Desde miúdo que Hernâni Carvalho se sentiu atraido pelos pombos correios e de tal forma que o seu primeiro pombo oferecido por um amador Vila-realense não obstante não ter anilha nem rabo foi carinhosamente tratado e colocado numa gaiola. Em breve porém percebeu o que era o pombo correio e então entrando no mundo da columbofilia local, depressa começou a formar a sua própria colónia. A oferta de um ovo do amigo ACÁCIO MARROTE deu-lhe a alegria de começar a ter um campeão, numa fase em que os conhecimentos de columbofilia comparativamente aos tempos de hoje era zero. Nasceram grandes amizades com o Fernando Monteiro, o Armindo, o Zeca, o Sebastião Dinis, o Lemos, o Maurício, o Nóbrega,o Taborda, os Armandos, o Arnaldo, o Pimenta, o Costa, o Padilha, o Angelo e tantos outros na maioria já falecidos. Por razões profissionais teve de abandonar em 1970 com a ida para a tropa e posteriormente por volta de 1974, depois de deixar o ensino e entrar no mundo das minas.
Em 2001, Hernâni Carvalho e Moisés Carvalho, seu filho, reiniciaram a sua actividade desportiva na SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE VILA REAL, sendo óbvio o interesse do Pai em fomentar no filho o seu amor pelos pombos correios. Na altura trabalhava em S. João da Madeira e quem tratava dos pombos era a sogra/avó, já na altura com perto dos 80 anos de idade.
Em 2002, concorreram com 2 equipas, a de HERNÂNI CARVALHO e MOISÉS CARVALHO, sendo respectivamente 4º e 13º classificados na Sociedade Columbófila de Vila Real. Os pombos só eram vistos na noite de 6ª feira para serem encestados e depois no seu regresso dos treinos ou concursos. Mesmo com uma segunda equipa e apesar da boa classificação obtida, o gosto pelos pombos de seu filho não era visível, mas era importante o seu contributo na Colectividade dados os seus conhecimentos informáticos. Pai e filho passaram a ser membros dos órgãos sociais da Colectividade ainda que vivendo em S. João da Madeira.
A partir de 2003 formaram a dupla HERNÂNI & MOISÉS, conquistando o 3º lugar da geral e ainda tendo como tratadora sua sogra e avó (quantas vezes ao chegar de fim de semana se viam alguns machos e fêmeas juntos!!!). Em 2004, 2005 e 2006 foram sempre os 2º cassificados e em 2007, 2008 e 2009 chegaram finalmente ao título de campeões da colectividade, sendo já significativos os seus êxitos desportivos. Só a partir de 2005 é que já residentes em Vila Real poderam dar um maior apoio à causa columbófila e consequentemente aos seus pombos. Em 2011 o culminar de êxitos com o título de CAMPEÃO ABSOLUTO na Soc. Col. De Vila Real e vencedor no pombal dos campeões da Ass. do Porto, sendo ainda 3º no Derby e 1º pombo ÁS, para além do 2º pombo ÁS em Évora, quando no ano anterior haviam sido os vencedores da prova final e vencedores do pombo ÁS.
Mais importante que tudo, foram sem dúvida as inúmeras amizades conquistadas nestes ainda poucos anos de convívio columbófilo e de tal forma que não caberiam numa folha a inscrição de tantas e tantas amizades conquistadas por esse Portugal fora, aquilo que continuarão a fazer enquanto acreditarem nos homens e na prática desportiva. Aos nossos amigos, BEM HAJAM!