NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
PROGRAMA DE ATIVIDADES/2019 e ELEIÇÃO DOS ÓRGÃOS SOCIAIS 15/03/2019

Aconteceu nesta última quinta-feira mais uma Assembleia-geral para aprovação de relatório e contas, PLANO DE ATIVIDADES para 2019 e eleição dos órgãos sociais. Tudo foi aprovado por unanimidade e assim sem outra alternativa apresentada à Assembleia, o novo elenco diretivo tomará posse na próxima quinta-feira pelas 21 horas na sua sede social para o qual todos os sócios são convidados.

O Presidente agora reeleito agradeceu a todos os que sempre colaboraram nas diversas atividades e sobretudo aos que aceitaram mais este desafio, quando o mais cómodo seria manterem-se na sua zona de conforto.  Quiz deixar bem claro que não obstante não ser um caminheiro ativo por razões de saúde, tudo fará para que o PLANO DE ATIVIDADES aprovado seja totalmente cumprido pela confiança que lhe merecem todos os sócios, participantes e membros eleitos. Reconhecendo cada vez mais dificuldades em formar órgãos de gestão, lamenta a falta de alternativas à gestão e movimento associativo, não reconhecendo qualquer autoridade a minorias silenciosas que não se identificam no lugar certo do debate que é a Assembleia-geral. A todos votos de um bom ano e excelentes caminhadas.

RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES – 2018

 INTRODUÇÃOFoi mais uma vez um ano de grande atividade onde a nossa prioridade incidiu no XXV ENCONTRO NACIONAL, pela sua capacidade de mobilização confirmada em mais de duas centenas de participantes. Vila Real foi assim visitada por muitos elementos de outras Associações, clubes ou grupos das mais diversas localidades do Norte e Centro do País. Este evento teve ainda a finalidade de reunir Entidades e amigos que com o seu apoio tornaram possível a concretização dos objetivos da Associação de Caminheiros e por isso tivemos todo o gosto em os ter connosco distinguindo-os com o convite e com ofertas simbólicas. Interessante ainda pelo seu alcance social, a parceria que levamos a efeito em alguns eventos realizados num ambiente saudável com muita alegria e harmonia.

CAMINHADAS

Todo o programa de atividades aprovado foi de uma maneira geral cumprido. A componente desportiva que afinal é a razão de ser da Associação esteve sempre à cabeça de todas as atividades que na generalidade teve boa adesão.

ATIVIDADES  PRINCIPAIS:

·         A Associação através de e-mail a quem o facilitou ou por SMS foi dando nota das diversas atividades em curso ou programadas para cada mês, com natural  prioridade às que foram aprovadas em Assembleia-geral.

·         Merece especial referência a nossa presença em ENCONTROS NACIONAIS dos nossos amigos de Andrães,  Régua, Chaves, V. Pouca de Aguiar, Vidago e Campo de Jales.

·         Tivemos todo o gosto em marcar presença em Vinhais em parceria com os amigos “Grupo Enzonas” e posteriormente estar presentes no seu aniversário em Quintanilha. Foi também com todo o gosto que participamos numa caminhada solidária em FELGUEIRAS num ambiente de festa que mobilizou mais de 400 participantes.

·         Em Março e como sempre o fazemos fomos à Sra. da Graça, não deixando igualmente de visitar o Santuário da Sr. da Saúde em 9 de Agosto com o devido apoio logístico.

·         Continuamos a colaborar  num programa solidário organizado pela Associação de Autismo – APPDA, e mantivemos a tradição em visitar as gentes de ABREIRO na sua feira anual do figo.

·         O nosso XXV ENCONTRO NACIONAL no primeiro domingo de Junho foi muito participado e por isso mereceu a nossa prioridade na sua organização que esteve excelente como nos foi transmitido, o que nos deixou satisfeitos e orgulhosos.

·          Pela primeira vez levamos a cabo  um percurso noturno “ECOPISTA  LUAR”com boa mobilização humana e surpresas agradáveis.

·         Merece ainda destaque pela importância desportiva, cultural, recreativa e histórica as idas aos PIRINÉUS, LAGO DA SANÁBRIA, CALÇADA DE ALPAJARES, PINHÃO/TABUAÇO e não menos importante a VARIANTE ESPIRITUAL, nos caminhos de Santiago. Pena nem sempre a adesão ser feita atempadamente para uma melhor organização nas suas principais vertentes social e económica.

·         Como sempre demos muita importância ao muito participado “MAGUSTO DA AMIZADE”,      que teve como caminhada a inauguração de um trilho muito interessante em Justes.

·         Em Novembro não conseguimos cumprir o TRILHO DO CARTEIRO por razões de imprevistos tendo em conta diversas condicionantes, mas em parceria com os amigos de Ermesinde fomos até  AVEIRO onde entre outros fizemos os passadiços da ria, recentemente inaugurados.

·         Concluimos em DEZEMBRO o nosso PLANO DE ATIVIDADES com uma festa em família a que os sócios corresponderam na denominada ceia de Natal onde manifestamos o sonho e esperança  de ver um dia em Vila Real um “verdadeiro”albergue de peregrinos a Santiago/Fátima.

                                                   

Vila Real, 1 de Março de 2019

 

Hernâni José de Carvalho

(Associação de Caminheiros de Vila Real)

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO ANO DE 2019

 

De acordo com a SECÇÃO II, art. 29º - alínea c) dos Estatutos, apresentamos O PLANO DE ACTIVIDADES e ORÇAMENTO, para apreciação e consequente votação na Assembleia-geral relativo ao ano civil de 2019

 

OBJETIVOS

Tal como tem sucedido em anos anteriores, os objetivos da Associação de Caminheiros de Vila Real é proporcionar aos seus associados condições para a prática do pedestrianismo tendo como base o associativismo, o convívio e partilha com os seus associados, outros grupos, clubes  ou  associações. Ano após ano o esforço em admitir novos associados  não tem tido o êxito desejado, mas as iniciativas tomadas têm apesar de tudo sido animadoras na mobilização  de novos elementos que assim dão mais cor e vida às atividades da Associação. Manteve-se assim vivo todo o interesse na conquista de novas pessoas que gostem da prática desportiva ao ar livre, na descoberta de novos caminhos, outras culturas e motivos de elevado interesse histórico.

Para 2019 e apoiados no parecer de alguns associados que quiseram dar o seu contributo dando as suas sugestões, desenhamos um mapa de atividades colocando sempre como prioritário a parte desportiva/associativa, cultural, histórica e recreativa, o convívio e partilha.

Vamos tentar reforçar o veículo de transmissão personalizada que temos em www.caminheirosvilareal.com e continuar esperançados que surjam novas lideranças para dar corpo a uma Associação que já tem um historial de mais de 26 anos que interessa preservar.

CAMINHADAS

A exemplo de anos anteriores, vão continuar ativas as caminhadas às terças, quintas e domingos, sendo os locais de concentração e percursos designados pelos participantes. A Direção reforça a ideia de se manter  recetiva em colaborar na logistica julgada necessária em eventos pontuais desde que atempadamente informada das intenções dos sócios ou grupo.

Para além de darmos toda a prioridade ao associativismo e consequentemente aos ENCONTROS NACIONAIS que se organizem principalmente na região de Trás-os-Montes e Douro, estamos recetivos em apoiar outras entidades e em especial as que nos apoiam e partilham connosco os seus eventos. O calendário das nossas atividades fica assim definido DEPOIS DE APROVADO, tendo em conta os apoios de Entidades com os quais contamos e considerando que somos uma Associação sem fins lucrativos. Por SMS ou E-mail continuaremos a informar os nossos associados das possíveis atividades, alterações por efeitos de logística ou condições meteorológicas. Importante será a atualização de dados relativos a contactos para que a informação seja oportuna e em tempo próprio.

 

 ATIVIDADES CALENDARIZADAS PARA O ANO 2019

 

·         Em MARÇO – Em 31, vamos manter a tradição com a ida à SRA. DA GRAÇA  via Bobal/Bilhó pela casa do guarda, com almoço em Mondim de Basto

·         Em ABRIL – Dia 7 de Abril, participaremos na caminhada organizada pelos caminheiros de ANDRÃES.

No dia 14 caminhada a V.Pouca de Aguiar pela ciclo-via

Em 21 caminhada no PR circular de ERMELO (fisgas)  com almoço nesta localidade

Dia 28 – Aniversário dos “ENZONAS” com deslocação a Bragança de acordo com o programa dessa Associação.

·         Em MAIO  Dia 5- Caminhada VILA REAL – RÉGUA (via antiga linha c. ferro e com possível apoio a peregrinos a Fátima.

Em 19, trilho S. MAMEDE DE RIBA TUA com almoço na Foz do Tua.

Em 26 ENCONTRO em V. Pouca de Aguiar de acordo com o seu programa.

·         Em JUNHO  e inserido no programa das Festas da Cidade, vamos ter DIA 2  o nosso XXVI ENCONTRO NACIONAL, que a exemplo de anos anteriores será levado a cabo na QUINTA DE STO. ANTÓNIO – MATEUS e que uma vez mais será um marco importante na vida da Associação em que contamos com mais de 200 participantes.

Em 16 vamos a PASSOS com os amigos de Mirandela  para uma caminhada na serra.

Em 23,vamos fazer o troço MACIEIRA – DORNELAS (caminho dos pastores), com almoço no Bobal

Em 29 e 30 vamos à Galiza às LAS MÉDULAS – Ponferrada com programa a   apresentar oportunamente (trilhos de beleza invulgar).

·         Em JULHO – Com corridas na 1ª semana, vamos calendarizar para os dias 12, 13 e 14 uma ida aos PICOS DA EUROPA, e segundo um novo programa em estudo que previlegia entre outros a Rota de Cares com variante aos Lagos.

Em 28 caminhada no Gerês (trilho das pontes em forma de piquenique.

·         Em AGOSTO – Dia 9, caminhada à Sra. Saúde como vem sendo hábito.

Em 18, visita a passadiços da costa portuguesa a definir.

Em 25 caminhada à Sra. do Viso – Fontes com saída de Arrabães.

·         Em SETEMBRO – No dia 1 - ENCONTRO NACIONAL em VIDAGO.

Em 8, temos uma caminhada solidária em FELGUEIRAS, com vinho verde e porco no espeto.

Em 15, caminhada em trilhos e visita às Lagoas de Bertiandos e S.Pedro de Arcos em Ponte de Lima.

Em 22 feira do figo com caminhada em Abreiro.

Em 29 caminhada a Campo de Jales pela antiga linha e  serra.

·         Em OUTUBRO– Dia  6 caminhada na rota dos calços em SISTELO com almoço na TASQUINHA TI MÉLIA.

Em 20, caminhada TRILHO DE TORGA – S. Martinho de Anta.

Em 28, habitual caminhada a PINHÃO/TABUAÇO em novo percurso.

 Em NOVEMBRO – Em 3 participaremos numa caminhada da rota da castanha  em parceria com outras Associações

O nosso “Magusto” será  na Sede social  no dia 17.

 Em 24  faremos uma caminhada por terras de Baião com almoço na TASQUINHA DO FUMO.

Em DEZEMBRO – Fim de atividades  com Ceia de Natal na noite do dia 13.

OUTRAS ATIVIDADES

Estaremos atentos a possíveis participações em eventos organizados por outros grupos ou associações ainda não agendadas e desde que possam entrar nas datas disponíveis.

UTILIZAÇÃO DA SEDE – Depois da ocupação das instalações por parte da C. Festas de Ponte numa fase inicial sem negociação ou aviso prévio, participamos à Junta de Freguesia Mouçós/Lamares a nossa surpresa discordando da forma e atitude, ainda que tal como tinhamos feito disponibilizássemos as intalações, sempre que estivessem disponíveis. Em reunião da Direção com o Exmo. Presidente da Junta e elementos  da C. Festas,  tivemos oportunidade de manifestar o desagrado e desconforto pela atitude tomada e lembramos os fortes investimentos que fizemos em termos de funcionamento e segurança das instalações, que foram fundamentais para que o espaço que nos foi cedido tivesse vida e utilização. Lembramos que o espaço nos havia sido cedido de acordo com um protocolo que nos atribuia a sua utilização por períodos de 3 anos renováveis e recordamos que o seu funcionamento foi salvaguardado recentemente com o restabelecimento da ligação de água que só foi possível depois de liquidarmos os consumos em dívida e que não eram da nossa responsabilidade.

Ouvidas as partes, a Associação tal como já o havia feito antes, não via nenhum inconveniente na utilização das instalações por parte dos elementos da C. Festas, desde que as nossas atividades fossem salvaguardadas. A Associação como sempre,  deseja fazer parte da solução e nunca do problema.

Foi então referido pelo Exmo. Senhor Presidente da União de Freguesias Mouçós/Lamares que iria ser feito um protocolo de utilização a ser assinado oportunamente, o que ainda não foi feito até ao presente.

É de todo o interesse da Associação a criação desse protocolo que entre outros determine a forma e modelo de utilização, salvaguardando os interesses dos parceiros. No caso da Associação para além das suas atividades inseridas no seu PLANO DE ATIVIDADES, é nosso desejo a reserva de pelo menos 2 dias na semana para reuniões dos órgãos de gestão, que seriam à quarta-feira à noite e sábados de tarde e dissso mesmo vamos informar a Junta com o envio deste PLANO DE ATIVIDADES para 2019.

 

 

Vila Real, 1 de Março de 2019

 

Hernâni José de Carvalho

 

BIÉNIO 2019/2020

 

ASSEMBLEIA-GERAL

PRESIDENTE – Edgar Silva Magalhães

1º SECRETÁRIO – Américo Fraga Rodrigues

2ºSECRETÁRIO – Maria do Carmo Maio F. Queiroga

 

DIREÇÃO

PRESIDENTE – Hernâni José de Carvalho

VICE-PRESIDENTE- José Bernardino F. Queiroga

SECRETÁRIO – António Pereira Silva

TESOUREIRO – Ramiro Rodrigues Fernandes

VOGAL – António Ferreira Novais

 

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE – António Borges Amaral

1º SECRETÁRIO – Maria Celeste T. Gomes Carvalho

2º SECRETÁRIO – Hermínia Silva Gouveia