NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
O DERBY PERFEITO afinal existe!! 06-11-2017

 

Caros columbófilos,

Depois de vários anos a participar ativamente em todos os derbys deste nosso pequeno país e não só, cheguei á conclusão que existem vários aspetos a melhorar e que os mesmos só dependem do bom senso, da capacidade de organização e por último da honestidade das diferentes organizações que os gerem (já que na sua maioria são privados) e que os mesmos DERBYS deveriam ser supervisionados regularmente quer pelo FCI, quer pela FPC, pois quer o FCI quer a FPC cobram uma taxa por cada pombo inscrito nestes ditos DERBYS.

 

O DERBY PERFEITO existe?? eu considero que sim pode existir se cumprir as seguintes regras que constam ou deviam constar no REGULAMENTO:

 1 - INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS POMBOS E PERIODO DE ADUÇÃO:

A ORGANIZAÇÃO não deve, nem pode participar na sua própria competição!

Há um ditado muito antigo que diz e muito bem:

A MULHER DE CÉSAR NÃO BASTA SER SÉRIA, TEM DE PARECER SÉRIA!!!

Para tal deve: 

Respeitar a idade dos pombos (30 a 60 dias)

Respeitar a vacinação (assumir a organização de uma vez por todas esta tarefa, pois é a unica forma de garantir que todos realmente foram vacinados)

Os PEDIGREES devem ser entregues na FPC até á data limite do 1ro TREINO (a federação Portuguesa como entidade reguladora e independente deve guardar os mesmos até ao dia da PROVA FINAL)

Os pombos devem ser obrigatóriamente CHIPADOS á entrada e devem publicar quinzenalmente a lista com os pombos presentes no pombal, só desta forma se consegue informar atempadamente os participantes das reposições a fazer em tempo útil.

O VETERINÁRIO da federação deve fazer analises quinzenais aos pombos participantes nestes derbys (desde a sua entrada) e as mesmas analises devem ser publicadas para conhecimento geral dos participantes, só assim se controlam as epidemias, que regularmente ocorrem, e só assim se atesta o real estado sanitário dos atletas

 

2 - CLASSIFICAÇÕES E VALOR DOS PRÉMIOS:

O regulamento para apuramento do POMBO ÁS, assim como a COMPETIÇÃO POR EQUIPAS deve ser claro, sem margem de suscitar qualquer dúvida ou dupla interpretação!

VALOR DOS PRÉMIOS anunciado deve ser liquido (real e livre de impostos) e não "disfarçado" tal como promovem vários derbys nos seus flyers, o que depois dá origem a conflitos e ou dificuldades de interpretação, (quando em determinada linha do regulamente ás vezes indica que sobre os prémios são aplicados determinados impostos, sem qualquer especificação)

As organizações deviam ser obrigadas a pagar pelo menos 75% do VALOR DOS PRÉMIOS anunciados nos "bonitos" flyers promocionais, para acabar com a "publicidade enganosa" que algumas destas organizações praticam ano após ano, demonstrando uma total falta de respeito pelos participantes, pois prometem o que quase nunca cumprem! O FCI ou mesmo a FPC deveria suspender por um periodo de um ano a realização de qualquer derby que não angarie em 2 anos consecutivos os objetivos publicados. CREDIBILIDADE e RESPEITO pelos participantes.

 

3 - TREINOS E PROVAS:

CALENDÁRIO deve ser sujeito a aprovação por entidade independente (neste caso a FPC) para evitar que os pombos sejam submetidos a esforços exagerados (face aos poucos meses de vida destes jovens atletas), só para que a organização cumpra as datas fixadas por ela própria no flyer promocional do derby, desrespeitando completamente quer os participantes, quer a saúde dos pombos. O CALENDÁRIO deve garantir que os pombos estejam o suficientemente voados e preparados para a PROVA FINAL e evitar de uma vez por todas que ocorram autênticas catástrofes sem outra razão aparente, tal como temos vindo a assistir ano, após ano!

O encestamento para o 1ro TREINO de cada DERBY deve ser fiscalizado por entidade independente (neste caso a FPC), de forma a constatar se os pombos presentes efetivamente correspondem ás listas divulgadas até á data. E desta forma evitar desconfianças e ou casos "de policia" tais como os famosos chips de pombos "FANTASMA" mortos que continuaram a passar nas antenas de um derby realizado em 2016 em portugal e voltou a acontecer este ano noutro derby do nosso país. (Foi o que se comentou que aconteceu! ou não?)

As organizações como entidades responsáveis que são devem "devolver" em crédito de inscrição para o ano seguinte, o valor da inscrição pago pelos pombos que não estão presentes para participar no 1ro TREINO, este procedimento além de demonstrar "respeito" pelos participantes, responsabiliza e obriga a organizações a serem mais profissionais e ao mesmo tempo mais atentas quer á saude dos pombos, quer á lotação do pombal, etc!

 

MOMENTO DE REFLEXÃO!!

Eu pergunto ás organizações se consideram aceitável e "normal" iniciar uma competição com um determinado numero de pombos e perder em média 70% desses efetivos em trenos ou provas que no limite raramente passam os 400 km, por muito que estejamos a falar de pombos jovens!

Quais são os pombais em portugal que perdem numa campanha 70% dos pombos jovens? já tinha acabado a columbófilia a muito tempo!

Entendo que estas competições visam o LUCRO, mas não a qualquer custo, ou a procura do LUCRO FÁCIL sem qualquer responsabilidade!

É possível melhorar as perdas? claro que sim e deixo como PROVA um exemplo concreto: P C ARAZEDE faz 12 provas com pombos jovens do exigente calendário desportivo da Assoc. Col. de COIMBRA e começa a campanha com 280 efetivos e termina a mesma campanha com cerca de 200 depois de fazerem 12 provas entre os 250 e os 400 km, serão SUPER POMBOS com 4 ASAS? e esta hem!!!!!

É DIFICIL PERCEBER? ou NÃO QUEREM PERCEBER e continuamos todos a assobiar para o lado?????

FCP onde está????????

FCI onde está?????????