NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
INCONGRUÊNCIAS DA ACDC 25-03-2017

É irrisório mas é persistente. No Distrito de Coimbra as soltas ou são feitas antes de soltas mais á frente para que os arrastamentos aconteçam, ou então também mais tarde quando soltas atrás de nós são realizadas mais cedo. A coordenação de coisas elementares não existe, tal como no País em geral. A FPC continua a assobiar para o lado, o desvirtuar uma competição sistemáticamente e de forma reiterada é uma realidade a que nós columbófilos do Distrito nos vamos habituando. Enfim a Columbofilia não é diferente de toda a realidade que nos rodeia, infelizmente é uma verdade que vai acontecendo, se é intencional ou não a dúvida vai sempre permanecer.

 

2015 CAMPANHA FANTÁSTICA 02-07-2015

EQUIPA JOSÉ MARQUES & FILHOS

CAMPEÃ DE VELOCIDADE BLOCO A E DISTRITO

CAMPEÃ DE MEIO FUNDO BLOCO A E DISTRITO

POMBO 966 MELHOR POMBO VELOCIDADE/MEIO FUNDO/GERAL DO DISTRITO

EQUIPA JOSÉ A.N.MARQUES

CAMPEÃ DE FUNDO BLOCO A E DISTRITO

 

A Cereja no Topo do Bolo

 

Obs: o nosso muito obrigado aos muitos telefonemas e SMS  de parabéns.

VIVER COLUMBOFILIA EM DUME 13-07-2014

Por motivos familiares vou a Braga com alguma regularidade  e já lá vão cinco anos em que numa tarde de sábado ao passear  pela zona  do Estádio Axa e tendo a intenção de ir à Decathlon acabei por vislumbrar na Curva em Dume  um grupo de homens, um deles tinha uma bata branca e um apito, despertou-me o pensamento. Será um Columbófilo?

Avancei e parei junto da Curva, saí do carro e apresentei-me. Desde logo senti receptividade, amabilidade, boa disposição e educação por parte dos presentes.

Ao longo destes cinco anos a relação com a Columbofilia de Dume foi aumentando, as amizades foram crescendo e posso dizer mesmo que em Dume tenho vivido dos melhores momentos em Columbófilia, naquilo que para mim é Columbófilia, amizade, convívio e partilha.

Positivo e particular é que são vividos os doze meses do ano, na sede do G.C.DUME ou em casa de alguns Amigos, respira-se Columbófilia todo o ano.

Passados então cinco anos, mais uma vez numa tarde de Sábado igualmente na Curva em Dume  e com os mesmos homens, hoje Amigos, que conheci na altura passei uma tarde fantástica de Columbófilia.

Para o Amigo João Gomes (SESI) mais uma vez aqui deixo os parabens pela excelente Campanha, com uma equipa reduzida foi o Grande Campeão, provando que a qualidade é bem mais eficaz que a quantidade.

Para o Amigo Guilherme Ferreira igualmente os meus parabens, foi o terceiro da Geral fazendo uma Campanha muito positiva e que o vem encorajar para a próxima época aspirar a voos mais altos.

Deixo aqui um abraço tambem a todos os Restantes Amigos de Dume que me recebem sempre bem  e com os quais gosto e espero continuar a partilhar muitos e bons momentos.

Seguem algumas fotos da tarde de sábado de 28/06/2014.

Dois Campeões - Pedro Marques e João Gomes

 

Guilherme Ferreira e João Gomes como os dedos indicam 1º e 3º em Dume

Francisco - Pedro Marques - João Gomes - Professor Fernandes 

Guilherme  a ouvir e a aprender a táctica do "Mister" Zé Peralta 

Guilherme Ferreira depois do banhinho de champanhe

CAMPEÃO DISTRITAL DE MEIO FUNDO DA ACDC. 12-06-2014

Fomos Campeões Distritais de Meio Fundo. Campeonato sofrido mas muito gostoso. Uma palavra de apreço a todos os  que disputaram até á última prova este renhido campeonato. De destacar os novos valores que têm emergido no Distrito e que se afirmam pela positiva e o ressurgimento de outros que vêm em crescendo. A todos os nossos cumprimentos pelo contributo e valorização do Campeonato Distrital.

CAMPEONATOS NACIONAIS 2013 - DEFINITIVOS 03-04-2014

3º Campeonato do Columbófilo - Velocidade

6º Campeonato do Columbófilo - Meio Fundo

8º Campeonato do Pombo Ás - Velocidade

ACTUALIZAÇÃO DE CLASSIFICAÇÕES 2013 11-09-2013

Foram actualizadas as classificações de 2013

JOSÉ MARQUES & FILHOS EM NITRA, ESLOVÁQUIA. 20-01-2013

                                                                   

A TRAGÉDIA DO TITANIC 30-05-2012

Como certamente todos vimos, este brutal acidente aconteceu porque o Comandante do paquete em questão, homem experiente e com muito saber, cedeu á pressão vinda do Armador para que o navio estivesse no dia certo e á hora certa para grande recepção no porto de chegada em que estavam convidadas altas individualidades para a festa que tinha programado.

Com as condições climatéricas que se apresentavam era prudente reduzir a velocidade do navio para alem de todas as outras que já tinha tomado. A pressão do Armador para que não ocorresse qualquer atraso levou a que este homen do mar, violando a sua consciência profissional cedesse. Tivemos então uma das maiores tragédias marítimas com perdas de vidas humanas.

Para bem da Columbofilia do Distrito de Coimbra será bom que quem a Comanda não ceda a pressões. Que tenha em mente o que se tem passado ano após ano e que apesar de tudo tenha a coragem de olhar para as Associações Columbófilas Distritais de Referência no nosso País.

Um calendário em que um maior equilibrio equidistante abranja o maior número possível de columbófilos no nosso distrito.

Não é fácil resistir á pressão, mas resistir é a única alternativa a hecatombe que se avizinha da nossa columbofilia.

Parar : Marcha a Ré : Corrigir o Rumo 22-04-2012

       Os "Responsáveis" no Distrito de Coimbra do Calendário de Fundo, terão sériamente que repensar o Futuro do Distrito na Especialidade de Fundo.

Quando menciono "Responsáveis", refiro-me a todos os Columbófilos que influenciaram o Calendário de Fundo Actual.

Pois como na Politica, a maioria não tomou posição, como sempre, pensou que não valia a pena. O resultado está ano após ano á vista de todos nós, o contínuo abandono por parte das Pequenas Colónias de participar na Especialidade de Fundo em virtude da sua tremenda selectividade.

Ora a manter-se a situação actual, cá vamos caminhando alegremente para o precipício. O abandono das Pequenas Colónias na Especialidade de Fundo que já se verifica desde alguns anos a esta parte.

O calendário actual está fabricado para as Grandes Colónias. O Amador com parcos recursos e poucos pombos, em função da perca elevada dos seus pombos, opta pelo abandono da Especialidade de Fundo.

Ficando assim aberta a porta para o abandono definitivo da Columbófilia.

Podemos e devemos inverter esta tendencia. Ou será necessário, como está a acontecer no nosso País, que venha uma TROIKA qualquer, impor e corrigir o rumo que nós não fomos capaz de efectuar.

Como no País, os responsáveis não foram só os politicos, fomos todos os que votámos nos irresponsáveis que nos conduziram há actual conjuntura.

Urge pois : PARAR : MARCHA A RÈ : CORRIGIR O RUMO:

Três Ordens que nos permitem pensar em conformidade e actuar resolutamente.

Só assim será possivel a RETOMA da COLUMBÓFILIA por parte das Pequenas Colónias no Distrito de Coimbra.

Temos que ter a sagacidade necessária de compreender que as Grandes Colónias só sobreviverão se neste Desporto que nós amamos for possível ás Pequenas Colónias participar e competir com uma maior equidade, onde seja possível tambem a Elas sonhar com as Vitórias e os Sucessos que todos nós aspiramos, grandes e pequenos.

Não é intenção da minha pessoa, com esta opinião, Desrespeitar ou Ofender quem tanto do seu TEMPO e se PRIVA do aconchego do lar e da familía: OS RESPONSÁVEIS DA ASSOCIAÇÃO e das COLECTIVIDADES.

Como sempre na Vida e na Profissão esta é a minha opinião. Respeito no entanto a dos outros. Isso não me retira o direito de expressar a minha.

José Marques

Campeonatos Nacionais 2011 - Homologados 29-12-2011
Casais Reprodutores 06-07-2011

Foram adicionadas novas fotos aos casais reprodutores.

Casais Reprodutores 04-07-2011

Foram adicionadas fotos aos casais reprodutores.

Resultados Finais Campanha Desportiva 2011 01-07-2011

Ver em resultados as classificações Distrital Geral, Distrital - Zona Sul e Colectividade.

Revista Hans Eijerkamp & Zonen 2009/2010 24-05-2009

Diário as Beiras 22-01-1998

 

Mundo Columbófilo 05-03-1996