Doença Comum no Pombo Correio - 9 |
25/09/2010 |
ADENOVÍRUS
Causas e Sintomas - apenas aves cujos sistemas imunológicos são suprimidos são vulneráveis a esta doença. Existem dois tipos de Adenovirius que infectam os pombos. O tipo 1, atinge principalmente pombos jovens e causa vómitos e diarreia. Existe também o tipo 2 que atinge pombos jovens e pombos adultos, afectando o figado, sendo que a maioria das aves afectadas morrem em cerca de 24 horas. Algumas aves mostram uma diarreia liquida amarela e vómitos antes da morte, mas o principal sintoma é a morte subida em pouco mais de 24 horas após o aparecimento dos sintomas.
Nenhuma ave afectada vive mais que 48 horas. O E.Coli acompanha normalmente o Tipo 1 (pombos jovens) e complica mais a infecção com diarreia e vómitos severos, causando também danos a nível pulmonar. Este tipo de infecção é por vezes tratada com sucesso, recorrendo ao uso de antibióticos. Os casos que são melhor geridos são aqueles em que o ambiente no pombal é fovorável, em que todas as doenças secundárias estão controladas, o que torna o combate ao vírus mais fácil.
Prevenção - O adenovírus está sempre presente em aves jovens e surge quando o sistema imunológico fraqueja. Não existe nenhuma vacina eficaz contra a doença. É importante manter a a tensão do pombal, utilizando Antifungal, melhorando a saúde geral dos pombos, recorrendo ainda a Antioxydants em Oxy-B, que já estão incluídos no Vitalidade do Pombo.
Retirado de http://www.pigeonvitality.com/
|