PASSEIO AO COUTO MINEIRO DE JALES |
25/10/2011 |
Tal como estava programado realizou-se no último domingo uma caminhada de cerca de 24 km a CAMPO DE JALES, lugar das minas conhecidas como dos MOUROS que remontam à época pré-romana. Entraram nesta aventura 27 caminheiros que tiveram o prazer de contar com a companhia do nosso Ilustre Vice- Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, que na sua qualidade de Vereador do Pelouro do Desporto, quiz desta forma dar o seu apoio a uma instituição que tem fome de crescimento e progresso a todos os níveis. Em FOTOS poderão ver-se alguns momentos dessa caminhada que ficará na memória de todos os que tiveram o gosto e possibilidades de a praticar.
Para além do agradável passeio merece destaque o gesto amigo da nossa associada e grande amiga TININHA, que nos quiz fazer a surpresa de oferecer na sua terra em Leirós um abastado pequeno-almoço, em que nada faltava desde a belíssima bola de carne ao bom queijo, presunto, salpicão, passando por deliciosos bolinhos de bacalhau confecionados com todo o carinho pelas 5 horas da manhã para estarem fresquinhos. Obrigado grande amiga por esse gesto tão simpático que coloca a Família Fontes na vanguarda dos principais activistas do grupo.
Depois de visitarmos alguns pontos de interesse turistico, como o roteiro do mineiro, caminho medieval com uma fonte romana que justifica o desvio da estrada principal e ainda a Igreja de Vrea de Jales, chegamos ao Restaurante onde o amigo Domingos, proprietário do Restaurante Jardim nos presenteou com um abundante e delicioso cozido à Portuguesa, um prato sempre apreciado pela natureza dos seus condimentos, pelo apetite que o desgaste da viajem criou e pelo dia que teve uma manhã de Primavera para virar numa tarde de Inverno, felizmente já sem qualquer efeito negativo nos participantes, Após o repasto, visitamos a aldeia e casas de habitação dos antigos mineiros, bem assim como as antigas instalações, agora totalmente desactivadas, o antigo tanque de lamas recuperado e florestado, e ainda o cavalete do Poço Principal de Sta. Bárbara que tinha 620 metros de profundidade. Recorda-se que esta estrutura de ferro que servia para o transporte dos mineiros em jaula dupla era conhecida localmente como a TORRE EIFFEL DE JALES. Os mineiros em homenagem á sua protectora SANTA BÁRBARA denominaram o poço com o seu Nome festejando todos os anos o dia 4 de Dezembro em sua honra numa bonita festa local que ainda hoje é revivida por alguns elementos que trabalharam na Mina.
No final não podia faltar o agradecimento ao Exmo. Eng. Madeira Pinto pela sua companhia e disponibilidade de transporte de regresso, o agradecimento à Professora Tininha pelo gesto simpático que teve na sua terra, bem assim como a todos que quizeram se associar a este evento, recordando-se a propósito o signficado da palavra amizade que está sempre presente em todos os eventos. Finalmente recordou-se a data de 13 de Novembro como o dia do nosso Magusto, apelando-se às Senhoras o seu apoio com a demonstração do seus dotes culinários na vertente sobremesas, já que o resto estará a cargo da Direcção. Mais um dia bem passado e a promessa de outros em outras localidades onde também podem e devem surgir surpresas.
|