ROTA DOS MOINHOS E SABORES DE SANTIAGO |
27/08/2012 |
ESPERAVA-NOS EM ALMOFRELA, 2 dedicados companheiros e grandes amigos que nos iriam acompanhar neste trilho famoso. O nosso amigo Gil e o seu colega receberam-nos com todo o cuidado de quem anda nisto à muito tempo e depressa fomos conduzidos à "TASQUINHA DO FUMO", onde começamos por saborear umas boas sanduiches, acompanhadas de um mavilhoso café servido à boa maneira antiga numa chocolateira(espero que o termo seja este).
Carateristicas muito especiais na forma de estar e servir nesta bela "TASCA" em pedra da região e de onde se destacava o Forno a Lenha e a lareira tradicional.
SEGUIU-SE A FOTO DO GRUPO COM AS DESCULPAS A QUEM INADVERTIDAMENTE FOI CORTADO(no total 20 caminheiros e 2 guias)
Agora deliciem-se com alguns pormenores e vistas do percurso num constante sobe e desce
UM PORMENOR INTERESSANTE (processo para cobertura das vacas quando vão ao boi-sexo sem hipóses de defesa)
E o caminho ia-se fazendo com subidas e descidas constantes num trajecto estimado em 14,800 kms.
CHEGOU A HORA DE SABOREAR UM BELO VERDE DA REGIÃO, NUM AMBIENTE MUTO FAMILIAR
DEPOIS FOI A SUBIDA PELOS MOINHOS, TODA ELA CHEIA DE ENCANTOS E BELEZAS
O belíssimo almoço servido com todos os sabores, desde a alheira, pataniscas, bom presunto, carne grelhada de vitela do mais saboroso que alguma vez comemos, belas sobremesas onde não faltou o doce Teixeira, pão de ló, peras bêbedas, melão, pudim e os saborosímos degestivos variados, sempre acompanhados de saborosos verdes branco e tinto servidos neste agradável copo cerâmico. Mais uma Jornada de grande convívio e amizade para recordar.
|