Aumentar a COMPETITIVIDADE? a S C BRAGA deveria ser CASO DE ESTUDO NACIONAL! |
13-12-2015 |
Caros Columbófilos,
Quando tudo indica o contrário e as coletividades a nível nacional perdem amadores e associados, a S C BRAGA apresenta 58 EQUIPAS para competir na próxima época de 2016, será seguramente um ano de muita competição e de várias surpresas até ao final da época.
Com estes números, será provavelmente a maior coletividade do norte do país, ou mesmo do país inteiro, lógicamente no que diz respeito ao número de concorrentes (54 Equipas A + 4 Equipas B) e tudo graças á iniciativa dos dirigentes da S C BRAGA, SC PALMEIRA e este ano a S C SAO JOÃO DA PONTE, sem esquecer a colaboração e a aprovação de todos os amadores envolvidos.
O segredo está na concentração, unificação e por ultimo na colaboração! o que pode parecer difícil afinal é bastante fácil, só é necessário iniciativa e diálogo e foi o que fez a anterior direção da S C DE BRAGA na campanha de 2015 que terminou, quando convidou os poucos columbófilos da coletividade vizinha S C DE PALMEIRA a viajarem juntos na S C BRAGA e este ano, novamente a direção que entrou em funções á pouco tempo repetiu a iniciativa com a coletividade vizinha de SAO JOAO DA PONTE e conseguiu mobilizar os seus 15 amadores a viajarem juntos com a S C BRAGA, assim como com os da S C PALMEIRA.
Com estes números a S C BRAGA este ano enveredou por uma estratégia "LOW COST" ao vender os cartões para concursar a preço de custo, isto porque ao mesmo tempo que pretende aumentar a competitividade, também está consciente das dificuldades de alguns amadores e como tal deve também "vestir o fato" de instituíção e apoiar desta forma quem precisa, mas sem referenciar nomes ou descriminar!
Alguns podem pensar e com razão, pois, pois agora são 58 mas correspondem a 3 coletividades que se unificaram, o que significa que o crescimento não foi á custa da introdução de novos amadores! mas o que quero aqui demonstrar é o crescimento da competitividade e do grupo, porque o crescimento com novos e mais amadores tem uma outra receita, bem mais difícil de aplicar.
E como os bons exemplos devem ser divulgados e depois de analisados dentro do possível devem ser copiados ou adaptados, deixo o convite aos Sres que presidem as associações e nos quais englobo também a nossa federação a FPC, que levantem o "rabinho" das cadeiras fofas e que promovam o contato e o associativismo entre coletividades vizinhas, é bom para todos sob vários aspetos:
aumenta a competitividade
diminui o trabalho
otimizam meios e recursos
diminui despesas das coletividades
aumenta e melhora o convívio
podem melhorar até os prémios
Enfim, creio que serão bastante mais as vantagens do que as desvantagens para todos!
|