NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
LEIAM, LEIAM E DEPOIS DE REFLETIR, VOLTEM A LER ... ESTA É DEMAIS! 19-04-2015

Caros columbófilos,

Depois de ler esta notícia no jornal do Mundo Columbófilo de 30 de Março de 2015, e dada a particularidade do seu conteúdo decidi trazer a mesma para conhecimento da comunidade columbófila, pois seguramente nem todos serão assinantes deste jornal (que nada tem a ver com o conteúdo da notícia) e ao mesmo tempo fazer um breve comentário e dar a minha opinião pessoal sobre este assunto.

Enfim, agora a nossa Federação decidiu criar um FUNDO DE SOLIDARIEDADE, com o objetivo de "propiciar aos columbófilos, através da atribuição de subsidios, condições minima para a prática desportiva da columbófilia", e se numa primeira leitura até pode parecer uma boa ideia, depois de refletir um pouco melhor e pensar no perfil do columbófilo e do homem em geral, esta ideia apenas não passa de uma forma ridícula de fazer publicidade á custa dos necessitados, ou de algum ILUMINADO da federação que decidiu ter este "rasgo" para se evidenciar, ou por último um ato de desespero para conseguir os tais desejados "numeros" que nunca chegam.

É do conhecimento geral que o numero de columbófilos e principalmente de praticantes tem vindo a diminuir nos ultimos anos, isso é um fato mais do que constatado, mas será o FUNDO DE SOLIDARIEDADE que vai salvar este nobre desporto? na minha humilde opinião, acho que não! mas provavelmente vamos assistir ao aumento do numero de associados ou mesmo praticantes á custa dos "profissionais do rendimento minimo" afinal basta ser sócio, ou praticante, ter alguns pombitos com anilha e já se podem candidatar a mais um BONÚS de 1.000,00 euros, até parece fácil! muito fácil!

A maneira direta e dura que utilizei para comentar o FUNDO DE SOLIDARIEDADE, não quer dizer que não reconheça que atualmente existem alguns columbófilos que passam ou têm necessidades, mas meus senhores um subsidio? sinceramente não me parede e posso deixar algumas ideias:

Primeiro, a solidariedade faz-se, não se publicita, quem é solidário ajuda em "segredo" não procura publicidade ou reconhecimento!

Segundo, o homem em geral é orgulhoso e o columbófilo não é diferente, com isso quero dizer que não é habitual o columbófilo "pedir esmolas" mesmo que tenha dificuldades.

Terceiro, se queremos que este FUNDO DE SOLIDARIEDADE verdadeiramente sirva para ajudar a comunidade, então aconselho a federação a dar UM PASSO ATRÁS, e esquecer a campanha de publicidade. Convocar ou falar diretamente com as coletividades, sim pois são as direções das coletividades que têm um conhecimento geral sobre os associados que podem necessitar ou necessitam de alguma ajuda e nunca as associações. São as coletividades que discretamente podem ajudar quem verdadeiramente necessita. 

Quarto e ultimo, se realmente querem ajudar, ajudem com formação e informação, sim formação porque se um columbófilo tem dificuldades financeiras ou poucas condições deve numa primeira abordagem reduzir a colónia (voadores e reprodutores). Ajudem com ração e medicamentos, ajudem com o pagamento dos encestamentos a treino e da campanha, isto sim é uma forma saudável de ajudar e ñunca com 1.000,00 euros. Ajudem a melhorar as suas colónias oferecendo os "pombitos" que sobram em MIRA, claro que para isso é necessário sair do escritório e conhecer a "realidade" que infelizmente é bem diferente da que aparece como notícia.

É a minha opinião e vale o que vale!! espero que seja encarada como uma crítica construtiva