Foi solicitado ao SENHOR DOUTOR ANTÓNIO JÚLIO (MÉDICO), SÓCIO Nº 1 e FUNDADOR DA ASSOCIAÇÃO DE CAMINHEIROS DE VILA REAL, que desenvolvesse um breve historial da ASSOCIAÇÃO cujo texto de sua autoria passamos a expor:
"A prática do caminheirismo é hoje consensual e praticada por inúmeras pessoas em Vila Real e em todo o País, mas foram 2 médicos que em Vila Real iniciaram esta saga desportiva. Durante um passeio solitário a pé de S. Martinho a S. Domingos de Provezende, equipado de fato de treino e sapatilhas, agravou-se uma dor de dentes o que me obrigou a inverter a marcha e procurar o Doutor A. Correia de Barros, estomatologista em Vila Real. Em vez de observar imediatamente o meu dente, começou a fazer perguntas sobre fatos de treino e caminhadas, informando que gostava de caminhar mas fazia-o sozinho. Combinamos então caminhar juntos e foi assim que se iniciou a saga dos caminheiros de Vila Real. Para apoio nas subidas e descidas, bem como afastar alguns cães agressivos inventei o uso do pau que se generalizou rapidamente a todos os caminheiros.
Por sugestão do INATEL, constituimos a ASSOCIAÇÃO DE CAMINHEIROS DE VILA REAL, no Cartório Notarial desta cidade aos 11 de Dezembro de 1991. Os Estatutos então criados são uma cópia exacta dos de COIMBRA por gentileza desses nobres caminheiros.
O treino segue a fórmula dos 3K indicado em vários livros da especialidade que aconselha treinar 3 vezes por semana em dias alternados. Esta fórmula diz que numa marcha se gastam 0,52 Kcal por Km e por Kilo de peso. Para gastar 2.000 Kcal por semana, basta treinar 3 dias não consecutivos andando 15,5 a 16 kms. de cada vez. No momento actual não há evidência de que seja benéfico para a saúde gastar mais de 2.000 Kcal por semana".
O nosso obrigado ao Senhor Doutor António Júlio
PARA A HISTÓRIA O HINO DOS CAMINHEIROS
Também disponível no youtube em http://youtu.be/WDQte3QPyiI
FACTOS RELEVANTES NA VIDA DA ASSOCIAÇÃO
Como complemento consta na 1ª acta que "aos sete dias do mês de Março de mil novecentos e noventa e dois, reuniram no salão de reuniões da União Artística, os sócios fundadores da Associação de Caminheiros de Vila Real com a seguinte ordem de trabalhos.
Primeiro - Eleição dos corpos Gerentes para o biénio mil novecentos e noventa e dois e noventa e três.
Segundo - aprovação da jóia e quota.
Terceiro - aprovação de emblema
Depois de lidos os Estatutos, foi apresentada uma lista, à qual foi atribuida a letra A, tendo sido eleitos por unanimidade os seguintes sócios.
Para a Assembeia Geral; Presidente - Doutor António Júlio da Silva Monteiro; Vice-Presidente - Doutora Adriana Angelina Granate Costa; Secretária - Celcedina Mendes Pires Cabral; Suplentes - Ilídio Ferreira Machado, Azemiro Jorge Carvalho Aguiar, Maria Margarida Lima Morais,Manuel Costa Mourão, Américo Fraga Rodrigues, Maria do Céu Passos Almeida Frederique e Lucinda Gonçalves dos Santos Pinto.
Para a Direcção; Presidente - Joaquim Barreira dos Santos; Vice-Presidente - João Albertino da Rocha Fernandes; Secretário - Jorge Gonçalves; Tesoureiro - Euclides António de Almeida; Vogais - Maria Angela Pereira Cardoso, Maria Rosa Pinto Reis e Maria Amélia Mourão; Vogais e suplentes- Arlindo da Cruz Botelho, António Joaquim Gaspar de Carvalho e Maria Fátima Lima Morais.
Para o Conselho Fiscal; Presidente - Délio da Graça Ferreira Machado; 1º Scretário - Manuel Cardão Pito; 2º Scretário - Maria Beatriz Gaspar Ribeiro Pires; Suplentes - Maria de Lurdes Gonçalves dos Santos e Corcília Fernanda Madeira da Costa.
Quanto ao 2º ponto da ordem de trabalho - aprovação da jóia e quota - foi deliberado por maioria com dois votos contra que a jóia de inscrição nesta Associação seria de mil escudos e uma quota mensal de duzentos escudos.
Acerca do terceiro ponto - aprovação do emblema - depois de apresentadas e comentadas algumas sugestões, deliberou-se adiar a sua aprovação.
Depois de concluida a agenda de trabalhos, deu-se por encerrada a reunião da qual se lavrou a presente acta que depois de lida será assinada pelos elementos presentes".
É evidente a força e vitalidade de grande número de pessoas que deram o seu melhor ao longo destes anos de vida da Associação, vendo-se logo nas primeiras actas o espírito de grupo com a realização do MAGUSTO, CEIA DE NATAL, PASSEIOS MENSAIS e ENCONTROS NACIONAIS, sendo ainda interessante a fórmula encontrada para atribuição dos números a atribuir aos sócios, que na altura eram em número de 26. Pela primeira vez se pode ver em acta com o nº 5, alguma dificuldade na eleição de Corpos Gerentes, corria o ano de 1996, resolvida em 15 dias. Na acta nº8 (30 de Março de 1998) realce ao planeamento sumário de possível peregrinação a Roma apresentada pelo Sr. Doutor António Júlio. A acta nº 10, toca pela 1ª vez o assunto Sede Social e transporte próprio, este mais tarde considerado dispensável. As restantes actas demonstram claramente as dificuldades crescentes em conseguir-se listas de candidatos tendo inclusivé sido colocada a hipótese de extinção da Associação (acta nº 28 de 16 de Março de 2008). Em 21 de Março de 2011, foi colocado à apreciação dos sócios um "manifesto eleitoral" elaborado por Hernâni Carvalho, que merecendo a aprovação dos sócios previa algumas prioridades consumadas em Assembleia-geral com a sua aprovação por unanimidade. Trata-se de um plano arrojado que visa a conquista de novos associados num projecto de ENCONTRO COM A JUVENTUDE, arranjar Sede própria, bandeira da Associação, hino da Associação, alteração de parte dos Estatutos, alteração das cotas, criação de página na INTERNET já consumada, e a criação de parcerias com outros grupos, clubes ou Associações. A HISTÓRIA CONTINUA E A SEU TEMPO SERÁ ACTUALIZADA, mas as actas rezam a existência até ao presente de apenas 4 Presidentes de Direcção que tomaram posse, o que significa acréscimo de sacrifícios de alguns associados nomeadamente de João Albertino Fernandes e Jorge Gonçalves pelos constantes mandatos assumidos, sem que surgissem outras alternativas. É tempo de revitalizar e isso só é possível com muito querer e grande vontade de tudo e todos.
HERNÂNI CARVALHO (30 de Maio de 2011)
EM 25 DE JANEIRO DE 2012, ENTREGA DAS CHAVES DA SEDE SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS CAMINHEIROS DE VILA REAL