HistóriaVisitas: Contador de Visitas 

HISTÓRIA

 

Desde muito novo que a minha paixão pelo pombo correio foi determinante para o meu percurso na columbofilia, nem sempre fácil já que tive de ultrapassar alguns obstáculos que na minha tenra idade se tornaram muito difíceis. Isto porque com cerca de 10 anos de idade o pombo correio  e a sua envolvência tornara-se –me muito familiar tal era o gosto que o mesmo me despertara. Fui sempre muito curioso, pelo que nada melhor do que perguntar e aprender com os mais velhos e foi de facto com estes que aprendi a ser columbófilo. 

Decorria o ano de 1963 quando pela primeira vez fiz o recenseamento columbófilo e mandei pombos a uma prova desportiva. Claro que os resultados não foram os melhores mas, a minha felicidade era tão grande, que ficava contente só por os ver regressar a casa.

Os meus primeiros pombos foram adquiridos aos columbófilos que na altura ganhavam como foi o caso do Sr. Baptista e o Sr. Aldomiro das Paredinhas. Também o Sr. José Fernando Cansado e o Sr. Humberto Reis  que na altura tinham oferecido alguns pombos ao meu amigo Fausto do Carmo, viriam a ser preciosos já que foi deles que consegui tirar descendentes que tiveram muito valor.

A estes seguiram-se os pombos oriundos do Dr. Mansinho, denominados os VAZ GUDES que vieram dar um contributo mais forte à minha colónia.

Seguiu-se a introdução de pombos adquiridos em Lisboa ao Sr. Aurélio Horta e Silva e outros importados através do mesmo columbófilo dos quais destaco um Azul Alemão e dois Belgas, um de Vitor Fabry e outro de Ferdinand Colson.

E foi assim que cheguei ao ano de 1985, ano em que a então Comissão Columbófila do distrito de Faro me considerou um dos melhores columbófilos algarvios, dado que só estes é que teriam direito a ser presenciados com um pombo da família HEIJERKAMP (PONDEROSA). E foi esse pombo que veio a revolucionar a minha colónia tornando-a em velocidade e Meio Fundo quase imbatível.

Adquiri mais tarde parte da colónia de António Felício Nunes de Olhão e importei de JOS THONÉ uma fêmea que, cruzados entre eles, foram e são o baluarte da minha colónia. No ano 2000 introduzi mais pombos à família HEIJERKAMP(JAMES BOND e VAN LOON) que continuei e continuo a cruzar com muito êxito. Também nesta mesma altura importei a Jan Kuyjzer e Piet Valk da Holanda uns Janssens que me deram muitas alegrias, continuando a fazer parte do meu quadro reprodutor como uma mais valia.

 Ultimamente introduzi pombos provenientes do pombal do Sr. Vitor de Brito (Picanço) nomeadamente os GABYS da linha do BLIKSEN que já estão a dar excelentes provas.

Para além desta faceta meramente desportiva quero realçar que durante largos anos exerci também alguns cargos diretivos na Sociedade Columbófila Tavirense, a minha coletividade de sempre, dos quais destaco o de Presidente da Direção e de Secretário da mesma. Também a nível regional exerci o cargo de Presidente do Conselho Técnico da Associação Columbófila do Distrito de Faro e de Presidente da Assembleia Geral da mesma Associação. A nível Nacional exerci o cargo de Secretário da Mesa do Congresso da Federação Portuguesa de Columbófilia.

Também no período de 1998 a 2009 inclusivé, fui eleito Vereador da Câmara Municipal de Tavira, onde exerci o cargo de Vereador do Desporto e Economia, tendo imprimido nesse período uma dinâmica que desenvolvesse a Columbófilia, criando infraestruturas tais como Aldeias Columbófilas, como a da Atalaia, Santa Luzia, Luz de Tavira e Cabanas de Tavira a qual me deu um trabalho acrescido, já que teve de envolver pareceres diversos dos quais destaco o da Procuradoria Geral da República que nos veio a ser favorável.

14/11/2014

Carlos Baracho