Fernando Laranjeira

 HistóriaVisitas: Contador de Visitas 

Caros amigos, a minha paixão pelas aves são desde Criança, quando apanhava pássaros bravos para os por em Gaiolas, desde os pintassilgos, melheirinhas, pintarroxos, verdelhões, melros etc.

   Mais tarde quando tinha, 20 Anos, casei, montei casa em Quarteira, onde logo comecei a minha criação de Canários, ao qual cheguei a ter 41 casal de canário, a criar ao mesmo tempo, no qual cheguei a ter entre os 350 a 400 canários por ano, ao 3º ano de ser criador fui fazer a minha primeira Exposição de com 12 Canários, em Loulé, e ver os meus pássaros com superior categoria, e no final, terem inferior classificação, e ver que quem ganhava os prémios eram sempre os mesmos, nessa mesma Exposição, um exportador de aves do Barreiro entrou em contacto comigo, para me perguntar se eu tinha mais com aquela categoria e se os queria vender. Eu estando tão irritado com a Exposição disse-lhe que sim, mas numa condição de os comprar todos incluindo os reprodutores, ele respondeu-me que só vendo, então fui com ele a casa e ele ficou maravilhado com o que viu e fizemos negócio, o total da compra foi 402 canários por 400.000$00, nesse momento acabei com tudo, com a excepção de um canário que eu depois pedi ao Sr. Para ficar com um para cantar, canário esse que morreu de desgosto ao segundo dia de ter ficado sozinho.

 

Depois, mais tarde isto, em 1993 fui á casa de um amigo, que tinha pombos rafeiros e dragões, e eu pedi-lhe um casal de pombos, o que cheguei a ter 18 pombos desse casal. Um dia esteve um columbófilo de Faro, O Vargas de Faro, e me disse, Laranjeira mata isso tudo que tens aí, e vai a minha casa que eu dou-te dois casais de pombos correios para a reprodução, que é muito bonito seres columbófilo, e poderes competir neste magnifico desporto, que é sem sombra de dúvida a columbofilia, então obedeci ao que ele me disse, e dirigi-me a casa dele em Faro, e aos pombais dele, e então sim, é que fiquei abismado com o que vi.

   Trou-se dois casais de reprodutores, que ainda conservo esse sangue, e assim foi fiz-me, sócio da Sociedade Columbófila Louletana, e da Federação Portuguesa de Columbofilia, comprei as 25 primeiras anilhas em 1994, e começei a voar neste mesmo Ano com 18 borrachos. Tinha na altura um pombal com 1,20 x 1,50 x 2,00 mts depois mãos à obra e fiz novos pombais, mas mesmo assim tenho os pombais pequenos pois não tenho mais espaço, assim faz-se o que se pode.

  Um pombal de reprodutores 3,00 x 2,50 x 2,30 mts com nove caixas, e tenho três pombais de voadores com 2,50 x 1,60 x 2,50 mts    assim foi,e será, a minha história com algumas tristezas, mas também com muitas alegrias.