto de criação em 2018, portanto bem recente e logo com pombos de muito secesso em várias zonas. E como gosto sempre de tentar ser dos melhores, resolvi acrescentar pombos que pudessem trazer ainda mais-valia e reforcei a reprodução com mais Van Loons puros, Rauw-Sablon, Gaby Vandenabeele, e Leo Heremans.

Pode consultar na secção dos pombos os nossos principais reprodutores.

Obrigado pela visita.