Doença Comum no pombo - 6 |
23/09/2010 |
Paratifose - Salmonelose
Causa - É uma doença bastante comum e bastante difundida, causada por uma bactéria Gram - negativa que é flagelada, portanto móvel. Pode ser levada para um pombal, através da introdução de novos pombos infectados, roedores, inalação de poeiras contaminadas, nas solas dos sapatos do Columbófilo, por baratas ou ainda através do contacto com pombos selvagens. Muitas vezes um pombo adulto que superou a doença continua a ser portador e a produzir fezes infectadas.
Salmonella Flagelada - Os sintomas podem ser encontrados em todo o corpo em aves severamente afectadas, assim podem ser observados vários sintomas. As aves adultas apresentam perda de peso e fezes esverdeadas. Algumas aves podem desenvolver um inchaço, o qual pode ser encontrado nas articulações das asas, pernas ou patas.Outros pombos podem ainda apresentar uma torção do pescoço, sintoma associado á PMV. Os pombos jovens apresentam dificuldades de respiração e acabam por morrer no ninho duas semanas após o nascimento. Também é comum o embrião morrer dentro de ovos infectados.
Prevenção - A higiéne do pombal é fundamental, porque as salmonelas podem viver flageladas nas fezes durante algum tempo. Após utilizar Anti Fungal e Improver na água de bebida, os excrementos vão deixar de estar infectados pelas salmonelas. É imperativo limpar e desinfectar pombal, comedouros e bebedouros regularmente. É também fundamental evitar o contacto com roedores, baratas e pombos selvagens. Quando introduzirmos novos pombos, estes devem ser colocados de quarentena. Devemos ainda manter o ph abaixo dos 4,0 e temos assim todos os procedimentos para ter a doença so controlo.
Vários veterinários recomendam a utilização de improver juntamente com Nolvasan na dosagem de uma colher de chá por 4,5 litros de água potável, de forma regular, para ajudar a manter um ambiente ácido nos excrementos. O uso regular de improver provou ser eficaz contra as salmonelas.
Retirado de http://www.pigeonvitality.com/
|