NACIONAL VALENCIA DEL CID ... será que a grande FESTA já terminou? |
05-06-2015 |
Podem pensar que deviamos passar adiante, mas não, pois foi um evento memorável com direito a várias reportagens e cobertura em direto!
Primeiro a cobertura e a reportagem do JN, excelente!
Sinceramente, fiquei sensibilizado ao ver a entrevista em direto com o Sr António Barbosa, a dedicação e a forma como ele expressa os seus sentimentos, quer as alegrias quer as tristezas e comenta os sacrificios que faz pelos seus pombos, o verdadeiro columbófilo!
De seguida foram 2 páginas no JORNAL NOTICIAS!
Também foi noticia no JORNAL RECORD!
Artigo no HERBOTS e artigo no PIPA,,, reconhecimento europeu pela grandiosidade e dimensão do evento
Entrevista no programa da MANHA da CMTV
Esta semana e muito bem, voltou a ser notícia com a publicação dos resultados novamente no JORNAL RECORD
Resumindo foram 14 os vencedores distritais e entre eles os 3 principais que venceram cada uma das zonas defenidas pela federação e é precisamente esta ultima noticia que me faz regressar ao TEMA valencia del cid, grande festa nacional! e porquê?
Todos, sim digo todos, porque foi a federação, com a colaboração das associações e das coletividades, e com a participação dos columbófilos e dos pombos os grandes responsáveis por esta memorável festa, a qual merecia não terminar por aqui.
E para não terminar aqui, posso tentar dar algumas dicas para "enfeitizar", projetar e rentabilizar o evento, perguntando a todos quanto valeriam os POMBOS mais rápidos de cada zona? o 1ro propriedade da dupla BARROSO & RUBEN da zona de ELVAS, o vencedor entre 70.000 pombos, se este evento fosse realizado na BELGICA ou da ALEMANHA? muitos milhares de euros seguramente!
Ou o 2do POMBO mais rápido propriedade de FRANCISCO GODINHO da zona de EVORA, muitos milhares de euros também!
ou o 3ro POMBO mais rápido da sociedade HELIO, FLAVIO, PAULO & LOPES, novamente muitos milhares de euros!
Vamos agora imaginar, que dentro de algumas semanas estes pombos fossem "hipoteticamente" leiloados no PIPA e certamente obtidos os tais milhares de euros, Pergunto, qual seria a manchete da próxima notícia nos jornais nacionais sobre columbófilia? ... certamente algo parecido com...
POMBO CORREIO PORTUGUÊS É VENDIDO PARA A "CHINA" POR ??1.000,00 EUROS
Sim, o mercado asiatico seria provavelmente o destino deste(s) vencedo(res)
Podemos querer ou não aceitar, mas na realidade são os EUROS e o que eles representam, os únicos que podem valorizar este desporto e o reconhecimento do pombo correio pela população em geral, e projetar a columbófilia a nível nacional.
Reconheço que o primeiro passo está dado, e já muito foi feito, mas com um pouco mais de motivação e empenho podemos ainda fazer muito melhor!
Por isso deixo um apelo aos responsáveis da federação o Sr jacinto e o Sr Mota, entre outros que considero pessoas inteligentes, que têm conhecimentos e contatos com o PIPA onde facilmente poderiam organizar a "promoção destes heróis", o mesmo apelo aos "promotores" de venda de pombos com contatos no exterior, relembro que ainda a pouco tempo foi realizado um leilão de pombos campeões portugueses no PIPA, que aliás podemos dizer que alcançaram verbas significativas nesse dito leilão, agora imaginem se o mesmo leilão fosse "alimentado" pela projeção deste evento com mais de 70.000 pombos envolvidos, qual seria o resultado? .... gostava de ver.
Por ultimo aos columbófilos quero lembrar que é necessário "SACRIFICAR" estes herois para o bem deste desporto e para a valorização do pombo correio. Sei que o valor afetivo é muito elevado e reconheço que algumas colónias não têm qualquer necessidade de realizar capital, mas não é somente do valor material que estamos a falar, por muito que seja o afeto que liga o columbófilo ao seu campeão é necessário fazê-lo, vender e vender CARO é valorizar este desporto, abre a possibilidade de voltar a ser notícia e isto é algo que toda a comunidade columbófila deve perceber e aceitar.
Boa sorte a TODOS para o próximo NACIONAL e lembrem-se, podemos sempre fazer melhor!
Para terminar deixo o apelo aos responsá
|