No dia 26 de Novembro de 1959, numa pequena aldeia chamada Caixaria (concelho de Torres Vedras) nasceu um menino chamado João Xavier. Era traquina e aventureiro, por isso, o gosto pelos animais desabrochou muito cedo. O entusiasmo pelos pombos foi imediato aquando da oferta de um casal de pombos correios pretos (sem anilhas), por um amigo do seu pai em 1970.
Alguns anos depois, um outro amigo da família trouxe-lhe como prenda um casal de pombos correios que tivera comprado na feira de Antuérpia, numa das suas viagens à Bélgica. Ficou super orgulhoso ao olhar para o seu primeiro casal de pombos. O macho azul e a fémea pigarça, ambos de origem bricoux.
Após esta oferta, o gosto por estes animais foi crescendo de dia para dia e, hoje, toda a sua colónia de pombos correios descende desse primeiro casal de reprodutores.
Mais tarde, importou vários pombos oriundos da Holanda e da Bélgica.
E, actualmente apresenta-se como um columbófilo que cultiva diversas raças, tais como:
- Pigarços Brancos - William Geerts
- Pigarços E Vermelhos - Bricoux
- Pigarços Van Loon - Linha Silver Shadow
- Negros Putterrie - África do Sul (oferecidos por Júlio Albuquerque, um grande amigo e ex-sócio).
O Pombal João Xavier derivado à sua vida profissional, só participa em derbys.
Em 1998 formou a equipa Xavier e Albuquerque. Participou apenas durante um ano (um ano de ouro) na Sociedade Columbófila de Torres Vedras, com apenas 36 borrachos tardios para competição.
Nota: Classificações na página: Resultados.
Aqui está uma breve biografia sobre o seu percurso e interesse por este desporto e por estes animais.