Manuel Martins teve o primeiro contacto com a columbofilia através de um seu tio o qual era columbófilo em Portugal.
Em 2003 começou a competir no Luxemburgo com apenas 15 pombos, todos eles oferecidos por amigos seus.
Os resultados eram razoáveis mas em 2006 atingiu o sucesso ao ganhar o 1º Nacional de Pau (990 km) no Luxemburgo e 59º Internacional entre 7.311 pombo com uma fêmea oferecida pelo seu amigo Parrao.
Ricardo Lobato tal como o seu irmão Rui Lobato, pertencem a uma família com inúmeros columbófilos, nasceu e cresceu a “respirar” columbofilia pela mão do seu pai Manuel Rodrigues, columbófilo desde o início da década de “50”.
Ricardo competiu com sucesso com o seu irmão Rui e no último ano como sócios (ano 2000) fizeram uma extraordinária campanha ao sagrarem-se Campeões Distritais de Velocidade da Zona A, ganhando inúmeros prémios de destaque a nível Distrital, tais como: 1º Distrital de Alcoleia del Pinar (600 km) entre 10.380 pombos, 2º Distrital de Alcoleia del Pinar (600 km) entre +/- 9.500 pombos, etc.
Nesse mesmo ano Ricardo partia para o Luxemburgo e deixava a prática da columbofilia mas mantendo-se sempre a par do que se ia passando em Portugal com o seu irmão Rui Lobato.
Estávamos em Outubro de 2008 e Ricardo e Manuel conheciam-se e de imediato criavam uma grande amizade.
Pouco tempo depois formavamos sociedade á qual demos o nome “Martins & Lobato”. O nosso pombal está situado em Doudelange em casa do Manuel Martins e o qual sofreu inúmeras modificações com a contruçãod e um corredor exterior.
Entretanto adquiríamos a Oscar Pacheco alguns corpos de ninho para os reprodutores e cacifos para as fêmeas viúvas.
Era necessário remodelar profundamente a reprodução do Manuel e nada melhor do que reforçar-nos com pombos oriundos de um dos mais famosos pombais em Portugal “Avelar-Lobato”.
Janeiro de 2009, viajamos então para Portugal para estarmos presentes na Exposição Nacional em Abrantes e posteriormente visitarmos os dois pombais da sociedade do meu irmão e do Avelar (Avelar-Lobato). Ao chegarmos a casa do Avelar (onde estão os reprodutores desta sociedade) vimos a fabulosa reprodução desta sociedade e para nosso espanto o meu irmão e o Avelar começaram a escolher alguns dos seus reprodutores como também borrachos para nos ofertarem no intuito de reforçarmos a nossa reprodução, entre os quais destacamos: duas fêmeas Originais Marcel Sangers, consanguíneos Belgas do Xico, Cagalánissos, Barcelonas e Picassos Janssen. Filhos de casais importados a “peso de ouro” de Dirk van Dijk (Kannibaal e Rambo), Marcel Sangers, C & G Koopman, Ferry van Loo, Heremans-Ceusters, Louis Van Loon, Janssen-Arendonk, etc. e ainda duas extraordinárias ex-voadoras uma das quais Sangers x Belga do Xico a qual foi Anilha Ouro de Velocidade no GC Vialonga e uma Anilha de Bronze de Fundo no GC Alverca das linhagens Janssen/Van Riel x Simon.
O nosso muito obrigado a esta dupla e em especial ao Avelar o qual em sintonia com o meu irmãos e predispôs a ajudar-nos e muito com a oferta de inúmeros excelentes exemplares.
No stand de “Avelar-Lobato” na Exposição Nacional em Abrantes, adquiríamos mais três pombos de qualidade para a nossa reprodução, um casal de Originais Janssens-Boen e uma Original Leo Broeckx.
Mas queríamos reforçar mais a nossa reprodução e através do meu irmão adquiríamos duas fêmeas de 2008, ambas Originais Marcel Sangers e um casal a Noel-Vqn Hoeck (excelente colonia de Meio-Fundo e Fundo).
Era necessário reforçar a nossa reprodução para as difíceis grandes competições internacionais de longa-distancia, nas quais competem os grandes nomes da Bélgica, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Luxemburgo e França e melhor que ninguém para o fazer que o meu irmão Rui Lobato com os seus conhecimentos além-fronteiras.
De imediato o meu irmão colocava-se no “terreno” e começava a fazer os seus contactos e ele próprio reservava e adquiria vários pombos de grande qualidade de algumas das mais famosas colónias Belgas da longa-distancia e os quais nos ofertou!
Um casal de borrachos das linhagens "Agabar", "Erik Limburg" a Lemmens-Hild (uma das grandes colónias da província de Antuérpia).
Um casal de borrachos da famosa colónia Nowen-Paesen, filhos do seus dois actuais reprodutores base: "Zwarte Jo" de 1998 e "Papa Barca" de 1998 e um neto do "Narbonne" de 1987.
Um excelente casal de outra das famosas colónias Belgas de grande-fundo, Reybroeck & Zonen
Janeiro de 2009, eu e o meu irmão viajávamos a Dortmund (Alemanha) para visitar as Olimpíadas. Comprava inúmeros produtos que nos faziam falta como também acessórios para o nosso pombal e mal olhávamos para os stands de pombos expostos para venda.
Ao passarmos pelos stands com pombos em venda, o meu irmão dizia-me “entremos neste stand” e assim o fizemos. Era o stand de Huub Hermans (Holanda) conhecido pelos seus excelentes Van Loons. Passados uns segundos de olharmos os pombos expostos o meu irmão dizia-me “Ricardo aquele macho azul é o melhor que está neste stand” eu também gostava daquele macho á vista mas ficava algo reticente ao que o meu irmão tinha afirmado. Entretanto o meu irmão dirigiu-se á gaiola e agarrava o macho. Após o analisar passou-mo para as mãos e era de facto um macho fabuloso em mãos. Enquanto eu o analisava o meu irmão dizia-me “olha esse macho ganhou 37 prémios sem doublagem!” e entretanto perguntou a Huub Hermans qual era o melhor pombo que estava em venda no stand. Huub Hermans de imediato olhou para a gaiola vazia e reparou que eu tinha o macho nas mãos e disse-nos “é o que vocês têm nas mãos”. Logicamente também era o mais caro em venda e já vários columbófilos estrangeiros apercebiam-se da conversa e alguns começavam a questionar o preço e mostrarem-se bastante interessados quando o meu irmão sacou do dinheiro e disse ao Huub “coloque-o numa caixa que eu fico com ele”.
Eu pensava para mim mesmo “vou pedi-lo emprestado ao meu irmão para tirar uns borrachinhos”. Entretanto o senhor Huub colocava o macho na caixa e dava-o ao meu irmão, o qual para meu espanto passou-mo para as mãos e disse-me “toma é teu, eu ofereço-te” para a vossa reprodução.
Este macho é um puro Van Loon e é filho do “015” o qual é o reprodutor base de Huub Hermans.
Esta singela história demonstra o quanto sou privilegiado em ter um irmão como o meu (Rui Lobato) o qual conhece como poucos os meandros da columbofilia internacional.
Uma palavra nossa de grande de grande apreço ao meu querido pai (Manuel Rodrigues), ao Avelar..
Cientes que os resultados de todas estas introduções só virão a dar fruto dentro de 2 a 3 anos, tudo faremos para no futuro prestigiar a columbofilia portuguesa além-fronteiras com bons desempenhos desportivos.
Martins & Lobato
Assine o nosso livro de visitas!