HistóriaVisitas: Contador de Visitas 

Caros Columbófilos:

A minha história na iniciação deste desporto que adoramos é idêntica a muitas outras, no entanto vou tentar contar-vos como tudo começou.

Decidi criar este espaço com a intuição de dar a conhecer a minha experiência, os meus pombos e, se porventura servir para ajudar alguém, os mais novos, estarei sempre ao dispôr naquilo que entenderem ser útil, dentro das minhas possibilidades. Conforme a disponibilidade vou actualizando com crónicas e notícias e fica já o aviso que sempre que entenda que o Pombo-Correio não seja tratado com o devido respeito, vou aproveitar este espaço para o divulgar e criticar, tendo somente como objectivo principal e único, a defesa dos nossos atletas. Assim que tiver mais disponibilidade vou tentar mostrar-vos os meus pombos mais recentes através de fotos, que é uma coisa que gosto de admirar quando visito os diversos sites da malta. Fica a promessa.

 

Nascido em Anadia,  distrito de Aveiro, no ano de 1961, sempre fui um apaixonado por aves, pois desde que me lembro, sempre houve passarada variada em minha casa, sendo a minha mãe a principal responsável. Por isso não foi difícil de convencer os meus pais a deixarem-me instalar o meu primeiro "pombal", que era um caixote de madeira, com pouco mais de 1m2, onde viviam meia dúzia de borrachos ofertados por columbófilos da terra.

Desde cedo, devido á minha curiosidade e admiração pelos pombos-correios por eles "conseguirem regresssar sempre a casa" não faltava a uma chegada de pombos de 2 columbófilos vizinhos, pois aquilo mexia mesmo comigo. Até que passados poucos anos, com cerca de 12 anos, já tinha um pombal com as mínimas condições (embora mal localizado, pois mesmo por cima passava uma linha de alta tensão), com cerca de 30 pombos e no ano de 1979 fiz a minha 1ª campanha, enviando 8 pombos e ia levá-los á sede, de bicicleta, que ficava a cerca de 6 kms, quer chovesse ou fizesse sol...

Embora possam não acreditar, quero dizer-vos que tenho actualmente o registo de todos os pombos enviados, suas classificações, médias, posições, etc., desde essa data até aos dias de hoje e posso dizer-vos que são uma ajuda preciosa na condução da colónia e selecção dos efectivos.

Reconheço que o início foi difícil mas aprendendo com os erros cometidos, ao longo dos anos fui conseguindo, gradualmente, seleccionar e melhorar a qualidade da colónia, assim como adquirir novos conhecimentos através de livros que devorava, sobre as principais doenças que atacam os nossos pombos.

È óbvio que, de tempos a tempos, fui adquirindo pombos (poucos) doutras origens e neste aspecto considero que tive bastante sorte, pois sem sombra de dúvidas, tiveram resultados quase imediatos e que fizeram  com que fosse campeão vários anos, de todas as especialidades, na minha colectividade, o Grupo Columbófilo da Bairrada e mais recentemente, na campanha de 2008, consegui o maior titulo até hoje conquistado, que foi o de campeão distrital de Velocidade da zona 3 -Aveiro e o de vice-campeão de Meio-Fundo, também da zona 3 da ACDAveiro. Assim, gostaria de destacar o macho azul-mosqueado ainda no activo -5463035/95, do pombal do amigo João Tibério, origem Fabry/Monin, neto do seu "Conquistador" e o macho inglês importado á Lowella Pigeon, em 1994, pelo Sr. Gustavo Moura, do Mundo Columbófilo -GB/68547/93, origem Janssen/Stichelbout/Karel Meulemans. Sem dúvida que foram estes 2 machos que acasalados com várias fêmeas das minhas linhas antigas, das quais destaco a "Inglesa" velha -1190891/87,  descendente duma fêmea pinta de 1974, oriunda do "Maia da Trofa" via José Galante que fizeram a diferença na minha colónia e posso dizer-vos com certeza que em 75% dos pombos actuais, no seu pedigrée, aparecem lá estes dois machos.

Em jeito de resumo, direi que ao longo destes anos seleccionei á minha maneira, com a ajuda dos meus preciosos registos e sinto algum orgulho por ter conseguido criar nos últimos anos pombos capazes de vencer concursos distritais com cerca de 14.000 pombos, já por algumas vezes, num distrito difícil que é Aveiro, recheado de excelentes amadores. Actualmente, tenho o total conhecimento da origem dos meus pombos, devido a uma selecção mais severa e quase obrigatória, pois entretanto a família aumentou, as rações aumentaram e posso afirmar que mantenho e crio descendentes de linhas de pombos sonantes, das quais destaco:- Janssen/Stichelbout/Karel Meulemans, os Fabry/Monin, os Jos Thoné/Irmãos Albuquerque, os Tonecas, Fabrys e Espilros de Augusto Reis, os Palhaços/Monalisa e os Janssen linha Malie Geeloger/019 do CIC, os Romários de Jorge Araújo-Porto e mais recentemente introduzi descendentes de linhas de pombos de Steven van Bremmen via José Galante, Simon de Berti Champuis e Bolinhas via Camilo Pratas que, através de cruzamentos me têm dado algumas alegrias. E é este o meu desafio anual, conseguir criar pombos rápidos e inteligentes, o que não é nada fácil, atendendo ao reduzido número de reprodutores -10/12 casais.

Após escrever estas linhas anteriores e na campanha seguinte á inserção desta minha página no Speedlofts, como "prémio" talvez da minha maneira de estar na columbofilia, onde não tenho segredos para ninguém ou coisas do género, consegui obter o titulo de campeão distrital de Velocidade, da zona 3 da ACDAveiro e vice-campeão de Meio-Fundo, também da zona 3, palmarés nunca alcançado e que não será fácil repetir, em virtude de existir uma grande competividade neste distrito. No entanto, no momento que estou a escrever estas linhas começo a preparar os meus atletas para uma nova campanha e, uma vez que na campanha anterior não perdi pombos sonantes, daqueles que nos deixam saudades, posso e devo encarar a próxima campanha de uma forma confiante, pois os pombos que ganharam estão lá...

Devo confessar que após esta vitória tenho sido contactado por vários columbófilos, de vários locais do país, já nos tornámos amigos e sinto uma enorme honra e prazer em poder ajudá-los na columbofilia, na condução da colónia, pois já passei pelo mesmo. Para mim, este foi o maior prémio que obtive até hoje, ser reconhecido dentro da modalidade que mais adoro.

 

Mais um ano passou e confirmando a minha expectativa para 2009, atrás descrita, esta campanha de 2009 vai ficar gravada para sempre na minha memória. Por um lado, por ter sido a minha 30ª campanha consecutiva, por outro, por ter conseguido sagrar-me campeão distrital de fundo da ACDAveiro, prémio que as "minhas meninas" me ofereceram em troca da grande dedicação que lhes proporciono. Sinceramente, não parti com este intuito, mas as coisas começaram a correr bem, os pombos encontravam-se num estado de saúde e forma nunca visto e a partir de certa altura comecei a acreditar que as colónias pequenas conseguem ganhar às grandes...e o sonho tornou-se realidade.

Mais recentemente, em 2010, tornei-me vice-campeão de velocidade da Zona 3 de Aveiro e 4º classificado no Campeonato Combinado (velocidade + meio fundo) também da zona 3, o que demonstra que possuo uma colónia competitiva, embora reduzida mas, que gosta de "ir a todas".

Quanto ao futuro, penso que o posso encarar com optimismo, pois os borrachos de 2009 mostraram gana e para o ano, já com outra motivação, vão com certeza dar-me algumas alegrias...

Vou atacar a campanha de 2011 com 105 efectivos, 64 adultos e 41 borrachos/2010, enviando 60 pombos às provas nacionais e 20 a Espanha, além de enviar uma caixa a treino na colectividade, pelo que ao fim de semana o pombal fica vazio. Afinal, os pombos não comem todos da mesma pia???

 

No momento actual, decidi apostar mais na qualidade da informação e com a ajuda do Loftgest, vou tentar criar um espaço agradável, mostrar-vos os meus atletas conforme a disponibilidade e gostaria de saber as vossas opiniões, pelo que agradeço que utilizem o livro de visitas sómente com esse intuito.

Fiquem bem...

Atenciosamente,

Luís Miguel da Silva Ribeiro