HISTORIAL
Já lá vão uns longos anos em que iniciei a prática deste desporto.
Na casa onde nasci e fui criado até aos dezasseis anos existia um pombal onde um tio meu já concorria nos anos 70/80. No decorrer do ano de 1988, tinha eu 11 anos, após ele ter deixado a columbofilia e sem destruir o pombal, ingressei neste desporto para não mais largar até aos dias de hoje.
Como não tinha qualquer tipo de experiência nesta área e, tudo era novidade para mim, o meu pai falou então com o meu tio para saber se me podia ajudar nesta minha nova paixão, o que ele (ainda que afastado à alguns anos) não hesitou em dizer que sim e ensinar-me todos os seus conhecimentos sobre estes magníficos e tão especiais animais. Foi assim que tudo começou.
Como não tinha pombos e um columbófilo, conhecido na zona por Licas, estava a abandonar este desporto, pedi-lhe para me arranjar alguns, que formaram a minha primeira colónia. Comecei na Sociedade Columbófila Ancorense enviando 12 pombos a concurso e assim estive até 1995. Nesse ano fiz uma pausa na columbofilia por causa de outro desporto que exercia na altura (o futebol) e que me ocupava os domingos. Infelizmente no ano de 2000 tive de abandonar o futebol por causa de uma rotura de ligamentos num joelho e voltei de novo ao desporto da columbofilia (já no decorrer do ano de 2002).
Tenho tido alguns êxitos desportivos que devo a amigos que me ofereceram pombos, que me têm dado tantas alegrias, mas de entre todos eles a pessoa que mais me apoiou foi sem dúvida um amigo chamado António Joaquim Lopes Viana, que hoje concorre com o nome Restaurante Taberna do Valentim, que me ajudou a ser o que sou hoje na columbofilia.
Com muito trabalho e dedicação tenho obtido bons resultados que como diz o Sr. Viana “sem trabalho nada se consegue…”
Em Setembro de 2012 formei sociedade com o meu sócio Paulo Macedo que tem uma grande paixão por estes animais, que abdica algumas horas do seu tempo na dedicação deste desporto, estando toda a colónia de reprodução aos seus cuidados e, muito bem entregue. Esta sociedade é sem dúvida uma mais-valia para mim e para a longo prazo poder obter melhores resultados.
Bento e Macedo