LIMITAR o recenseamento a 130 POMBOS e REDUZIR o limite do envio de POMBOS por PROVA a 25 é MATAR este desporto! |
24-10-2015 |
Pois bem caros columbófilos,
Eu apenas me limito a observar e escutar os comentários sobre este "ANTIGO TEMA" e por final agora a ler os novos regulamentos impostos!
Na verdade todos estes limites têm como principio favorecer ou "promover" a igualdade e a competitividade neste nobre desporto, mas vamos ser sinceros uns com os outros, será essa IGUALDADE um dia POSSÍVEL? claro que NÃO e engane-se quem pensar o contrário!
Se a FPC ou alguém um dia imaginaram que com esta atitude estão a "favorecer" os mais "pequenos" os tais que têm menos pombos estão redondamente enganados e dentro de poucos anos estarão ainda mais desanimados do que hoje!
Na columbófilia, tal como no FUTEBOL, na FORMULA 1, ou qualquer outro desporto o principal fator que determina os vencedores é a capacidade financeira e por muito que mudem as regras e os regulamentos OS VENCEDORES CONTINUARÃO a ser sempre os mesmos, porque são eles que têm a CAPACIDADE ECONÓMICA para investir na aquisição de melhores pombos (cada vez mais comprovados), novos e melhores medicamentos com apoio veterinário, novos e modernos pombais, melhor e eficiente planeamento da campanha com treinos "privados" regulares em linha, caso não tenham disponibilidade de tempo essa mesma disponibilidade financeira permite contratar tratadores para desempenhar o serviço de forma quase profissional. Ou até no limite e como já assistimos para vencer chegam a mudar a localização do pombal para "estratégicamente" conseguirem melhores resultados, isto dentro das regras e sem enganar ninguém, mas enfim prática só ao alcance da tal "capacidade financeira".
Que eu tenha conhecimento não estão previstas as inscrições de mais columbófilos novos, ou que os mesmos sejam suficientes para colmatar a redução de pombos e por esse simples motivo pergunto? SERÁ que ninguém VÊ que LIMITAR ou REDUZIR o numero de pombos vai:
de IMEDIATO aumentar os custos de INSCRIÇÃO para a campanha de 2016, visto que o camião vai mais vazio, mas gasta o mesmo combustivel e são necessárias as mesmas pessoas para desempenhar as tarefas inerentes a solta!
A CURTO prazo aumentar o custo da alimentação, da medicação, dos complementos e suplementos, porque a preço de qualquer produto tal como todos sabemos depende da quantidade e da procura, logo menos pombos significa menos procura e menor consumo de cereais, vitaminas, vacinas, etc.
E a IGUALDADE DE CONDIÇÕES? ou seja a ESPERANÇA de que com apenas 130 pombos por EQUIPA os tais afamados CAMPEÕES percam "qualidade" ! Meus caros, estamos todos TREMENDAMENTE ENGANADOS mais uma vez, e os ditos CAMPEÕES vão nos próximos anos melhorar de tal forma as suas colónias que dentro de poucos anos encestam 25 ou 20 pombos por semana e tiram 25 ou 20 prémios, aliás esta situação já se verifica em algumas coletividades do nosso pequeno país onde 2 ou 3 columbófilos apenas disputam práticamente todos os prémios disponíveis semana após semana e os restantes "chupam" no dedo.
Por sinal a esperada redução de efetivos em cada pombal vai OBRIGAR a uma seleção mais APURADA nos POMBAIS DOS GRANDES CAMPEÕES e ao mesmo POMBO que até agora "apenas" eram exigidos 6 PRÉMIOS por epoca para não ser eliminado, no próximo ano vão ser exigidos 8 ou 10 prémios para que possa transitar para a época seguinte. Este critério de maior rigor vai "facilitar" e fomentar a melhoria das colónias dos ditos "CAMPEÕES" ou "GRANDES" tornando-as cada vez mais "imbativeis"
AFINAL PARA QUE MAIS SERVE A "QUANTIDADE"?
Pelo contrário, mais pombos melhoram as médias, tal como numa corrida de atletismo, normalmente quantos mais e melhores atletas estiverem presentes, melhores são os resultados.
Mais pombos em competição melhoram os racios e com isso valorizam os pombos nacionais nas EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS!
Recordemos a 2da PROVA NACIONAL com solta em VALÊNCIA DEL CID, o que até podia ter sido uma catastrofe face ás condições climáticas desse dia, acabou por ser apenas uma prova dificil, com alguns bons resultados porque a "massa" dos pombos obrigou-os a avançar e a continuar na direção de casa, o que não teria possivelmente acontecido com pequenas soltas distritais, menos pombos, menos força e menor motivação!
SE A FPC QUER PROMOVER A IGUALDADE E A COMPETITIVIDADE, o que até acho muito bem, então deve começar por:
Apoiar aqueles columbófilos (que infelizmente ainda são muitos) que semana após semana não conseguem classificar os seus pombos, o que acaba por ao fim de alguns anos levar á sua desistência e abandono.
COMO?
Melhorando a qualidade dos pombos desses columbófilos OFERECENDO um, dois ou tres casais de pombos que competem em MIRA!
Disponibilizando um serviço veterinário regular para avaliar o estado de saúde das colónias desses columbófilos
Apoiando com informação sobre planos de "tratamentos de campanha" para melhorar as performances dos atletas
Exercendo a "função" de consultor, demonstrando interesse pelo desempenho e pelos resultados destas pequenas colónias
Inspecionando os pombais com o objetivo de avaliar as condições dos mesmos e o dimensionamento destes em função dos efetivos de cada colónia.
Enfim, entre outras acções, estas poderiam servir de base á melhoria do estado da columbófilia NACIONAL e com elas certamente "DIFICULTAR" a vida aos tais "GRANDES CAMPEÕES"
E se queremos efetivamente IGUALDADE e COMPETITIVIDADE que é justo e necessário, mas sem RADICALIZAR o sistema instalado, podemos por exemplo:
criar recenseamento ilimitado, cada um tem e manda a prova os pombos que pretender
Mas em CADA PROVA cada amador terá de DESIGNAR apenas 10 ou 15 pombos e serão os pontos conseguidos por estes POMBOS DESIGNADOS os que irão contar para a classificação da sua EQUIPA.
|