CONVITE - CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIAGO |
03/05/2012 |
No passado 1 de Maio, ocorreu o descerramento do monólito comemorativo da abertura do Caminho Interior de Santiago. Um grande grupo de caminheiros em parceria com os Bombeiros da Cruz Branca foram ao encontro de 2 peregrinos que iniciaram a sua caminhada em Viseu em 25 de Abril, pernoitando na CUMIEIRA,onde os fomos esperar e acompanhar a Vila Real.
Chegados a Vila Real e de acordo com o programa fomos recebidos na Praça do Município dirigindo-se a comitiva em seguida para o Salão Nobre onde iriam usar da palavra os convidados Hernâni Carvalho, Presidente da Ass. dos Caminheiros de Vila Real, Padre António Paulo, representante da Diocese de Vila Real E Dr. Manuel Martins, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real. Antes destas intervenções foi assinado o PROTOCOLO DE CEDÊNCIA DE INSTALAÇÕES, cujos termos foram lidos antes da sua assinatura.
Na sua intervenção o Presidente da Associação depois de saudar os 2 peregrinos, autoridades presentes e restantes presentes, recordou um pouco da história do caminho Francês que ele mesmo já percorreu desde França e destacou a importânica do momento que estava a ser vivido, mas adiantou "HOJE ABRE-SE UM NOVO CICLO, NATURALMENTE MUITO IMPORTANTE, MAS QUE NÃO COBRE AS NECESSIDADES A CURTO PRAZO PELAS QUAIS TODOS DEVEMOS LUTAR". acrescentando: Nessa altura (inauguração do troço concelhio), numa breve intervenção que fiz disse que os obstáculos são aquelas coisas medonhas que se vêm quando se tiram os olhos de determinado objectivo e humildemente e nesse contexto apelei ao essencial, à criação de um albergue com os requisitos indispensáveis aos muitos peregrinos a pé, de bicicleta ou a cavalo, que irão passar pelos nossos caminhos e terminei com um pensamento de grande significado humano e social “ AO REJUVENESCER O CAMINHO DO INTERIOR, TEMOS O INTERIOR COM VIDA”
ACRESCENTAREI AGORA O PENSAMENTO DE UM AUTOR DESCONHECIDO:“O verdadeiro sucesso depende da habilidade de relacionamento interpessoal, da capacidade de compreender ideias e emoções". Este é o desafio que coloco aos Homens do Poder e do saber, recordando” FERNANDO PESSOA“Somos do tamanho dos nossos sonhos"
Hernâni Carvalho terminou a sua intervenção lendo um poema que um Húngaro escrevia numa enorme parede e que o marcou quando fez a sua peregrinação pelo Caminho Francês
Pó, lama, sol e chuva
é o Caminho de Santiago.
Milhares de peregrinos
e mais de um milhar de anos.
Peregrino? Quem te chama?
Que força oculta te atrai?
Não será o Caminho das estrelas.
Nem as grandes Catedrais.
Não é a chuva de Navarra,
nem o vinho dos riojanos
nem os mariscos galegos,
nem os campos castelhanos.
Peregrino? Quem te chama?
Que força oculta te atrai?
Não serão as gentes do Caminho.
Nem os costumes rurais.
Não é a história e a cultura,
nem o galo de La Calzada,
nem o palácio de Gaudí,
nem o Castelo de Ponferrada.
A todos vejo passar,
e é um prazer a todos ver,
mas a voz que a mim me chama
sinto-a muito mais fundo.
A força que a mim me empurra,
a força que a mim me atrai,
nem eu mesmo a sei explicar
!Só o lá de cima sabe!
Seguiu-se o discurso do Representante da Diocese e do Senhor Presidente da Câmara que focaram a importância desta parceria, num acordo muito importanta para os objectivos imediatos. O selo (carimbo) que marca na credencial dos peregrinos a sua passagem por VILA REAL, foi colocado com a simbologia própria do momento. Em seguida foi finalmente descerrada o monólito concelhio alusivo ao Caminho Português interior de Santiago, conforme o registo que se segue
^
EM FOTOS OUTROS MOMENTOS QUE MARCAM UMA DATA ESPECIAL PARA VILA REAL E SOBRETUDO PARA OS QUE GOSTAM DOS CAMINHOS DE SANTIAGO.
|