Tudo (re)começou com um passeio a Mira decorria o ano de 2009 para assistir com uns amigos à chegada da Final do Derby, e logo depois também a Gondomar para assistir à chegada da final.
Depois de muitos anos afastado da columbofilia por razões profissionais, embora regularmente tenha assistido a chegadas de algumas provas principalmente de fundo (Espanha) na casa do amigo Ribeiro. O "bichinho" voltou a despertar ao ver este tipo de competição e logo pensei, porque não? Os Derbys e outras competições como o Pombal comunitário de Arazede, agora também no algarve o CCA ALGARVE, no Entroncamento RIACHOS e em Valença do Minho P.OMBAL V.ALENÇA permitem competir, seguir os resultados e até mesmo ganhar alguns prémios, sem o compromisso diário e semanal de soltar pombos, encestar pombos, etc, que todos bem conhecemos e eu em particular não disponho do tempo necessário para o fazer.
Em Setembro de 2009, já estava na NET a fazer as primeiras aquisições e em 2010 já nasciam os primeiros borrachos, os quais foram enviados para competição e o derby escolhido foi o Derby de Faro e os resultados começaram logo a aparecer, numa prova duríssima consegui fazer 13º e 24º lugar, excelente motivação para quem estava a começar. Em 2011 o meu 1ro POMBO ÁS, no Derby Luzense e depois outras classificações de relevo, entre elas e a que mais destaco foi o POMBO ÁS do Derby Arona-Tenerife, que ganhou um AUTOMOVEL!! Num dos maiores DERBYS da Europa.