ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
Pensamentos Sobre a Muda – I 05/02/2008

 

Pensamentos Sobre a Muda – I

 

 

Falando honestamente não me sinto bem escrevendo este artigo. É sobre a muda e tudo é tão inútil e insignificante. Eu não quero dizer a muda, mas o que tenho a dizer sobre ela. As andorinhas instintivamente e inevitavelmente constroem um belo ninho de andorinhas quando é tempo de fazê-lo, portanto mesmo que elas nunca tenham visto outras andorinhas a fazê-lo. Em pombos saudáveis a mesma história, elas inevitavelmente mudam quando é o tempo da muda. Porque devo então escrever sobre a muda e vocês ler? “Pode você perguntar-se”.

Isso é porque há bastantes mal entendidos e eu trago muitas perguntas sobre isso, especialmente para os principiantes.

 

Medicamentos

 

É bem sabido que nos devemos distanciar dos medicamentos tanto quanto possível durante a muda. Mas em caso de problemas de saúde você não tem outra alternativa. O mais importante é que durante a muda as aves são mais vulneráveis ás doenças, desde a renovação das penas num curto período de tempo debilita bastante o corpo do pombo. Um dos tais problemas poderia ser a paratifose, mas felizmente o medicamento para curar esta doença não interfere com a muda, por exemplo o Baytril. Obviamente que não deveria medicar os seus pombos contra doenças que não existem, nem na época da muda nem em nenhuma altura. 

Se o fizer diminuirá a resistência natural do pombo pouco a pouco, até que tenha uma família de aves que não poderão ser ajudadas de nenhuma forma, em caso de problemas de saúde. Quando um Alemão viu a condição através da respiração das minhas aves a sua pergunta inevitável foi que estava a dar-lhes (os Alemães gostam disso, são a favor dos medicamentos e aditivos na ração). “Nada de nada”. Reagi acrescentando: “ dou medicamentos o menos possível, o que explica que os meus estejam tão saudáveis”.

Então ele perguntou? “Você não necessitar dar medicamentos ás aves em semelhante boa saúde como as suas?” Interrogativamente olhei para ele e pensei “Pobre homem, será um perdedor neste desporto. Mas como disse, em caso de sérios problemas você não tem eleição e tem que passar à acção. O risco de prejudicar os voos é mínimo.

 

Ser Cuidadoso

 

Os medicamentos em particular que você deveria evitar são os utilizados para o tratamento de vermes e coccidiose. Se estes estão baseados em sulfatos podem ser prejudiciais se tratar os pombos durante um período longo. Como disse, tratar os pombos, na muda contra a paratifose não lhes fará mal, assim como vaciná-los. Pelo contrário eu estou a vacinar contra a paratifose enquanto outros o promovem, o qual é confuso para os novatos, desde que os veterinários também têm diferentes opiniões. Tal vacinação é dura e as aves podem sofrer um pouco durante alguns dias.

Se você acasalar pombos depois de uma vacinação você procura grandes problemas e pode estragar toda uma ronda de acasalamento. As fêmeas podem não pôr ou os ovos podem não estar férteis. Deverá haver um espaço de pelo menos seis semanas entre a vacinação e o acasalamento.

 

Chá e Vitaminas

 

As firmas que vendem aditivos para a comida sabem que os columbófilos amam as suas aves e fariam qualquer coisa para colocar as suas aves em forma. Por isso eles promovem todo o tipo de coisas que os pombos necessitam, absolutamente de acordo com isso. “Você necessita merda para os bons resultados nos concursos, para a reprodução e preparar bem as aves através da muda.” Ao menos é isso o que eles desejam. “ Se você não dá ás suas aves o apoio necessário, colocará em perigo a próxima temporada de competição” grita um mais alto que outro. Não engula esse slogan. Por suposto um inocente chá não faz mal aos pombos, mas eu não acredito no chá. As não farão mal se você não exagerar, mas eu acabei por não acreditar nelas também. Algumas vezes dei vitaminas a metade dos meus pombos e aos outros não e a verdade é que não notei diferenças. Isto significa roubar-lhe o dinheiro, pelo qual você deve ter trabalhado duro. Por favor guarde, que há muito dinheiro para fazer medicamentos e aditivos da comida, só assim se justifica o dinheiro gasto em publicidade. Alguma vez viu um anúncio sobre Grit? Provavelmente não, ainda assim o Grit é muito mais importante que o chá, vitaminas e coisas desse tipo. Porque ficamos então nós espantados que o Grit não seja promovido? A razão é simples, é duro, pouco prático e dá muito trabalho.

 

Espantado

 

Cada ano, na Primavera fico espantado quando vejo as penas brilhantes e suaves dos pássaros selvagens que poisam no meu jardim. Eles não têm nenhuma ajuda no Inverno, pelo contrário. Em Invernos duros têm que lutar pela sobrevivência, pela carência de comida e água. No entanto fazem a muda perfeitamente até ao fim. Eu sei que os nossos pombos não podem ser comparados aos pombos selvagens, no entanto:

 

Comida para opiniões!!!

 

 

 

© Ad Schaerlaeckens

 

(Traduzido para Português por Rui Vilalva)