AMIZADE LUSO-ALEMÃ OU O "PORTUGAL-DERBY" |
20/12/2009 |
Terminámos o nosso artigo "TPP Group – A História" deixando no ar "O que o TPP faz para promover a Columbofilia portuguesa?". Agora e nas próximas linhas, os nossos leitores compreenderão que quase ninguém em Portugal desempenha um papel tão activo nessas funções.
Nos últimos 5 anos e ainda como grupo de amigos portugueses e alemães, começaram com trocas de pombos, trocas de conhecimentos e ideias e encetaram vários encontros nos dois países. Ninguém lá fora parecia conhecer o que quer que fosse da Columbofilia portuguesa, da sua organização e dimensão, do tipo de provas e do que os pombos portugueses habitualmente defrontavam. Agora, não só na Alemanha como um pouco por todo o lado, os pombos portugueses são respeitados e a Columbofilia portuguesa admirada. E não só na Alemanha, mas também na Bélgica, Holanda, República Checa, Polónia, Eslováquia, etc... Agora, já como TPP, continuamos como à 5 anos, mas já sabemos que já somos conhecidos e quando nos encontram algures também sabemos que podemos estar a fazer um amigo ou, pelo menos, sabemos que iremos despender algum tempo a falar da Columbofilia portuguesa, das suas linhas de voo, dos seus calendários, da dimensão dos nossos distritos, etc... A bandeira portuguesa e a bandeira alemã são, hoje em dia, vistas muitas vezes lado a lado, porque um pequeno grupo de pessoas de ambos os países estão a tornar grande o que começou pequeno... e que ainda vai crescer mais!
Fazer o "Portugal-Derby" foi uma ideia do membro do TPP, Martin Steffl. Vivia-se no ano de 2004! A ideia era a de puro entretenimento em oposição à profissionalização da Columbofilia e às quezílias entre columbófilos e clubes. Um entretenimento que se queria saudável e que, sabemos, está na essência da columbófila. Nunca se pensou utopicamente e pretendia-se criar uma ´"família" de columbófilos alemães e com os seus "parentes" estrangeiros. Amizade! Pelo menos onde se conseguisse um encontro anual cheio de boa disposição, paz e folia!
Os regulamentos do Portugal Derby são simples. As anilhas do Deby são anilhas oficiais portuguesas adquiridas por Martin Steffl numa das colectividades portuguesas das quais é associado. No primeiro ano só 100 anilhas seguiram para a Alemanha. No segundo seguiram 200, depois 300 e nos últimos dois 400. Cada columbófilo só pode "comprar" três anilhas. Cada custa 10,00 € e o resultado desta "venda de anilhas é totalmente distribuído em prémios. Nos últimos dois anos participaram 134 columbófilos alemães.
Durante o ano existem classificações de pombos de ano, borrachos, adultos e existe um campeonato geral.
A distribuição dos prémios faz-se todos os anos num Jantar de Gala em Kassel ou noutra localidade alemã. Bem, não é propriamente um Jantar de Gala, mas sim uma "festa de amigos". Já praticamente todos se conhecem. Em 2004, compareceram 65 columbófilos e famílias e nos últimos dois anos compareceram perto de 100. Também os "amigos" portugueses têm estado presentes e já foram mais de 15 numa vez. Entre eles, afirmam os columbófilos alemães, "...conhecemos o Cândido Regal, Ezequiel Barbosa, Cesário, Abílio e Vasco Pereira, Inocêncio Mendes, António Lemos Azevedo, Tozé do Asas, Manuel Martins, Óscar Pacheco, Carlos Teixeira e muitos outros que não estão esquecidos!...
Todos os anos alguns deles estão presentes e divertem-se connosco!... Talvez seja esta uma Columbofilia difícil de encontrar??!!..
Olhando para trás, podemos afirmar que fomos bem sucedidos, o que é uma vitória para a Amizade Columbófila Internacional e Global!
No último encontro, Kassel 2008, estiveram presentes 130 pessoas, entre eles columbófilos da Suíça, Polónia, república Checa, Eslováquia, Áustria e, é claro, de Portugal!
Deixemos a "família" crescer, com paz, amor e amizade! Ouçam-se aplausos quando alguém ganha, pois é fruto do trabalho que teve ao longo de um árduo ano! Isso é também... AMIZADE LUSO-ALEMÃ OU O "PORTUGAL-DERBY"!!
Co-autoria de Cândido Regal - Retirado da TPP Magazine 2009
|