O que é a Creatina ? |
05/12/2007 |
O que é a Creatina ?
Muitos Columbófilos provavelmente já ouviram falar da creatina. Mas o que é exactamente? Faz mal à saúde? Uma resposta clara e objectiva será dada aqui.
O que é?
A creatina é um suplemento natural (produzido pelo corpo e presente no músculo numa percentagem de 95% a 98%.) usada para potenciar o rendimento dos atletas de alta competição (o mesmo que os nossos pombos) ao máximo. No sector humano a creatina é um suplemento alimentício para administração diária durante a competição e os treinos. É aconselhável utilizar HMB junto à creatina. Este composto tem uma forte acção junto ao tecido muscular. É como uma película protectora que previne na destruição dos tecidos musculares durante o voo. A combinação da creatina (desenvolvimento do músculo) e do HMB (inibidor da destruição do tecido muscular), dá como resultado um maior rendimento, uma mais rápida recuperação e um aumento da massa muscular (10 a 25%), o que melhora a resistência dos pombos.
Como trabalha?
1- A destruição do ATP (fonte de energia) o ADP, causa uma contracção muscular. Quando todo o ATP é reduzido, a creatina a creatina é capaz de transformar ADP em ATP, resultando uma nova fonte de energia. A quantidade de creatina nas células pode ser incrementada pela administração de creatina extra como um suplemento alimentício. Desta formar mais ADP é transformado em ATP, dando ao músculo a oportunidade de trabalhar mais tempo e com maior potência.
2- A conversão de açúcares, gorduras e proteínas em energia utilizável só pode ser efectiva se as células musculares tiverem oxigénio suficiente. Quando as células recebem quantidade insuficiente de oxigénio (cansaço físico) forma-se ácido láctico nos músculos levando-os a uma sensação doloroso ardor durante e após o voo. O trabalho da creatina inibe a formação de ácido láctico. O pombos pode voar mais longe e mais rápido sem danos nos músculos. O pombo recupera mais rapidamente do esforço.
3- A creatina actua como uma injecção no músculo, aumentando o seu tamanho.
Como usá-la?
O incremento do rendimento do pombo está relacionado com a quantidade de creatina no músculo. A quantidade média de creatina no músculo 3,5 a 4 g /Kg. Estudos científicos provaram que esta quantidade pode ser incrementada a 5g. O pombo de competição o máximo partido da energia suplementando creatina extra com a comida. Desta forma o trabalho de fortalecimento da creatina será perceptível.
(Traduzido para Português por Rui Vilalva)
|