Eu, Jose Augusto da Silva Amorim, nascido em 1970, iniciei-me na Columbófilia em 1996, um pouco aos trambolhões , tendo um tio o "Meno" e que era um amador á muitos anos, acabando por ser o grande impulsionador na minha entrada na Columbófilia.
Eu vinha do meu trabalho e a primeira paragem que fazia era no seu pombal, chegando a casa bastante tarde e a minha esposa, sempre a dizer-me se nao tinha horas para chegar a casa.
Entao resolvi fazer um pombal em minha casa, e comecei com cerca de 80 pombos, no primeiro ano foi um verdadeiro desastre, até que conheci uma pessoa que me ajudou imenso, o Pedro, que, quer no modo de tratar os pombos, quer em todos aqueles pequenos detalhes que acabam por ter uma importancia relevante neste desporto, posso o considerar como um bom professor, que fez de mim um excelente aluno.
Em 1998 tive o prazer de conhecer o Mário, e fui muito bem sucedido, tanto no aspecto de amizade, como nos cruzamentos que fizemos dos meus pombos com os dele, 99% da minha colonia são descentes desses pombos. Alguns deles cultivados á dezenas de anos por este amador.
Resumindo tudo isto, á já uns anos que, quer o meu tio "Meno", quer o Mário, estão comigo, fazemos todos parte da mesma equipa, fazendo tambem parte da mesma o meu grande amigo "Zé" Costa, mais conhecido pelo "Zé da Variante", tambem um ex-columbofilo e grande campeao (pra mim o melhor da equipa), que é o meu braço direito em tudo.
Por ultimo, e porque os ultimos sao os primeiros, nao posso deixar de realçar o papel importante dos meus pais, principalmente o meu pai um grande adepto deste desporto, grande entusiasta e financiador desta equipa.
Hoje posso dizer que a minha grande paixão é sem duvida este desporto e essencialmente esta pequena ave.