TRICHOMONIASIS |
13/01/2008 |
TRICHOMONIASIS
Natureza da Doença
A doença das Tricomonas é causada por um protozoário “Trichomonas Columbae”, este é um organismo microscópio, uma simples célula. Vive no aparelho digestivo dos pombos, em especial na garganta e no papo, também pode encontrar-se em áreas associadas, como a glândula biliar.
O organismo é frágil no ambiente, sobrevivendo apenas alguns minutos fora da ave. Isto ajuda no controlo da doença e quer dizer que os pombos não podem ser infectados no imediato, no pombal ou nas redondezas, tal como acontece com outras doenças, como Vermes ou Paratifose.
O organismo (Trichomona) requer um íntimo contacto entre as aves para que se possa propagar e é usualmente transmitido pela saliva do pombo. A saliva contamina a água e a comida. Quando um pombo bebe, o organismo é expulso para a água através do bico, assim quando outro pombo vem beber água, não só consome água como também as trichomonas que há nela. Quando os pombos andam à procura de grãos de ração, cada grão deixado cair contêm uma pequena quantidade de saliva, desta forma a doença também se pode desenvolver através de um comedouro. Pombos adultos ao picarem-se também pode transmitir a doença, tal como os pais ao alimentarem os borrachos.
Controlo de Trichomonas durante a época de criação
Uma medicação correcta é vital durante a época de criação para assegurar a que imunidade natural dos borrachos desmamados seja a mais elevada possível. Porque a intensidade da doença varia de pombal para pombal não há nenhum programa global que seja bom para todos os pombais. Não há droga que por si só seja suficientemente para curar a doença num pombal. É questão de utilizar a medicação correcta para que as aves possam desenvolver uma forte imunidade á doença. É esta imunidade natural que a longo prazo os protegerá contra a doença.
© Realizado por H&Q, em colaboração com o Dr. Colin Walker.
(Traduzido para Português por Rui Vilalva)
|