A história começa em 1992, o Pedro mais dois amigos decidiram iniciar a construção de um pombal, para aí iniciarem a actividade columbófila. Ainda o pombal não estava concluido, já os dois amigos tinham desistido. Sózinho, o Pedro acabou o pombal.
Os primeiros pombos foram oferecidos por alguns columbófilos da região, tendo também ele feito algumas aquisições. No ano de 1993, já participou em algumas provas de velocidade e meio fundo. O nome adoptado foi o de "OS TERRORISTAS" (alcunha do Srº Antonio Lopes que emprestou o terreno para a construção do pombal).
Foi durante o ano de 1993 que Jose Almeida, o pai do Pedro, foi assistir a uma chegada de pombos, tendo desde logo ficado contagiado por este lindo desporto.
Na campanha de 1994, conseguiram ficar em 2º lugar da Geral na Secção de Columbófilia do Vulcanense Futebol Clube.Nos anos seguintes ,de 1995 a 2000 sagraram-se campeões gerais, tendo também ganho vários campeonatos de velocidade,meio fundo e fundo.
Em 1996, e porque havia necessidade de testar o real valor da colónia, passaram a concorrer na Sociedade Columbófila do Montijo,(doublage) onde em média se enviavam entre 800/900 pombos por concurso. Durante 4 anos consecutivos foram campeões gerais, tendo também ganho diversos campeonatos.
A partir do ano de 2001, passaram a encestar na Sociedade Columbófila do Montijo, tendo também mudado o nome para "JOSE & PEDRO ALMEIDA" (por causa dos atentados de 11 de Setembro). No ano de 2002, 2005, 2006(não existiu campeonato geral), 2007, 2008 e 2009 voltaram a ser campeões Gerais sendo que nos três anos em que não foram campeões a pior classificação no campeonato Geral foi um 4º lugar, tendo sido dois anos vice campeões Gerais.
De notar que no ano de 2008, o nome passou a "SOL NASCENTE" (porque a equipe aumentou para 4 elementos com a entrada do Srº Jose Fundo e do Srº Jorge Silva).
No ano de 2010 esta equipa deu um salto qualitativo nos seus resultados e sangram-se Campeões Distritais de Meio Fundo e Campeões nacionais de Meio Fundo e de Fundo.
No ano de 2011 foram a 3º melhor colónia nacional de Velocidade e tiveram o Pombo campeão Nacional na mesma especialidade, foi possivel tambem no mesmo ano ser Vice-Campeão nacional de Meio Fundo, 4º no campeonato nacional de Fundo e 2º no Campeonato Maratona. A nível distrital equipa vencedora dos campeonatos de velocidade, meio Fundo, fundo e Geral
No ano de 2012 foi novamente um ano cheio de resultados positivos, tal com0 2013: 2 anos consecutivos Campeões Nacionais de velocidade, sendo que a nível Olimpico os resultados tambem começaram a aparecer.
2013 e 2014 foram anos fantásticos, com resultados excelentes a nivel de colectividade, distrital e Nacional. A equipa mantem se num patamar elevado e continua a acumular, resultados de topo: campeões Nacionais de Velocidade em 2013 e Campeões Nacionais de Fundo 2014.