Conselhos para ter êxitos nos Pombos Correios |
10/12/2007 |
Conselhos para ter êxitos nos Pombos Correios
Campeões = Pombos com talento, residindo num bom pombal e em mão do melhor columbófilo.
Qualidade dos Pombos
Criar pombos de qualidade continua a ser obviamente a prioridade de cada columbófilo, o que supões uma estrita selecção. Seleccionar sobretudo com base nas actuações nas especialidades em que se deseja especializar (curta, média, um dia de grande distancia ou muito grande). Para mim a fasquia é colocada em um dia de grandes distâncias. A criação é portanto baseada em pombos que também alcançaram resultados TOP em distâncias entre os 300 e os 700 Km. Quando ambos conseguiram bons resultados com diversas condições atmosféricas e possuem boas linhas e origens reprodutivas (outras famílias relacionadas que actuam de forma similar neste tipo de distância), então a probabilidade de que os descendentes possuem genes de qualidade será muito mais elevada. Uma repetição de grandes êxitos é a prova de que os pombos possuem condições físicas e psicológicas desejadas (sentido de orientação, força e vitalidade). Nos desportos humanos (atletismo, ciclismo e natação) é o factor mais importante. Aquele que não foi beneficiados pela mãe natureza com o ideal de fibras musculares, pode também esquecer-se do desporto de TOP. A genética é responsável por 75% dos rendimentos em competição. Se um desportista possuir um quadro genético favorável ao desporto de alta competição, os restantes 25% ficam a dever-se a factores como carácter, treino e orientação. O pombo que ganha uma importante competição provincial ou nacional, não é apenas o pombo que voo mais rápido, é também o que corrigiu melhor o seu percurso, escolhendo o mais curto para regressar à sua casa.
Qualidade do Columbófilo
Um columbófilo só é um verdadeiro columbófilo se tiver um “feeling” para que os seus pombos executem os movimentos correctos no tempo correcto. A observação dos pombos é crucial, além do mais é indespensável para o columbófilo dominar a arte da estrita selecção e executá-la de acordo com a sua colónia. Os resultados TOP são repartidos pelos pombos TOP em condição TOP, super saudáveis e motivadas. Esta é portanto a área importante do columbófilo. O bom columbófilo nota rapidamente a perda de forma de um pombos e trata de resolver rapidamente a situação da melhor forma possível e apropriada. Algumas vezes é necessário consultar o veterinário especializado quando existem quebras de forma devido a um outro problema patogénico. Todavia, por vezes a origem da doença é mais complexa do que se pensa e o columbófilo desanima quando não consegue dar uso à “poção mágica” com a qual tornaria os seus pombos campeões.
Para conduzir pombos com talento à condição desejada são necessários 4 elementos:
1- Os pombos devem estar 100% de boa saúde e devem estar completamente recuperados da competição anterior. Portanto se a falta ou baixa de forma é notada, a saúde deve ser estreitamente examinada.
2- Um bom alojamento é igual a ar seco no pombal, suave circulação, excepto de atmosfera com correntes de ar e uma filtração de temperatura limitada.
3- Um pontual, regular e correcto sistema dedicado especialmente ao treino e à alimentação.
4- Motivação: O columbófilo mais sábio observa correctamente, tem uma boa relação com os seus pombos e sabe motiva-los. É obvio que nem sempre uma perda de forma se resolve com medicamentos. Cada pombal é diferente, cada temporada é diferente, cada pombo é diferente, você não pode esperar que o seu veterinário lhe apresente sempre uma poção à medida de cada situação complexa.
Qualidade do Pombal e Alimentação
Pombal
Um dos principais requisitos para ter êxito em columbofilia é um pombal fiável. Num pombal de baixa qualidade nem sequer o melhor pombo pode adquirir uma boa forma ou ser capaz de mantê-la. Devem-se cumprir três propriedades fundamenteis para que um pombal seja de alto grau: seco, ventilado e abrigado. Uma atmosfera fresca e húmida em tempo primaveril e um dia tórrido de tórrido de verão, não são situações ideias para um pombo. Outro princípio básico para um bom pombal é a manutenção da temperatura de uma forma estável e constante, dia e noite, assim devemos ter em atenção o isolamento. Desta forma as altas e baixas temperaturas são suprimidas e qualquer calor que entre no pombal durante o dia converte-se numa vantagem durante a noite. Além disto o pombal deve ser espaçoso, pois a sobrelotação conduz ao stress e a uma alta pressão infecciosa que convida ao aparecimento de doenças. Diz-se vulgarmente que a qualidade dos resultados melhora com o abaixamento da densidade populacional.
Alimentação
A importância de uma dieta de qualidade para os atletas TOP é indiscutível. Pessoalmente prefiro uma combinação variada, rica em grãos – pelletes (granulado). Primeiramente cada columbófilo sabe que uma mistura de grãos bastantes minerais pequenos e bastantes definitivos, aminoácidos essenciais, ácidos gordos, vitaminas e treze elementos. Um suplemento de uma pequena proteína animal (leite ou proteína do ovo) via pellets é um valor adicional. Em segundo lugar, os nossos pombos são várias vezes submetidos a condições anormais relativamente ao seu normal estilo de vida. Exemplo:
- Durante a reprodução Invernal, os reprodutores não podem reproduzir devido a uma ausência de solar no seu corpo com pouca vitamina D3 (muito importante para a casca do ovo e formação do esqueleto).
- O stress causado pelo sistema de viuvez, pesa nos pombos.
- Algumas competições são realmente desgastantes a nível físico, para os pombos.
- Na campanha desportiva os pombos estão expostos a um grande número de infecções.
Por estas razões é aconselhável enriquecer o menu de grãos com um elevado grau de pellets. O melhor menu diário é composto pela mais mínima necessidade de usar produtos ou suplementos alimentares. Á anos que os columbófilos tentam elevar e melhorar o rendimento dos seus pombos. A publicidade convencional mundial aproveitou-se desta situação para muitas vezes dar falsos sonhos ao columbófilo e uma longa lista para escolher. Outra vantagem a favor dos pellets é que podemos adaptar a composição e o conteúdo de energia na comida apresentada e adaptá-la de acordo com a fase da temporada. Uma vez que regularmente os pombos seleccionam os grãos e sementes específicas, consumirão um menu mais variado e rico, com combinação de grãos – pellets. Outro elemento importante na comida, que não devemos esquecer é o grit, o qual deve ser renovado regularmente.
Resumindo:
Rendimentos Top = uma história nunca acabada, que a torna tão fascinante.
© Dr. Norbert Ally - Belgica
(Traduzido para Português por Rui Vilalva)
|