José Henriques Carapinha Santos

 InícioVisitas: Contador de Visitas 

 

  

Balanço da época columbófila 2012

José Henrique Carapinha dos Santos

 

Estando o ano 2012 a acabar e o de 2013 a começar, decidi fazer o balanço da época que acabou, a qual não foi uma campanha columbófila nada fácil, a começar pela infelicidade de nos entrar no pombal, em meados de novembro, o adeno-vírus que quase dizimou a colónia de borrachos; dos 88 atletas apenas restaram 24, enfim…em frente.

Começou a campanha e na primeira prova de Velocidade… um espetáculo: 23 pombos na percentagem e recebi 60 pombos em 4 minutos. Na 2ª prova de Velocidade foi mais um espetáculo e, enfim, seguíamos parecendo que a campanha ia decorrer com normalidade; mas na 3ª prova começa o Fundo ( o campeonato de que mais gosto e que mais alegrias me tem dado) e o inesperado acontece! Um dos meus colaboradores, no dia do encestamento para a prova de Fundo disse-me: “Zé, as fêmeas não estão em condições de ir”; analisada e debatida a situação decidimos não enviar os pombos a Fundo. Na sociedade, então, ninguém acreditava na nossa decisão mas era verdade… cá para o Zé e os seus colaboradores o campeonato de que mais gostavam “já era”.

            Cabeça erguida que ainda há muito campeonato!! Trataram-se as fêmeas com a preciosa ajuda e indicações do Sr. Alexandre Pedro (a quem muito devemos e agradecemos) e fomos em frente. Os pombos melhoraram e lá foram marcando, numa campanha dificílima com provas de temperaturas muito elevadas e numa delas perdemos as nossas melhores fêmeas de Velocidade e Meio Fundo; deitámos então a mão às voadoras de Fundo (que entretanto tinham melhorado) e que ainda foram a tempo de ajudar, e bem, na conquista de títulos que ganhei na Sociedade Col. de Serpa e a nível Distrital para os quais também contribuiu o azar do meu amigo e adversário António Lampreia que teve a infelicidade de registar uma avaria na entrada eletrónica na última prova perdendo portanto os registos. Mas na columbofilia acontecem percalços e temos que encarar este desporto lindo com amizade, sinceridade e amor pelos nossos pombos. Bom, mas depois disto tudo e porque a conversa já vai longa, ainda acabei por fazer uma campanha engraçada !!

RESULTADOS:

Na Sociedade Columbófila de Serpa :

Velocidade  - 1º                      e           Anilha de bronze

Meio Fundo -1º                       e          Anilhas de prata e de bronze

Geral              -                                       Anilha de bronze

 

Na Associação de Beja :

Velocidade  -  Campeão Distrital

Meio Fundo - 6º     

      Um aparte : o pombo que conquistou o 5º lugar na Maratona Nacional a voar pela “Padaria Ramalho” é proveniente desta colónia.

Por fim, quero desejar a todos os columbófilos um Feliz Natal e um Bom Ano de 2013 com as novidades que aí vêm, uma das quais é a nossa nova sociedade Brito, Sota e Carapinha.

 

Bons voos para 2013