NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
CEDÊNCIAS 17-02-2012

DISPENSO BORRACHOS DAS MELHORES ORIGENS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS.

          EXEMPLO: GRANDE CASAL VAN LOON

 

SIMBOLO PAZ E AMIZADE 28-12-2011

 

 

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO 2012

Boa Armonia 15-12-2011

VENHO MANIFESTAR O AGRADECIMENTO POR TAMBÉM PERTENCER A UM GRUPO DE PESSOAS QUE TEM INICIATIVA E A GRANDE PROVA É O DESPORTIVISMO, POR MOTIVOS PROFISSIONAIS NÃO FOI POSSIVEL ESTAR PRESENTE EM MAIS UM GRANDE INVENTO DA                            

                               "SECÇÃO COLUMBOFILA CLUBE ATLETICO CADAVAL " ELITE CLUB"

                          SÃO FOTOS COMO ESTA QUE MARCAM BOA ARMONIA, COMPREENÇÃO E AMOR

 

 

 

PELO SITE DA SECÇÃO DÁ PARA VERIFICAR A GRANDE FESTA NA ENTREGA DE PRÉMIO, VOTOS DE UM NATAL FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO 2012.

 

4º DERBY CARTAXO 06-12-2011
4.º Derby de Columbofilia - Cartaxo Capital do Vinho - Sábado 14 de Julho de 2012 08-11-2011

EXPORAINHA 2011 04-12-2011

Exporainha 2011

IX Exposição de Columbofilia

dias 3 e 4 de Dezembro

Pavilhão casa do Povo Aveiras de Cima

EXPORAINHA 2011 04-12-2011

Exporainha 2011

IX Exposição de Columbofilia

dias 3 e 4 de Dezembro

Pavilhão casa do Povo Aveiras de Cima

FOTO " ELITE CLUB " 2010 20-11-2011

Rui Alexandre - Campeão Geral, Matalongas & Pombal Galrão - Campeão de Fundo,
João Carlos Coelho - Campeão Meio-Fundo, Pedro Barardo - Campeão Velocidade

Pedro Barardo - Vice Campeão, Rui Alexandre - Campeão, Dina Barardo / B - 3º class.

" ELITE CLUB " 12-11-2011
Almoço de entrega de Prémios 2011/ Leilão de 20 Borrachos Belgas

 

Leilão de 20 Borrachos Belgas dia 1 de Dezembro de 2011, a ser feito durante a entrega de Prémios.

Os 20 borrachos foram oferecidos ao "Elite Club" por Eric Honoré (9), Martin (6) e Daniel Verstraete (5), após uma visita à nossa Sede.

Só terá acesso a este leilão as pessoas que estiver presentes no almoço.

Almoço de Entrega de Prémios / Leilão de 20 Borrachos Belgas

A Secção Columbófila do Clube Atlético do Cadaval "Elite Club" vai realizar o seu almoço de entrega de prémios da campanha 2011, no próximo dia 1 de Dezembro de 2011, pelas 12h 30m, no Restaurante Lisboa - Buffet Grill, situado na Rua João Reis, Lote 10-A, Zona Industrial das Caldas da Rainha.

Almoço:

Entradas diversas

Sopa

2 Pratos de Peixe

2 Pratos de Carne

Frutas

Doces

Bebidas

Entrega de Prémios - 15 horas

Leilão de 20 Borrachos Belgas - 16 horas

Lanche (sapateiras, camarão)- 17 horas

Preço por pessoa 15€

Confirmação até ao dia 27 de Novembro para os telms: 919031658 (Quim - Zé), Pedro Barardo: 917221812, Eduardo Bernardes: 919705737

Nota: Os sócios concorrentes do " Elite Club" têm o almoço pago.

Antibióticos 07-11-2011

O termo antibiótico foi proposto por Selman A. Waksman, descobridor da estreptomicina, para definir substâncias dotadas de actividade antimicrobianas e extraídas de estruturas orgânicas viventes.

Em 1889 Jean Paul Vuillemin, num trabalho intitulado “Symbiose et antibiose”, cria o termo antibiosis para descrever a luta entre seres vivos para a sobrevivência.

Mais tarde, Ward adopta esta palavra para descrever o antagonismo microbiano. Posteriormente, já em plena era antibiótica, o termo significou, durante algum tempo, substancia extraída de seres vivos, bactérias, fungos, algas, com capacidade para anular a vida de diversos microrganismos.

O antibiótico, numa primeira fase, vem de um mundo vivo (produzidos por organismos vivos). Mas com o avanço da técnica, o conhecimento progressivo das fórmulas de diversos antibióticos, a possibilidade da sua preparação sintética partindo de bases químicas restauram o valor da origem dos mesmos.

ANTIBIÓTICOS

São substâncias medicinais seguras que têm capacidade para destruir o deter o crescimento de organismos infecciosos no corpo.

Os organismos podem ser bactérias, vírus, fungos, ou os minúsculos animais chamados protozoos.

Alguns antibióticos são produzidos por organismos vivos tais como bactérias, fungos e esporas.

Amtib2.JPG

Molécula de Penicilina fabricada por um fungo microscópico do género Penicillium (Penicillium notatum)

Outros são em todo o parte sintéticos, ou sejam produzidos artificialmente.

comprimido.JPG

O seu descobrimento e o seu posterior desenvolvimento permitiram tratar efectivamente muitas doenças infecciosas, incluindo algumas que por vezes causavam a perda de vidas.

Antibiosis

Antibiosis é a relação geral entre um antibiótico e um organismo infeccioso, um é afectado ou morto pelo outro. Quando o sistema imunitário de um pombo não pode controlar a antibiosis a seu favor, usam-se os antibióticos para desequilibrar a balança a favor da saúde.

Homeostasis

Homeostasis é o balanço do corpo entre a saúde e a doença. Isto na sua maior parte depende da relação do corpo com as bactérias com que convive. Por exemplo, as bactérias que podem estar presentes no intestino de forma controlada, quando o intestino sofre alterações, as mesmas são capazes de penetrar e podem ocasionar uma infecção. Normalmente as bactérias invasoras são destruídas pelas células do sangue chamadas fagócitos e por vezes por diversas acções do sistema imunitário. Quando existem demasiadas bactérias para ser controladas pelo sistema, o pombo infectado tem uma baixa resistência a infecção, inicia-se a doença e são necessários os antibióticos para ajudar a restaurarem a homeostasis.

A acção dos Antibióticos

Os antibióticos podem ser bacteriostaticos (bloqueiam o crescimento e multiplicação celular) ou bactericidas (produzem a morte das bactérias). Para desempenhar estas funções, os antibióticos devem estar em contacto com as bactérias.

Sabe-se que os antibióticos interagem com as células das bactérias, ocasionando uma alteração na sua capacidade de reproduzir-se, alimentar-se, mover-se ou crescer. A prova da acção de um antibiótico num laboratório mostra quanta quantidade de substancia é necessária para travar a reprodução ou matar as bactérias. Ainda que uma grande quantidade de um antibiótico levaria menos tempo para matar as bactérias que ocasionam uma doença, tal dose iria provocar que os pombos sofressem os efeitos secundários ocasionados pelos antibióticos. Portanto, os antibióticos administram-se numa serie de quantidades adequadas de forma a assegurar que as bactérias são mortas o reduzidas a um número suficiente para que o corpo as possa repelir.

Quando se toma uma quantidade insuficiente de antibiótico, as bactérias podem desenvolver métodos para protegerem-se a si próprias contra esse antibiótico. Pelo que da próxima vez que se utilize o antibiótico contra estas bactérias, não será eficaz, não só este mas também se aumentam as probalidades de originar resistências.

121.JPG

Em columbofilia e em parte devido a escassez de profissionais em muitas ocasiões a automedicação que os aficionados efectuam, é muito frequente o abuso o mal emprego destes fabulosos ajudantes.

O ideal, e com a existência de sintomas de doença, seria visitar um profissional sanitário que realizaria umas simples perguntas ao proprietário em relação aos sintomas que observa, com o que poderá situar as possíveis opções entre as possíveis.

dr.JPG

Apesar destas perguntas se deseja assegurar-se deve realizar as respectivas analises para identificar de forma mais exacta de que doença se trata.

micros.JPG

Uma vez identificado o problema decidir-se-á que tipo de antibiótico utilizar (dose e tempo de aplicação adequado). O ideal e no caso de resistências será realizar um antibiograma (semear o microrganismo em condições favoráveis e aplicar-se-ia no dito cultivo distintos antibióticos para ver qual o mais eficaz) e desta forma aplicar o mais adequado.

cultura.JPG

Muitos me dirás que se não há profissionais isto não é possível, qualquer veterinário (ainda que não seja especialista em aves e em concreto em pombos) poderá tirar amostras e remetê-las a um laboratório para identificar o problema, portanto isto não é desculpa valida, tem que se trabalhar e chegar a um acordo a nível de clube ou grupo de amigos com esses profissionais para que nos ajudem a cuidar dos nossos pombos.

Ninguém se lembra ir a uma oficina de carros (por exemplo) e pedir que lhe reparem uma avaria sem pagar, como qualquer negócio tem que se manter do que cobra, portanto se calhar não há profissionais porque não existem clientes dispostos a investir na saúde da sua colónia?.

Agora se ouvimos que fulano tem um produto milagroso não poupamos nem um cêntimo. Por favor senhores um pouco de seriedade!

O uso de antibióticos Indiscriminadamente origina o aumento de resistências (os antibióticos são ineficazes ou necessitam de doses muito maiores) assim como danos nos nossos pombos.

Muitos aficionados desconhecem que o abuso de antibióticos pode originar transtornos a nível do fígado, rim, intestino, debilitam o sistema imunitário (todos eles órgãos imprescindíveis para um bom rendimento desportivo), assim como podem originar tumores. Uma aplicação incorrecta dos antibióticos arruína a vida desportiva do melhor desportista e como os nossos pombos não falam…

Resumindo

Mais vale prevenir que curar (instalações adequadas, limpeza nas instalações, evitar sobrelotação, realizar quarentenas quando trazemos algum exemplar novo, …).

Os antibióticos são uma ferramenta que nos servem para combater doenças dos nossos atletas.

O emprego dos antibióticos deverá ser super visado e ordenado por profissionais sanitários que nos indicaram a forma de administra-los, a sua dose e durante quanto tempo.

ultima.JPG

Os antibióticos Mal Usados arruínam o melhor desportista.

O uso frequente e indiscriminado de antibióticos sem causa justificada, provoca que aumentem as resistências dos organismos responsáveis das doenças e portanto se dificulte gravemente a possibilidade de cura.

NÃO INTOXIQUEMOSfrasco.JPG OS NOSSOS POMBOS, ELES NÃO O FARIAM.

CALENDÁRIO 2012 03-11-2011
Ácaro 17-10-2011

Em muitas ocasiões verificamos que em algum ou alguns dos nossos pombos ou de um amigo, apresentam um anti-estetico buraco nas penas do pescoço, como se fosse uma gravata ou um laço.

 

O columbófilo o primeiro que pensa é que este fenómeno se deve ao roçar com os comedouros e bebedouros (acção traumática), quando na maioria dos casos tem outra causa bem distinta.

 

O responsável deste fenómeno trata-se de um ácaro das penas chamado Syringophilus bipectinatis que pertence a família Trombodidae. Vivem dentro das raquis das rémiges, tectrices e rectrices.

 

O contágio dá-se por contacto directo com os pombos infectados e permanecem nas penas até começar a muda, penetrando mais tarde pelos umbigos superiores abertos das penas em crescimento. As penas afectadas ficam mate e opacas nas zonas ocupadas pelo parasita.

 

O columbófilo vê no pescoço, zonas sem penas ou que têm os canhões partidos com um tamanho de 2 a 3 mm.

 

Nas zonas onde notamos a falta das penas, dá origem a que durante o voo exista uma maior permeabilidade das penas tanto no que diz respeito ao ar como a água nos dias chuvosos, o que origina afectação da aerodinâmica, assim como uma perda de calor. Além de que em períodos de descanso os animais não descansam adequadamente.

 

Como combatê-lo?

Deve ficar claro que umas instalações sujas e descuidadas não são a base sobre a qual se deve proceder a eliminação dos parasitas. Assim o primeiro passo fundamental é a limpeza.

 

Em segundo lugar devemos proceder a desinfecção do pombal e dos utensílios utilizados pelos animais.

 

Para isso devemos lavar paredes e utensílios (poleiros, cacifes, comedouros, ...) de forma que asseguremos a eliminação dos possíveis parasitas presentes neles.

 

As soluções com Piretrinas (cipremetrina) são bastantes adequadas.

 

A lavagem deve fazer-se tomando as medidas de segurança adequadas e com os animais no exterior, deixando pelo menos um período de 45 minutos para que sequem os pombais.

 

Uma vez que já desinfectamos o mobiliário é o momento de concentrarmo-nos na desinfecção dos animais.

 

Podemos empregar vários métodos vamos falar agora dos mais usados:

 

·  Utilização de sprays comerciais desinfectantes específicos para aves (cuidado com os chamados mata moscas, porque podem provocar irritações na pele).

·  Utilização de pós desinfectantes (não aconselhável porque deterioram as penas na sua aplicação).

·  Banhos forçados (com soluções com Piretrinas). As vezes provocam uma ligeira irritação na pele das aves que alarma muito o columbófilo, mas que passadas umas horas tudo volta a normalidade. Cuidado com o eliminação do que sobra (não deitar sobre cursos de agua).

·  Emprego de desinfectantes sistémicos (Ivomec=Ivermectina, Cydectin=Moxidectina). Pode-se administrar na forma injectável (prévia diluição é aconselhável a supervisão de um profissional sanitário), também se pode aplicar na forma tópica (directamente nas zonas afectadas) ou por via oral (não é o mais aconselhável).

Deve ficar claro que sem uma limpeza dos locais e utensílios antes da aplicação do tratamento nos animais, não podemos assegurar uma eliminação dos parasitas.

 

O facto de ter aplicado os tratamentos correctos, não implica que imediatamente cresçam as penas afectadas, temos que ter em conta que a base da pena segue dentro do folículo e que não sai de forma natural até a nova muda. Podemos arrancar a base das penas com uma pinça, para que voltem a crescer mais rápido.

 

NÃO SE ACEITAM MAIS ENCOMENDAS 22-07-2011

NESTE MOMENTO JÁ NÃO SE ACEITAM MAIS ENCOMENDAS.

PEÇO DESCULPA A QUEM TEM SOLICITADO, MAS PARA ESTE ANO FORAM ENCOMENDADOS TODOS OS BORRACHOS.

OBRIGADO

Agradecimento 11-02-2011

QUERO AGRADECER A TODOS OS MEUS AMIGOS QUE ESTIVERAM PRESENTES NO MEU LEILÃO, ASSIM COMO A TODOS OS OUTROS QUE POR QUALQUER RAZÃO TINHAM INTENSSÃO DE ESTAR MAS NÃO PUDERAM.

PARA OS QUE FIZERAM A SUA AQUISIÇÃO TENHAM O MAIOR SUCESSO.

O MEU MUITO OBRIGADO.

 

RUI ALEXANDRE

LEILÃO DA COLONIA DE BORRACHOS 2010 06-02-2011

 

 LEILÃO HOJE 14 HORAS

Caros amigos, é com enorme tristeza que anuncio a venda total de todos os meus borrachos de 2010.

Devido ao facto de ter perdido uma acção em tribunal que resultou numa indemnização muito elevada, vejo-me obrigado a ter de realizar dinheiro num curto espaço de tempo. A minha ideia inicial era a venda total de todos os meus pombos, mas os meus amigos columbófilos não me deixaram e influenciaram-me a vender os borrachos como forma de realizar algum capital.

Vão estar presentes nesta venda, todos os meus pombos de 2010.

A minha colónia assenta em diversos pombos de top Nacional e Internacional com especial destaque para:

- Rui & Paulo Rodrigues

- João Paulo Graçio

-  Armindos

- Seabra & Morgado

- Leo Broeckx

- Grondelaers

- Van Loon Originais

-  Flor Engels

- Frederick Philippe

- Marcel Aelbrecht

-Noouwen-Paesen

- Jos Thoné

- Wal Zoontjes

- Janssens

- Gaby

- Jef VanWinkel

-Raoul & Xavier Verstraet

Entre muitos outros de excelente linhagem.

Estes 94 borrachos resultam de uma selecção muito apertada que fiz dos borrachos que tirei em 2010. Entre eles, encontram-se alguns borrachos que se destinam a reprodução, visto serem fruto de apuramento de sangue.

Muitos destes pombos iram ser excelentes reprodutores na sua futura casa. A garantia é que estes borrachos iam ser o futuro da minha colónia. Existe neste lote algumas verdadeiras pérolas que vão deixar a sua marca por onde passarem.

Dia 6 de Fevereiro de 2011( Domingo) pelas 14h.

Local : Garagem da residencia de Rui Alexandre Coelho

Lagoa -S.T Isidoro - Mafra

Eis a minha selecção:

 

BORRACHOS MACHOS

N.1 - 732813-10

N.2 - 319110-10

N.3 - 312650-10

N.4 - 312697-10

N.5 - 319155-10

N.6 - 312615-10

N.7 - 312592-10

N.8 - 313973-10

N.9 - 312720-10

N.10 - 312617-10

N.11 - 312645-10

N.12 - 312696-10

N.13 - 312624-10

N.14 - 732812-10

N.15 - 732824-10

N.16 - 319102-10

N.17 - 319149-10

N.18 - 319156-10

N.19 - 319106-10

N.20 - 313976-10

N.21 - 320103-10

N.23 - 312662-10

 -

N.24 - 312729-10

N.25 - 732385-10

N.26 - 312694-10

N.27 - 732374-10

N.28 - 310236-10

N.29 - 312627-10

N.30 - 319103-10

N.31 - 319117-10

N.32 - 732609-10

N.33 - 312726-10

N.34 - 312585-10

N.35 - 312606-10

N.36 - 312708-10

N.37 - 312716-10

N.38 - 312671-10

N.39 - 312621-10

N.40 - 319112-10

N.41 - 319154-10

N.42 - 732818-10

N.43 - 320125-10

BORRACHAS FÊMEAS

N.44 - 319199-10

N.45 - 312610-10

N.46 - 312711-10

N.47 - 319159-10

N.48 - 319195-10

N.49 - 312728-10

N.50 - 310215-10

N.51 - 732390-10

N.52 - 312573-10

N.53 - 312613-10

N.54 - 312727-10

N.55 - 319172-10

N.56 - 319183-10

N.57 - 312710-10

N.58 - 312665-10

N.59 - 312614-10

N.60 - 732822-10

N.61 - 312605-10

N.62 - 312649-10

N.63 - 312661-10

N.64 - 319150-10

 

N.65 - 312601-10

N.66 - 319128-10

N.67 - 319108-10

N.68 - 732375-10

N.69 - 320011-10

N.70 - 312630-10

N.71 - 732377-10

N.72 - 320044-10

N.73 - 312625-10

N.74 - 312618-10

N.75 - 312683-10

N.76 - 312619-10

N.77 - 312640-10

 

N.78 - 313977-10

N.79 - 319147-10

N.80 - 312667-10

N.81 - 312622-10

N.82 - 312175-10

N.83 - 732378-10

N.84 - 312643-10

N.85 - 319104-10

N.86 - 312635-10

N.87 - 732384-10 ( Macho)

N.88 - 319196-10

N.89 - 312648-10

N.90 - 319197-10

N.91 - 732379-10

N.92 - 313966-10

N.93 - 312623-10

N.94 - 312672-10

N.95 - 320055-10

Todos estes pombos podem ser licitados pela Internet através do numero : 965846244 ( Rui Alexandre)

Por favor fazer referencia ao numero da venda na internet.

Quem desejar estar presente no leilão queira fazer o favor de marcar a sua presença atraves do número atrás descrito. 

Estou disponivel para qualquer esclarecimento relativamente a feitura de casais para a reprodução.

 

 

SERÃO ESPOSTOS TODOS OS PEDIGREES BREVEMENTE.