A minha aventura columbófila começou quando tinha 17 anos, isto em 1993, influenciado pelo meu pai que já tinha sido columbófilo e por motivos vários teve de abandonar quando eu era pequeno.
Comecei do zero, sem perceber nada de pombos e aos poucos fui aprendendo com muitas cabeçadas pois ninguém me ensinava nada, situação essa que foi sendo alterada ao longo dos anos á medida que fui conhecendo alguns Columbófilos/Amigos que me foram ensinando e vendo evoluir, hoje ficam contentes por eu me encontrar entre os primeiros a "chatear" os Campeões.
Em primeiro lugar tenho que agradecer ao meu Pai por me ter iniciado neste lindo desporto que ainda hoje me atura e ajuda, em segundo á minha esposa Margarida que também me atura e "deixou-me" fazer o Pombal no quintal mesmo sem gostar dos pombos.
Não quero deixar de agradecer aos meus Amigos que me foram ensinado ao longo dos anos e me marcaram por um ou outro motivo que estão abaixo mencionados por ordem alfabetica, descupem os restantes.
Armando Castro - Aveiro
João Domingos - Barreiro
José Araujo - Maia
Miguel Bento - Barreiro
Dr. Nogueira dos Santos - Maia
Nuno Silva - Barreiro
Victor Marques - Moita
Viriato Agatão - Barreiro
QUERO TAMBÉM HOMENAGEAR O COLUMBÓFILO/HOMEM/AMIGO MANUEL GALRINHO BENTO QUE DEIXOU UM LUGAR NO MEU CORAÇÃO PARA TODO O SEMPRE
Na campanha de 2005 fui vice-campeão de Borrachos e em 2006 fiquei em 3º lugar também em Borrachos, este facto não tinha sido mencionado anteriormente por esquecimento.
Na campanha de 2008 terminei em 3º lugar na especialidade de Meio-Fundo a melhor classificação desde que comecei em 1993.
Tenho também já alguns primeiros lugares e vários prémios na dezena, uma anilha de broze, uma de prata e uma de ouro.
Nesta campanha de 2009 vou ter um novo desafio, com novas instalações, descobrir de um novo lote de pombos, os craques.
Para quem começa posso deixar um conselho, não se deixarem influenciar por columbófilos que nunca ganharam nada, não se esforçam para ganhar e não querem ganhar pois eles têm sempre teorias e práticas contrárias ao aconselhavel, tentem adquirir alguns borrachos dos campeões das vossas zonas e aprendam pois eles tem muito para ensinar e verão que não se arrependem.
Na columbófilia está tudo criado, não inventem e não alterem procedimentos a meio da campanha, se os resultandos não aparecerem, não se preocupem, pois os mesmos vão acabar por aparecer se os pombos estiverem com saúde.
Este desporto que é uma paixão para todos nós, não posso deixar de dizer que me fiz um homem com a prática deste desporto e transmitiu-me valores que me vão acompanhar ao longo da minha vida, tais como respeito pelo próximo, responsabilidade, humildade e um amor incondicional a estas pequenas aves que muitas vezes são maltradadas e teimam sempre voltar para casa, lamento é que alguns ditos columbófilos ainda não compreenderam o verdadeiro significado do nosso desporto.
Caso queiram trocar ideias, falar de pombos, tudo o que seja para nos enriquecer em conhecimento sobre o nosso desporto, estou disponível para falar-mos.
Um bem haja a todos.
Saudações Columbófilas
O ano de 2010, mais precisamente a 11/10/2010 vai ser uma data que nunca mais vou esquecer na minha vida, foi o dia em que a minha mãe nos deixou tendo ficado com um vazio enorme e com uma saudade tremenda.
Fica o amor eterno que tenho por ti e um até já, pois um dia vou para o teu lado outra vez.
Um beijo muito grande para ti mãe, estejas onde estiveres.