A Ornithose
A temporada de 1999 já quase terminou, portanto é o momento ideal para avaliar a nossa actuação. Podemos dizer que a temporada foi um êxito? Se pensamos que sim então podemos simbolizar um momento passado e voltar a viver esses momentos maravilhosos. Em todos o caso será útil fazer uma análise e examinar porque foi boa, para que possamos fazer o mesmo ou quem sabe alcançar um nível mais elevado no futuro.
Claro que está análise será mais importante se os resultados não tiverem sido bons, pois podem haver varias razões para a temporada não ter sido como o esperado. Seleccionamos os pombos correctos para as soltas correctas? Os pombos eram suficientemente bons? Os pombos estavam o suficientemente bons? Se não porquê? Podem existir várias causas, e nós iremos encontrá-las nos artigos mais tarde. È necessário fazer um ênfase em que é muito importante fazer uma análise e diagnostico correctos.
Agora vamos examinar uma das muitas possibilidades que podem causar uma diminuição da condição física dos pombos de competição, a saber a Ornithose.
Eu quero deixar claro que não há nenhum ponto que fale sobre como começar com produtos condicionantes se os pombos não estão saudáveis. Porque estamos a começar por esta doença? Porque é uma das doenças mais comuns nos pombos, o que significa que a maioria dos pombais são infectados por Ornithose. Claro que isso não significa que os pombos estejam doentes ou isso afecte a sua produção. Significa no entanto que os pombos estiveram em contacto com a Chlamydia (fonte da doença), mas estão sãs, não mostrando nenhum sintoma da doença até essa altura. Qual é então o problema? Geralmente podemos dizer que no Inverno, quando a muda termina, é uma época em que encontramos poucas doenças, como também acontece na fase de criação, no entanto é na época dos concursos que as bactérias que estavam inactivas se tornam activas. Porque acontece isto? Por cause de todo o tipo de stress, o que dificulta os voos de treino, tempo frio e húmido, flutuações de temperatura, sobrelotação, higiene geral, etc…
As bactérias multiplicam-se nesses momentos dentro das células dos intestinos, vias respiratórios e outros órgãos internos. A maioria das vezes os columbófilos trazem os seus pombos para examinar, sempre com a mesma queixa – Resultados Pobres. Isso sucede porque no meu ponto de vista é necessário fazer tratamentos preventivos contra a Ornithose especialmente no início das competições. Deve notar que alguns pombos são mais susceptíveis à doença que outros. Se não há nenhuma resposta ao tratamento é necessário procurar novas causas, como por exemplo a construção do pombal.
Quando os pombos mostram falta de forma, o mais provável será terem ornithose. Outros sinais menos frequentes e sintomas da ornithose são cansaço geral, pouca inclinação para o exercício, intestinos inchados, excrementos aquosos, e no caso dos borrachos, desenvolvimento lento e retardado.
© Dr. Carlo Gyselbrecht - Bélgica
(Traduzido para Português por Rui Vilalva)
|