O "Clube de Columbofilia" da Escola E.B.2.3. Professor Gonçalo Sampaio nasceu em 1995, aquando a implementação do tema "Protecção Animal" escolhido no âmbito do Projecto da Área Escola da então Escola C+S Professor Gonçalo Sampaio.
É nesse ano que se constrói o pombal, iniciando-se, no ano imediatamente a seguir, a prática desportiva da modalidade.
Esta iniciativa teve, para além de ir ao encontro do referido projecto, a intenção de ocupar os alunos nos seus tempos livres, contribuindo, desta forma, para o enriqueciemento curricular dos mesmos, uma vez que a sua passagem pelo pombal funcionava sempre como um alargar dos seus horizontes, nas mais variadas áreas, já que o pombal era, e ainda o é hoje, um local aprazível, onde se fala não só de pombos, mas de tudo o que aos alunos e à escola diz respeito, contribuindo, desta forma, para um alicerçar cada vez mais forte da educação para a cidadania. O incutir nos alunos o saber ganhar, o aceitar a derrota, o reconhecer o mérito do adversário, o saber dar os parabéns aos vencedores, o despertar o desejo de ultrapassar as suas limitações de momento é, em nosso entender, a melhor forma de educar.
É ainda nosso objectivo fazer ver aos alunos que, assim como o pombo voa sempre em direcção ao pombal, assim os alunos devem caminhar sempre em direcção ao futuro, futuro esse que só se advinhará como risonho, se soubermos todos dar-lhe sentido no presente, através da educação para estes e outros valores.
Em columbofilia, os resultados estão na nossa mão, da mesma forma que o futuro das nossas vidas.
Saudações columbófilas
O Vice-Presidente do C. Executivo e responsável do clube
Professor Belarmino Leite