XVIII ENCONTRO NACIONAL DE CAMINHEIROS EM VILA REAL |
20/06/2011 |
Mais de uma centena de caminheiros reuniram-se na Praça do Município de Vila Real, onde nas instalações da União Artistica procederam às respectivas inscrições, presenteando-se todos os inscritos com uma T-shirt oferecida pelos nossos grandes amigos e patrocinadores LABORATÓRIO DO PIOLEDO. Presentes grupos de Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Régua (Caça e Pesca e Solitários), Acção Católica Rural, Porto e Vila do Conde-Vidago. Pelas 9,15 horas deu-se início ao passeio que teve a participação de mais de uma centena de caminheiros e que tiveram oportunidade de passar em locais de rara beleza natural, acompanhando ainda os trabalhos da futura Auto-Estrada cujos pilares impressionam pela sua imponente construção. Junto à UTAD tivemos oportunidade de iniciar um momento de convívio saboreando algumas especialidades incluindo um quentinho caldo de cebola. Graças ao patrocínio do CONTINENTE, CARNES SILVA e outras boas vontades foi possível aconhegar os estômagos e partir para a parte final do percurso previligiando a antiga linha férrea de onde se podia contemplar algumas deslumbrantes paisagens tendo o Corgo e Cabril como testemunhas do percurso que foi do agrado da maioria dos participantes. Os Bombeiros da Cruz Branca e Voluntários de Vila Real, marcaram presença em locais de possível risco, dando ao grupo a confiança necessária para o êxito deste evento, ao qual não foi alheio o esforço dos companheiros e amigos Romeu e Natália nos abastecimentos de água ao longo do caminho, sempre indispensáveis, num percurso em que a temperatura elevada se fez sentir.
Na hora do almoço o Rancho de Borbela deu vida e alegria a todos os presentes, que os receberam calorosamente, bem assim como a algumas individualidades convidadas, com natural destaque para a Câmara Municipal com o seu Vice-Presidente Engª Madeira Pinto e mais tarde o seu colega Vereador Engº Miguel Esteves, Presidente da Junta de Freguesia de Mondrões, Freguesia de D. Dinis e também Presidente da Asembleia-geral dos Caminheiros e Presidente do Rancho Etnográfico de Borbela. O almoço muito bem servido num amplo e confortável salão da churrasqueira IDEAL, teve na sua parte final a intervenção do Presidente da Associação qu naturalmente agradeceu a todos os presentes a sua presença, sublinhado com um forte aplauso a participação dos que nos honraram com a sua visita e dos rapazes e raparigas de Borbela pela alegria que transmitiram com a sua actuação. Agradeceu ainda a todos os patrocinadores e sublinhou a importância da Câmara neste evento, não só com o seu patrocínio, como pela sua presença, muito estimada e desejada. O Presidente da Direcção recordou ainda as péssimas condições da Associação com a falta de uma Sede Social, apelando à boa vontade da Câmara na resolução desta prioridade que o levou a ser candidato à Presidência. Apelou ainda à participação dos sócios e de outros grupos em parcerias em eventos que poderiam ser consultados na sua página da INTERNET, lembrando o interesse desta ferramenta nomeadamente na captação de uma das suas prioridades que era a de dar voz à juventude.
De seguida o Senhor Vice-Presidente usou da palavra para igualmente agradecer a presença de todos os presentes nomeadamente dos que se deslocaram a Vila Real, anunciando algumas das actividades da Cãmara que estão já em curso como por exemplo a recuperação dos Caminhos de Santiago pela importância que ele representa para a Região e na qual a Associação de Caminheiros terá um papel importante. Agradeceu igualmente ao Presidente do Rancho a sua colaboração nesta festa dos caminheiros. Não querendo comprometer-se com qualquer tipo de promessa, foi patente nas suas palavras o carinho e apreço que o Grupo representa para a Instituição que ele representa, concluindo a sua intervenção com alguns poemas que deliciaram os ouvidos dos presentes.
A entrega e troca de lembranças encerraram este dia de Festa lembrando-se que o Encontro do próximo ano será em 10 de Junho (domingo) e que no curto prazo estão inseridos eventos como o VER NASCER O SOL das antenas do Marão no Solistício de 21 de Junho e a EXCURSÃO à Serra da Estrela em 24 de Julho que contemplará um passeio pedestre de cerca de 16 km desde o Mondeguinho (nascente) até Folgozinho (ALBERTINO).
|