Selecção Básica |
03/12/2007 |
Selecção Básica
Com um estrito sistema de selecção você eliminará os pombos indesejáveis e proporcionará mais espaço ás aves com futuros prometedores.
Ovos
Devem ser perfeitamente ovóides na sua forma, brilhantes e livres de marcas.
Borrachos (Do nascimento ao desmame)
Deverá ser um nascimento limpo, com toda gema do ovo absorvida e um borracho com todo o umbigo bem desenvolvido. Devem estar tranquilos no ninho, mas agressivos quando alguém se aproxima. O crescimento deverá ser normal e sem contratempos evidente, devendo os borrachos estar bem empenados debaixo das asas quando chegam aos 24 dias de vida. Observe os excrementos, pois são uma boa indicação do desenvolvimento.
Adultos:
Se você é novo neste desporto deverá pedir ajuda a columbófilos mais experientes e ler tudo o que possa sobre o tema. Opiniões variadas e estes são os meus ideais:
- Costas fortes e não afundadas junto à cauda, gosto de ver a cauda recta, em linha com o corpo e não baixa ou alta.
- Bom equilíbrio e não demasiado profundo, mas não desejaria uma ave por este conceito sem antes a experimentar.
- Ossos fortes, o esqueleto deve ser composto por ossos fortes e não ossos débeis que cedam.
- Boas asas, as ultimas três primárias grandes quase coincidindo em longitude, as restantes baixando o tamanho de primárias a secundárias.
- Boa qualidade de plumagem (suave e sedosa) que dê a sensação de esta húmida mas não está.
- Corpo de forma ovóide e balanceado, todas as partes do corpo deverão parecer adequadas e bonitas.
- Músculos bem desenvolvidos, pois não nos devemos esquecer que os bons pombos devem ter bons músculos, se estes não forem de boa qualidade não desenvolvem com o tempo.
- Não sou um expert na teoria do olho, mas penso que esta teoria é uma boa ferramenta para descobrir as qualidades dos pombos.
Há muitas teorias sobre a selecção de pombos, mas creio que a prática leva ao aperfeiçoamento e o tempo passado a analisar bons pombos levará ao êxito. Se tens dúvidas sobre algum pombo, experimenta-o no cesto, se este triunfar trata-o muito bem.
© H & Q Lofts.
(Traduzido para Português por Rui Vilalva)
|