ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
Treino de Borrachos 30/01/2008

 

Treino de Borrachos

 

 

Este mês gostava de discutir o treino de borrachos. O que estou prestes a descobrir não é completamente fixo em qualquer parte, nem é igual para todos, mas isto é o que faço.

 

Depois de desmamar os borrachos aproximadamente aos 26, 30 dias, ponho-os no seu próprio pombal e coloco-os todos os dias na prancha de entrada com os batentes abertos, para que eles possam entrar e voltar a sair livremente. Neste momento a prancha está rodeada com um aduzidouro de arame, pelo que não podem voar para qualquer parte. Depois de duas semanas assim, quando os borrachos já têm uma idade de aproximadamente 6 semanas, tiro o aduzidouro e o pombal fica livre (isto normalmente significa que eles apenas andam em cima da prancha e não voam para longe). Durante as duas semanas anteriores apito sempre quando os alimento pela manhã e pela tarde. Isto vai ensiná-los a vir comer ao som do apito. Quando são jovens é importante dar-lhes uma dieta de alimento muito boa e água fresca e limpa. Alimento com muitas verduras neste momento, pelo valor de proteínas que têm. Na sétima semana é altura de assegurar-me que eles entram quando os chamo, qualquer pombo que não entre quando os chamo é quase seguro que entrará durante a tarde, assim quando forem alimentados é garantido que esse será dos primeiros a ir comer. Se por casualidade esse borracho não entrar, torna-se óbvio que consegue comida noutro local e você deve começar de novo o treino deste borracho. Eu não verifiquei essa teoria de que todos os borrachos têm a mesma quantidade de inteligência. Penso que se um borracho continua sem conseguir entrar, é melhor pensar se não estará a alimentar um pombo pouco inteligente.

 

Depois de todos os borrachos aprenderem a entrar bem, o tempo de pombal livre termina. Eu abro a entrada antes de cada refeição e permito que voem até que estejam cansados, no início isto pode ser particularmente agitado. Há sempre alguns que apenas fazem uns círculos e aterram rapidamente. Não deve permitir estas aterragens prematuras, arranje uma bandeira ou algo parecido e coloque-a após soltar os borrachos, não permita que um aterre demasiadamente cedo, pois irá fazer com que os outros também poisem e assim fica tudo estragado antes de começar. Se um borracho saudável poisa de forma rápida e continuamente, será uma boa ideia não voar este pombo.

Depois de voarem o tempo que você deseja, sobre o apito e veja como vêm. Não mais alimento, este é um erro que apostaria que todos os aficionados já fizeram uma vez ou outra. Não é uma generosidade ao borracho, um borracho faminto é um bom borracho e a comida é o seu único controlo.

 

Agora uns pensamentos sobre treinos.

Depois dos seus borrachos voarem um mínimo de 45 minutos à volta do pombal é altura de os colocar na estrada.  Eu normalmente começo os treinos 6 semanas antes da primeira competição. Uma lição muito importante é que uma vez iniciados os treinos não pode parar, se não tem que voltar ao início.

Há muita controvérsia relativamente ás soltas de treino e isto é só meu. Treino os meus borrachos em 4 direcções e começo a uma distância de 24 km. Depois de dominarem as 4 direcções a 24 km continuarei os treinos apenas na linha de voo. 24km, 48 km, 80 km, 120 km e finalmente 200 km. Nuca vou ao próximo local de solta sem que todos os borrachos tenham voltado em bom tempo, então é tempo de continuar. Isto pode não ser o que muitos fazem, mas volto a repetir que isto é o que eu faço. O meu ultimo treino ants da competição é à quarta-feira.

 

© Ed Dilon 

 

(Traduzido para Português por Rui Vilalva)