Vinagre de Maçã |
16/10/2007 |
As Maravilhas do Vinagre de Maçã
O vinagre de maçã é uma substância natural, fortalece imunitário, dado que é uma excelente fonte de oligo e micro elementos, é também uma fonte ideal de ácido orgânico. Os ácidos orgânicos ajudam a digestão e decomposição da comida e previnem o desenvolvimento de doenças provocadas por alimentos indigestos. É amplamente conhecido que a acidez previne o desenvolvimento das bactérias coli e salmonelas. Estes patogénicos gostam de ambientes suavemente alcalinos onde podem começar a proliferar. O vinagre de maçã misturado com água previne que as salmonelas se propaguem, o seu efeito ácido continuará restringindo os patogénicos, inclusivo nos intestinos dos pombos.
É menos sabido que esse vinagre de maçã pode ser salva vidas. Muitos descobriram que durante o calor o ritmo de respiração dos pombos pode aumentar dramaticamente se a temperatura é muito elevada, o que leva os pombos a respirar rapidamente de bico aberto. Em tais ocasiões o incremento do ar provoca um aumento do dióxido de carbono, deixando o sangue normal. Isto conduz a deficiências de ar, que se torna alcalino. Inicialmente este processo gera má disposição, tonturas, náuseas e em casos extremos pode até causar a morte. Durante o calor nós suspiramos por bebidas suaves com limão e dióxido de carbono, de forma a compensar a deficiência ácida. Se em tais situações dermos água com vinagre de maçã aos nossos pombos, podemos salvar-lhes a vida.
Em calor prolongado, podemos ganhar um pouco mais com o vinagre de maçã, além da mudança de PH no sangue, os processos potencialmente fatais estão a ocorrer no sistema digestivo.
O calor é um stressante de grande alcance, mas é mau para a digestão ao mesmo tempo, assim mesmo quando os condutos da pele, pulmões, etc.., se expandem, os condutos do que previnem o sistema digestivo contraem-se. Assim em tempo quente o consumo de alimento diminui significativamente, o que leva a que as boas bactérias intestinais não tenham uma nutrição adequada e portanto o ácido que elas produzem diminui. Tal como vimos a alcalinidade do sangue aumenta, o que é perigoso para o sangue, assim o corpo procura compensar isto, consumindo o ácido longe do sistema digestivo, incrementando a sua alcalinidade. Uma vez que a tensão do calor já reduziu a resistência do sistema digestivo, todos estes factores indicam que estão reunidas as condições para a proliferação rápida das salmonelas que estão alojadas nos intestinos.
Assim em tempo quente há hipóteses que apareça a paratifose, na maioria dos casos, tudo isto pode prevenir-se com uma acidificação simples da água potável, com vinagre de maçã.
Como tudo, também o vinagre de maçã não deve ser sobre dosificado, pois numa quantidade elevada pode danificar as boas bactérias intestinais. A alta quantidade de ácido absorve o cálcio e tira-o do sistema, podendo dar lugar a problemas motores e reprodutivos. A dose para o Vinagre de Maçã a 5% de acidez é de 4 – 8 ml /litro água, 1 – 3 vezes dias por semanas. Se administramos regularmente, no tempo quente devemos aplicar um nível mais baixo de concentração.
Podemos ainda utilizar esta substância para a desinfecção do pombal e os seus objectos, o que previne a aparição de salmonelas no exterior.
© Dr. Zsolt Talabér - Hungria
(Traduzido para Português por Rui Vilalva)
|