Velocidade e Meio Fundo
À chegada deve-se dar electrólitos aos pombos, que assim recuperam a forma mais rapidamente. Depois (algumas horas após a chegada ao pombal) deve desinfectar os pombos contra Tricomonas + Ornitose, pelo menos durante 24 horas, valendo a pena por vezes fazê-lo durante 48 horas (por exemplo depois de um concurso com más condições atmosféricas).
Especialmente no inicio da campanha, e também soltas com muito calor e com chuva, é conveniente desinfectar os olhos dos pombos com gotas próprias no dia da chegada e se for necessário repetir o procedimento nos dias seguintes. Desinfectar contra a Cocidiose não é necessário, no entanto se esta tiver sido diagnosticada, é conveniente realizar tratamentos regulares, à Terça – Feira, de quinze em quinze dias.
Após isto, pode começar a preparar a próxima solta.
Trabalhar sobre a condição dos pombos dando-lhes uma preparação vitamínica cada Quarta – Feira, como base semanal, de forma a maximizar as necessidades do pombo. Ás Quintas – Feiras administra-se um produto para ajudar o seu poder de resistência.
Isto é uma vista muito superficial sobre os principais pontos. É necessário varia os produtos, em especial para combater a Ornitose, ainda que se deve ter presente que alguns pombos dão mostras de uma menos resistência, especialmente contra doenças concretas, como a Ornitose, o que directamente provoca uma baixa nos resultados.
Se o uso de medicamentos for demasiado alto, então é prudente mandar analisar o pombal.
Esquema:
Solta no Domingo
À chegada: 2 horas de electrólitos.
Desinfectar os pombos contra Tricomonas + Ornitose, pelo menos durante 24 horas, normalmente até segunda à tarde. No mesmo dia desinfectar os olhos com gotas próprias.
Quarta: Preparação Vitamínica (Na ração ou na água).
Quinta: Preparação Vitamínica liquida.
Sexta: Preparação para pôr a resistência em condições.
© Dr. Carlo Gyselbrecht - Bélgica
(Traduzido para Português por Rui Vilalva)