" OS BRAVOS "
Porque o nome "Os Bravos"?
A resposta é simples, tudo vem de gostar de pombos com as seguintes caracteristicas: muita vivacidade, genica,lutadores, forte caracter, bastante inteligentes, super rapidos e com bastante vitalidade.
Como começou o gosto e a paixão pelos pombos?
Tudo começou quando eu ainda tinha pouca idade, ou seja nos fins dos anos 70, quando havia o tiro ao pombo nas festas de certas terras e a onde a minha aldeia (S. João de Azenhã- Sangalhos - Anadia ) não fugia a regra, nas festas populares o ( São João ) muito conhecida na zona pela sua grandesa e qualidade, era unica.
O meu falecido e querido pai ( Mário Jesus Oliveira ) era todos os anos um dos organisadores. E ai quando eu via os pombos com anilhas que vinham para serem mortos pelos aficionados do tiro ao pombo , sempre tirava 2 ou 3 com a autorização do meu pai que viria a murrer num acidente ainda hoje muito estupido para mim a ( 10 setembro 1983) e a partir dai a festa deixou de ter o mesmo valor e os pombos começarão a despararecer restando uma dezena deles, mas sempre juntos com as galinhas. Sem as minimas condiçoes. Foi então que 5 anos depois , ou seja em 1988 , tinha eu 16 anos e era aprendis numa carpintaria, que ao ir para casa ao fim de um dia de trabalho e por um outro lado que não era o abitual, reparei que havia um bando de pombos que voava muito rapido e certinho e que ao serem assubiados entravam no pombal com uma rapidez que era alucinante. Fiquei maluco pois nunca tinha visto nada igual !
Foi então que dia a pós dia, apanhei coragem para peguntar ao tal columbofilo como era possivel ter pombos a fazer aquilo que para mim era tão fantastico?
Pois é , tera cido por acaso ou mesmo muita sorte , é que esse columbofilo passou a ser, um grande amigo, mesmo a nivel familiar.
Sim é ele mesmo o " Sr. Herculano Fernando Silva Conde " um columbofilo que era dos melhores na altura, no grupo columbofilo de Sangalhos = Anadia e que veria a ser dos melhores no destrito de Aveiro em 1991, ganhando os campeonatos de fundo; Sul do Vouga e Beira Litoral. Voltando então a minha historia.
Foi então que o Sr. Herculano Conde como e cunhecido, me disse que a mais importante era gustar de pombos , 2° ter um pombal de preferencia bem orientado, ceco e bem ventilado mas sem exesso de correntes de ar e então depois disso , sim os Pombos. Assim foi, escolhi o sitio e a orientaçao du pombal. Comprei a madeira e comecei a construção com as medidas dadas pelo Sr. Herculano Conde.
Complicado foi avituar a minha mãe a ideia, mas com o tempo la concegui , depois du pombal feito, foi ao Sr.Herculano Conde dizer que já estava o pombal pronto , ai ele perguntou-me , já fizeste os casulos para o pombal? Bom ai eu respondi-lhe que não tinha mais madeira e tinham-se acabado os trocos e não podia pedir a minha mãe. Então o Sr. Herculano Conde disse-me , arranja um atrelado e passa cá que eu vou ver o que te posso arranjar.
Ai se vêem os verdadeiros amigos ; deu-me os casulos do pombal dele, pois tinha acabado de comprar novos.
Pois é , amigos destes onde é que estão?
E os pombos? O Sr. Herculano Conde disse-me estou a tirar uma rodada de borrachos e depois falamos. Foi então que quando os borrachos estavam prontos a separar dos pais o Sr. Herculano Conde me disse o seguinte! Vai levar os meus casais de reproductores todos, mas tens que fazer muita atenção porque não há mais disto.
Fiquei maluco e ao mesmo tempo cheio de medo pois havia super-casais , entre eles os seguintes.
O super-casal: Cabeça quadrada x Azul ( João Lucio Cordeiro )
: Alemão x a Madalena
: Monan x a Gilmond
: O Notario x a Preta
e ainda
: O Leão
Tudo pombos não so fantasticos mas tambem fabulosos e de qualidade acima da media.
Em 1989 já fiz concurços de velocidade com os borrachos foi um autentico sonho. Ainda melhor ao lado de columbofilos de renome a nivel distrital como :
Sr. Herculano Conde Sr. Nelson Perreira
Sr. Luis Correia ( Falecido ) Sr. Jota Lopes
Sr. Fernando Simoes Sr. Fernando Matos
Sr. Alberto Simoes Sr. Joaquim Correia
Sr. Alberto Alves Sr. António Faria
Sr. Alberto Santos Sr. Manuel Navega ( Falecido )
Sr. Victor Santos Sr. José Duque
Sr. Anibal Perreira Sr. Marcelino Carreto
Sr. Alfredo Silva (Ito)( Falecido ) Sr. António Valente
Sr. Manuel Malhadeiro Sr. Jose Valente
Sr. Americo Malhadeiro
Sr. Filipe Bastos
Entre outros !!! ... Fabulozos !!!
Em 1990 já mandei a Velocidade, meio fundo e fundo com algumas boas marcaçoes. Em 1991 estava a fazer uma campanha espetacular até que me roubaram os 11 melhores pombos du pombal a 7 provas do fim. Desanimo total, nem apetecia ir ao pombal. Mas semanas mais tarde quem mos roubou deve-os ter deichado fugir, pois eles apareceram-me em bando, apenas não vieram 2. Nunca mais foram os mesmos! Mas a vontade e aplicação almentaram e de que maneira?
De 1992 a 1995 as marcaçoes melhoraram e de que maneira, até já tinhão inveja de mim, um nuvato , diziam isto nao vai durar muito. Pois é enganaram-se.
Em 1995 comprei um casal de borrachos para a reprodução a um columbofilo e criador, bastante cunhecido do Norte, Mas que nem as cascas dos ovos que punham prestavam ( Vendedores de pombos ) .
Apartir do inverno 1995/1996 comecei a ir trabalhar para a Suiça e a partir de fins de 1997 radiqueime definitivamente na Suiça.
Em 2000 voltei a comprar um casal de borrachos, garantidos como do melhor para a reprodução ( Centros De criação ) só pelo o preço deveriam ser muitos bons! Mas era so na boca dessas pessoas, vendedores de pombos; neste caso trafulhas,, que me comeram o dinheiro, a quem confiou neles e fez envéstimentos para almentar a qualidade da colonia e ter pombos com melhores performans desportivas.
Mas esse mesmo casal junto ou cruzado com outros eram uma boa porcaria, mais uma vez " iluzoes".! Mais uma asneira que eu cometi! Fazer socidade com outros columbofilos, porque estamos longe do nosso pais e saberemos o valor dos nossos reproductores e que podemos mostrar o valor dos nossos pombos fora da nossa região e assim dar a conhecer o nosso nome.
Comprei entradas ilectronicas porque eles não tinham , pagar inscriçoes dos pombos , alimentação,tratamentos e ainda aliementação especial para os borrachos.
No fim de contas era sempre eu o caixa , que pagava e na destribuição dos premios!¨¨! Premios o que e isso?
Resumindo o final de mais uma Historia triste .Sao campeoes numa cobetividade e vendem alguns reproductores que eram meus e os seus desentendentes. Ainda hoje não sei como é possivel porque ainda sou eu que tenho os titulos de propriedade e os pedrigris. Mudando de assunto.
Depois de varios anos radicando na Suiça, concegui arranjar um local para poder ter os meus pombos. Fiz um pombal e em 2007 trousse alguns dos meus reproductores que sempre mantive em Portugal: as velhas linhas em consanguidade.
Em 2007 tive os primeiros borrachos, tambem no mesmo ano eu e o meu amigo Francisco Bernardo fundamos um grupo columbofilo com o nome " Associação Colombophile Les Ailles Valaisannes " Na regiao" VS. Sion Alpes Valaisanes " e foi ai que começamos a concorrer em 2009. Juntos com outro grupo columbofilo e en que fiquei em 4 lugar com 13 pombos adultos e 37 borrachos , eramos 11 e somos 11 a concorrer. Em 2009 e 2010 fiz umas trocas de ideias e de pombos com o meu grande amigo" Luis Miguel da Silva Ribeiro" (anadia)e ainda algumas aquesiçoes aos amigos de T.P.P.,aos"," Os texas Alhandra ( Sr.Jorge que nos tratamos como familia e a quem estimo muito ) ","Os Mirandinhas" do grande amigo "Augusto" ,"Candido Regal","Orlando Direitinho","Paulo Campos",entre outros, vamos ver se foi um bom envestimento? Aparentemente sim.
Em 2010 e 2011 tudo correu sobre rodas e os resoltados falam por si. Fiquei os 2 anos em 1° Lugar.
Agora em 2012 vamos ver como vai ser . Assim tentei resumir a minha historia como columbofilo e por este meio agradecer a todos os que sempre me tem ajudado a todos os niveis e principalmente a minha familia a compreençao e a passiençia que tem tido para comigo . O meu muito obrigado e sentido de recunhecimento perante todos;."os bravos" Mário Paulo Batista Oliveira.