Entrevista na SC Leverense |
18-10-2012 |
SALVADOR GAMA
Um dos Fundadores da SC Leverense
Salvador Gama, um nome incortornável da columbófilia leverense, não só por ser o único dos fundadores ainda em actividade, mas também por ser aquele com o melhor palmarés de todos aqueles que passaram pela SC Leverense ... é o actual Tri-Campeão e foi Campeão Distrital de Fundo nos distritos de Aveiro e do Porto.
Nesta data tão importante, Mundo Columbófilo quis saber um pouco mais sobre aquilo que o motiva a manter a sua colónia ao mais alto nível competitivo e isto desde 1946 ... é obra !!!
O início
A columbófilia em Lever começou por mim. Na minha juventude, em Lever ainda ninguém tinha pombos-correio. Eu ouvia falar disso, mas não percebia nada. Certo dia fui a Avintes e perguntei quem era o melhor columbófilo. Disseram-me que era o Neca Trinta. Fui ter com ele e perguntei-lhe se me queria vender pombos. Olhou para mim, eu era um rapazito novo. Perguntou-me ... tu tens dinheiro para pagar ? Respodi-lhe que sim. Mandou-me entrar. Acabei por trazer 8 pombos, pelos quais paguei 800 escudos, o que em 1946/1947 era muito dinheiro. Fiz um pombal em casa dos meus avós e meti lá os pombos. Passado três anos fui campeão na SC Crestuma.
Em Lever, as pessoas começaram a ver os meus pombos voar e a chegar dos concursos, algumas entusiasmaram-se e tornaram-se columbófilas, estou a falar do Salvador da Torre, do Neca Cunha, do Ramalho, do Neca Batata, entre outros.
Qual o segredo de ter uma colónia competitiva ao longo de todos estes anos ?
O segredo é ter amigos ou ter dinheiro. Um columbófilo se quer ser competitivo não pode adormecer, tem que estar sempre à procura de bons pombos. Para minha felicidade travei uma grande amizade com o Rui e o Paulo, da Maceira, e de lá têm vindo bons pombos. Assim como muitos outros bons columbófilos de norte a sul de Portugal que gostam de trocar pombos comigo, como por exemplo o Racha. Essas introduções são cruzadas com a minha linha de pombos e o resultado está à vista de todos.
Ao longo destes anos, qual foi o título que mais alegria lhe deu ?
Talvez tenha sido o distrital de fundo da ACD Aveiro. O Germano desafiou-me para ir à SC Santiago Lobão. Dizia que não ficava nos primeiros 15. Eu disse-lhe, acho que em todo o distrito de Aveiro não há 15 columbófilos melhores do que eu e o Germano está a dizer que eu em Santiago Lobão não fico nos primeiros 15 ? Decidi aceitar o repto e inscrevi pombos na referida colectividade. No final e lembro que nessa altura a colectividade encestava 2800 pombos, sagrei-me Campeão de Velocidade, 3º Meio-Fundo, Campeão de Fundo, conquistei a Taça do Arruma e sagrei-me Campeão Distrital de Fundo. Relembro que sou o único columbófilo com esse título nos dois distritos (Aveiro e Porto).
Como sente o estado actual do desporto columbófilo ?
Eu desejava que a columbófilia estivesse em expansão, mas não vejo grandes hipóteses porque tudo está cada vez mais caro. O saco de ração custa agora 13,80€. Sei que há pessoas que queriam ser columbófilas, mas não têm dinheiro para o ser e os que o são precisam de ter muito amor aos pombos-correio para ainda continuarem a praticar este desporto.
Pensar à Campeão ...
A finalizar a nossa conversa, Salvador Gama contou-nos uma história que reflecte bem a sua forma de estar na columbófilia ... Certa quarta-feira, apareceu em minha casa um columbófilo conhecido por "Electrónico". Entrou no meu pombal e pediu para ver um pombo. Observou-o, abriu-lhe a garganta e disse ... está cheio de amarelos, você está "lixado". Não dormi nas noites seguintes. A minha mulher até me perguntou, Oh homem, passa-se alguma coisa ? No domingo, tive 7 pombos juntos para ganhar o primeiro prémio. Na segunda-feira seguinte, o "Electrónico" foi a minha casa saber como tinha decorrido o concurso. Fomos ao pombal, pegou num pombo e disse-lhe ... Olhe, levante as penas do rabo e veja se o pombo tem o cu limpo que você não percebe nada disto, eu ganhei do 1º ao 7º !!!
Com isto quero dizer que pode ver-se a asa, pode ver-se os músculos, pode ver-se os olhos e a garganta, mas no fim de tudo para se ganhar o que é preciso são pombos bons e com saúde e é isso que eu procuro ter no meu pombal.
Salvador Gama na Exposição Nacional em Coimbra, com o pombo "750" que foi Campeão Nacional de Velocidade e Meio-Fundo. E com o "749" que foi o 3º classificado
O famoso "750" (ganhou + de 20 primeiros prémios) - Campeão Nacional
Campeão Absoluto em Crestuma
Campeão em Mafamude e Campeão em Santiago Lobão
|