Envio de amostra para diagnóstico |
07/06/2014 |
ENVIO DE AMOSTRAS PARA DIAGNÓSTICO
Muitos columbófilos vivem a uma longa distância de um veterinário de pombos-correios, contudo, do ponto de vista do veterinário é impossível fazer um diagnóstico preciso e portanto aconselhar sobre o que vai realmente ajudar o columbófilo, sem ter o pombo ou amostras presentes para efectuar testes.
Por vezes os columbófilos telefonam ou enviam correio electrónico para a nossa clínica com indicações não específicas como que as aves estão hesitantes em voar, ou algumas estão muito paradas e com o corpo em bola e as penas eriçadas. Perguntam se tenho alguma ideia sobre qual será o problema. 90% das patologias do pombo correio dão estes mesmo sintomas.
Um verdadeiro diagnóstico permite um aconselhamento preciso e correcto, para além de permitir o desenvolvimento da compreensão do problema, para que se possam tomar as devidas medidas preventivas e esse mesmo problema não volte a ocorrer. Sendo assim, como pode um criador de pombos que não tem como ir ao veterinário da especialidade obter um diagnóstico preciso? A resposta é enviar os pombos para uma clinica, o que não é algo difícil nos dias que correm.
As doenças mais importantes e comuns nos pombos são os tricomonas, coccidiose, circo vírus, vermes e doença respiratória. Nos dias que correm, já todos estes problemas podem ser diagnosticados a partir de amostras enviadas. E então, como fazemos isto?
Estas doenças requerem que as aves vivas sejam enviadas para a clínica.
1. Coccidiose e vermes – Para diagnosticar estes problemas, necessitamos de fezes. Basta ir ao pombal (é melhor ao fim da tarde, pois é nessa altura que os ovos de coccidia são eliminados em número mais elevado) e reunir fezes de diferentes poleiros (para que correspondam a diferentes aves) num único recipiente. Incluir quaisquer fezes que sejam aquosas ou verdes.
O veterinário pode analisar as fezes e fazer pesquisa de coccidias e vermes. Por vezes outros problemas como Hexamitiase, leveduras ou infecções bacterianas podem ser diagnosticados.
2. Tricomonas – Tricomonas é a doença mais comum e mais séria que afecta os pombos, que impede que bons pombos tenham uma boa performance. Se um pombo estiver na clínica, é possível fazer-se uma aspiração de saliva através da garganta e examinar-se imediatamente ao microscópio, para pesquisa destes organismos.
3. Infecção respiratória – A causa mais frequente de infecção respiratória em pombos é Clamydia. Se as aves estiverem a espirrar, relutantes em voar ou arfar após exercício moderado – sinais que podem ser ou não devido a infecção respiratória – permite aos criadores saber se as suas aves têm ou não infecção respiratória e se irão ou não beneficiar do uso de antibióticos.
A realização de testes de diagnóstico retira o trabalho de tentar adivinhar o que se passa com as suas aves.
Para enviar os seus pombos consulte os serviços da Clinica Veterinária Campos de Almeirim, e envie os pombos por rodoviária para Santarém. Assim um funcionário nosso os recolherá e depois de consultados reenviamos ou soltamos para que voltem ao seu pombal.
|