Manuel Guedes 26 anos e Joaquim Guedes 16 anos
Como apareci na columbofilia!
Desde muito novo que apareceu a minha paixão pelo pombo correio, pois esta sensação de ser columbófilo já era familiar, meu avô paterno, meu pai e meu irmão já eram em 1951 columbófilos de algumas colectividades existentes no nosso concelho.
Quase posso dizer que nasci dentro de um pombal, pois comecei acompanha-los tinha eu apenas seis anos de idade.
Infelizmente em 1966 o meu irmão deixou a columbofilia por motivos de saúde e eu nesse mesmo ano ingressei no serviço militar, abdicando por algum tempo da columbofilia, devido a mobilização para o Ultramar, (Moçambique e Angola Operações Especiais Comandos), tendo retomado a columbofilia em 1971, após o meu regresso. Durante três anos fui adquirindo alguns pombos das colónias do velho Prazer, António da Umbelina, Cordeiros de Espinho e dos meus primos de S.João de Ver. Em 1974 voltei novamente a Angola e regressei em 1976, ficando meu pai a cuidar dos pombos durante estes dois anos.
Em 1976 comecei a cultivar a velha linha da "Branca Rejeitada", era uma fêmea ainda com penas de ninho que marcou três prémios na dezena nos concursos de Espanha, daí a minha paixão pelos pombos brancos.
Em 1982 devido à minha vida profissional, não me era possivel concursar a nivel de colectividade tendo no entanto angariado boas amizades as quais me proporcionaram a continuidade na columbofila, ou seja, como sócio de outros columbofilos.
Sem ferir a susceptibilidade dos meus antigos sócios, que ainda hoje mantenho uma boa amizade com eles, entendi que estava na altura de continuar a minha vida columbofila no meu próprio pombal, fazendo as minhas experiências "a consanguinidade", ou seja criar a minha própria origem. Este foi o motivo pelo qual me dediquei aos derby´s.
Dei o meu contributo como membro do Executivo da Colectividade da União Columbófila de Stª Maria de Lamas durante alguns anos e sou sócio honorário da Sociedade Columbofila de Lourosa.
Manuel Guedes grande columbofilo com pequenos prémios
Distribuição de prémios da União Columbofila de Stª Mª Lamas em 1962
Joaquim Guedes também criador de canários
Campeão distrital do Porto 1980
E assim desta forma termino a pequena história da minha vida columbófila com esta foto que demosntra toda a minha dedicação e paixão pelos pombos.
Um bem haja a todos os columbófilos
Joaquim Guedes