ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
Mais que Pavavras - Parte IV 22/08/2007

 

Mais que Palavras – Parte IV

 

 

O ambiente, a condição, a claridade, a escuridão e aditivos. Como mencionei antes, um bom pombal é algo imprescindível para que as aves consigam uma boa forma, mas não é necessário que seja fantástico para ser bom, já que os pombos não têm problemas com a beleza. Há numerosos exemplos, tais como os seguintes: Alguém prospero ganha dinheiro e animado por isso torna-se fanático e constrói um novo pombal muito mais bonito que o velho. Mas a partir daí não tem tanto êxito como tinha antes, um bom exemplo é Huyskens Van Riel, muitas vezes referido como HvR.

 

Huyskens Van Riel

 

Muitos consideram-no um dos melhores competidores, senão o melhor. Quanto à origem das suas aves há muitos mal entendidos, especialmente na América. Aí alguns afirmam ter os puros HvR antes da 2ª Guerra Mundial. O que eles não sabem é que esses pombos que deram a volta ao mundo em 1950 eram diferentes dos pombos que ele tinha antes da 2ª Guerra, esses pombos eram descendentes de pombos adquiridos a Jos Van den Bosh em 1944. Portanto os sensacionais pombos de HvR, resultam de cruzamentos de pombos ainda mais sensacionais, mas não se pode culpar as pessoas da por esta ignorância já que eles mantiveram a verdade em segredo. Foram os filhos de HvR (Georges e Francois) que revelaram as origens, alguns anos mais tarde.

Este Jos Van den Bosh era o mesmo responsável do “ Halve Fabry”, pombo que os irmãos Janssen importaram e cruzaram com tanto êxito com os seus. Também o macho do mais famoso casal reprodutor de então, “Golden Pair” de Meulemans, era um pombo de Jos Van den Bosh.

Os pombais de HvR eram velhos e feios, desde então decidiram construir novos, mas nos novos pombais os resultados nunca foram como antes. Pelo que se refere, a beleza nos pombos parece ser igual em alguns humanos. Recordo a minha esposa, vindo uma vez de um salão depois do nascimento do meu único filho, e perguntou-me como a achava. “Bonitas Botas”. Desde então os resultados nunca mais foram como antes.

 

Doutor Linssen

 

Um nome que também estará sempre ligado ao mundo dos pombos é o do falecido Dr. Linssen. Ele tratou Klak quando esteve no hospital e tornaram-se amigos e Klak procurou demonstrar a sua gratidão oferecendo alguns pombos ao seu doutor. Mas os resultados foram tão fracos que nem Klak nem o Dr. Linssen o entenderam. Era muito improvável que os pombais não fossem bons, porque muitos outros competiam no mesmo tipo de pombal. Então Klak reparou nas árvores que havia entre eles, que projectava a sua sombra em cima dos pombais e sugeriu cortar as árvores ou mudar os pombais. O Dr. Linssen decidiu mudar os pombais 30 metros e então as pobres soltas tornaram-se em triunfos. Este é outro exemplo de que outras circunstancias se podem dar. Quanto menos as condições meteorológicas influam no clima do pombal, melhor este é.

Engels, Van Elsacker Jepsen e muitos outros campeões, não limpam o piso, cobrem-no com palha, outra substância para dar um clima agradável e quente, em especial à noite.

 

Hormonas

 

Os nossos pombos de competição descendem de pombos selvagens em buracos nas rochas, criando assim na escuridão. O falecido Klak, os irmãos Janssen e muitos outros, são conscientes são conscientes disso e escurecem os ninhos para que as aves fiquem confortáveis e o seu território menos pisado.

Falando sobre iluminação e escuridão é hoje em dia conhecido que todos os campeões de borrachos na Bélgica, usam hoje em dia o sistema de escurecimento, por duas razões:

  1. Controlar a Muda.
  2. Manipular a forma, assim 3 semanas após as aves terem iluminação total há uma grande melhoria da forma.

 

O que muitos não sabem é que a manipulação da luz criou uma nova tendência na competição com adultos, uma vez que esta afecta as hormonas que têm um papel importante na saúde. Pode ver isto na natureza, no bosque quando os dias são mais curtos as aves param de cantar e acasalar, enquanto que na Primavera mostram-se mais activas, começam a cantar outra vez, põem-se mais sensuais e começam a construir ninhos. Óbvio que isto não sucede porque as aves sabem que a Primavera chegou, mas sim porque os dias se tornam maiores. Durante o período que os pombais são escurecidos os resultados são regulares ou pobres, mas só algumas semanas, depois das aves voltarem ao contacto total com a luz a sua forma sobe espectacularmente. Fineke de Vervoot, uma das melhores fêmeas de então, esteve também na escuridão. E mesmo acendo as luzes em dias cobertos, de forma a prevenir depressões.

 

Aditivos

 

Muitos columbófilos perguntam-se se aditivos tais como vitaminas, óleo de alho, levedura de cerveja e outras coisas afectam a forma. Quanto ás vitaminas, não foi testado e tenho razões em não acreditar nisso, já que nunca soube de pombos que ficaram com melhor forma depois de tomarem vitaminas. Esta opinião também está baseada no empírico.

Dei vitaminas a metade dos meus pombos e ás outras não, a verdade é que não noto diferença.

O óleo de alho foi controvérsia durante anos, alguns acreditam e falam de um antibiótico natural, outros não e dizem que é um B.S. Em qualquer dos casos funciona, por são suposições dizendo que é melhor “pós de alho” ou óleo de alho. Pessoalmente sou céptico relativamente à maioria dos aditivos. As histórias que prometem tornar os seus pombos ganhadores, não são mais que palhaçadas que prometem construir uma ponte mesmo que exista um rio. São agentes de castelos nas nuvens, e o pior é que ninguém pára as suas actividades, os quais só querem torná-lo mais pobre e fazerem-se mais ricos.

 

O Banho

 

O banho é uma espécie de parâmetro da forma, o qual é bem conhecido. Pombos doentes nunca tomarão banho. Ainda que pareça estranho, muitos não o fazem em tempo quente, tal como fazem os humanos, preferindo dias chuvosos. Depois das aves terminarem o seu banho, a água deverá estar coberta por uma espécie de película de diminutas partículas de pó. Se a água estiver limpa, mostra uma má condição das aves. Algumas vezes você nota que as aves têm tanta necessidade de banho que tentam introduzir-se no bebedouro, isto é um bom sintoma, mostra que os pombos estão OK.

Recordo que aves famosas tornaram-se doentes e foram levadas ao veterinário, passados alguns dias este chamou os seus donos e disse: “Pode levá-lo, agora que já tomou um banho deve estar muito bem”.

 

 

© Ad Schaerlaeckens

 

(Traduzido para Português por Rui Vilalva)