ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
A Administração de Vitaminas 14/11/2007

A Administração de Vitaminas

 

 

Nos últimos anos há uma nova tendência na Bélgica e Holanda sobre a forma de administrar as vitaminas. Há uns anos atrás as vitaminas eram dadas através da água de bebida, no entanto hoje em dia cada vez mais columbófilos dão as vitaminas misturadas com a ração. No caso de vitaminas em pó mistura-se os grãos com água açucarada, a qual torna os grãos pegajosos e as vitaminas colam-se a eles.

 

Esta forma de administrar vitaminas deve-se aos seguintes factores:

 

Qualquer coisa que você coloque na água dará um gosto diferente. Devido a isto os pombos bebem menos, pois não estão habituados a este novo sabor. Isto é algo que se deve evitar, pois a quantidade de água existente no organismo irá variar. A acidez do PH, ao alterar pode causar problemas de E-Coli, doença bastante comum na Europa, que afecta sobretudo aves jovens. Também não é correcto colocar algo na água quando os pombos vêm dos concursos. As aves não conhecem o novo sabor, e rapidamente entenderão que a água que os espera na sua casa não é do seu agrado, o que os motiva a fazer uma paragem antes de chegar a casa, para beberem água.

 

No dia do encestamento a água deve ser pura, tendo os pombos a possibilidade de beber a que bem entenderem. Água com algum produto não costuma ser do seu agrado.

 

Algumas vitaminas dão um gosto doce à água que pode tornar os pombos menos esfomeados, o que significa menos alimento o que pode dar lugar a menos energia.

 

Outra razão para administrar as vitaminas através da comida é o facto de algumas expirarem rapidamente na água. Perdem a sua actividade especialmente quando estão expostas ao sol e ao calor. Se sabe que algumas vitaminas liquidas apenas duram um par de horas, outras duram um dia inteiro.

 

Se você é daqueles que considera que as vitaminas são boas, então o melhor método de as administrar é através da ração humedecida.

 

 

© H & Q Lofts

 

(Traduzido para Português por Rui Vilalva)