Avisos e Truques |
19/12/2007 |
Avisos e Truques
Segredos! Uma palavra bastante utilizada nas conversas entre columbófilos. Porque será que alguns columbófilos se convertem em campeões e a maioria não? Segredos? Atrevemo-nos a dizer que não existem muitos segredos no nosso desporto. Ser campeão está ao alcance de todos, desde que o sujeito actue de acordo com as regras básicas do nosso desporto.
Quais são, do nosso ponto de vista as regras básicas?
Gostaríamos de começar com uma breve descrição das nossas formuladas regras básicas. Mais à frente iremos descrever com mais detalhe as nossas experiências pessoais. Esperamos que esta informação o faça reagir, colocando perguntas e dúvidas, para que possamos ter um conjunto variado de conversas de pombos, para que cada um de nós possa ensinar os outros. Atrevemo-nos a dizer que até os grandes campeões podem incrementar os seus conhecimentos e melhorar os seus resultados.
1º Um bom pombal
O que é um bom pombal? Um bom pombal num jardim com quantidade de árvores a rodeá-lo, pode chegar a ser um bom pombal se o colocarem no alto de um edifício. O pombal de um campeão na Holanda pode ser um mau pombal na Ásia. O ambiente do pombal influi na qualidade do mesmo. A selecção de um bom pombal é mais difícil do que pensamos, pequenas mudanças como mais vidros, mais ventilação, pode influir drasticamente na saúde dos seus pombos. Por vezes até columbófilos experimentados cometem erros ao mudar de pombal.
2º Bons pombos
O que é um bom pombo? A definição de bons pombos depende da experiência individual de cada columbófilo. O melhor pombo do seu pombal é de acordo consigo um bom pombo. Mas quando compara o seu melhor pombos com os melhores pombos de outros pombais, é possível que tenha que adaptar a sua definição. A melhor forma de criar uma definição objectiva de um verdadeiro bom pombo de competição, é comparar as suas prestações com as dos outros competidores.
3º Boa comida e outras necessidades básicas
Em primeiro lugar a comida tem que ser saudável, isto significa que tem que estar livre de doenças e insectos. Tente desenvolver um “bom olfacto” para analisar a qualidade da comida.
A variedade da comida é muito importante também, quanto mais variedade melhor, o que explica o facto de misturarmos várias marcas de comida. Damos a nossa confiança a algumas marcas conhecidas de comida, que há muitos anos fabricam comida. De acordo com os nossos resultados nas provas, a qualidade da comida fica bem demonstrada.
A classe de comida que damos aos nossos pombos depende da altura da época, por exemplo na fase de criação damos mais e um diferente tipo de ração que aquele que damos na época dos concursos. Isto é também algo para o qual temos que ter um tacto especial.
Outras necessidades básicas são desde logo água fresca, grit e muitos minerais. Pela muito estrita selecção, À qual submetemos os nossos pombos, impomos-lhes resistir saudáveis sem dar-lhes quase nenhum medicamento. Só a vacina para a Paramixo é aplicada todos os anos. Os borrachos são vacinados contra as poquetes. Na época de criação aos nossos pombos uma pílula contra as tricomonas, e na época dos concursos fazemos o mesmo de cinco em cinco semanas. E é tudo, selecção estrita criando um poderoso e saudável pombal.
4º Boa direcção
Direcção? É uma palavra comum no nosso desporto? A palavra é provavelmente utilizada frequentemente, mas é realmente necessário fazer um bom plano para atingir as suas metas neste desporto. Alguns columbófilos têm pombos por diversão, mas a maioria competem com pombos para atingir bons resultados e campeonatos. Para converter-se ou manter-se campeão é necessário dirigir bem o pombal. O que quer você? Que competições quer ganhar? Quantos pombos pode manter actualmente? Que classe de pombos necessitas? E muitas mais perguntas desta classe…Comece a fazer o seu próprio plano dentro das suas próprias possibilidades, pois você é a única pessoa que sabe quais as metas por si alcançáveis. Quando elaborar o seu plano é o momento de tomar decisões sobre a classe e medidas do seu pombal, tipo de pombos e treinos a realizar.
© H&Q Lofts
(Traduzido para Português por Rui Vilalva)
|