A não perder - Leilão Rui Alexandre |
02-02-2011 |
Mesmo as portas da Ericeira, mais concretamente na aldeia de Lagoa, vive um dos melhores columbófilos da Zona Oeste (Distrito de Lisboa) cuja colónia tem a capacidade de ganhar 1ºs prémios contra centenas de pombos.
Rui Alexandre Coelho iniciou-se no mundo dos pombos em 1981, numa sociedade com o seu irmão. Atraído por outros interesses o seu irmão deixou os pombos em 1984 e o Rui um jovem naquela altura teve também de abandonar porque não entendia nada sobre columbofilia.
Mas o vírus dos pombos já lhe estava no corpo e em 1988 voltou a ter pombos, situação que manteve até ir para a tropa em 1992. Nessa altura ofereceu todos os seus pombos, porque não tinha ninguém para cuidar dos mesmos.
A paixão dos pombos estava no seu ser e sempre que podia ia ver chegar pombos a casa de amigos durante os anos de 1994 a 1996.
Um dia um desses amigos disse-lhe que ia desistir porque não podia continuar com a despesa e por falta de tempo. Nessa altura o Rui propôs-lhe uma sociedade de forma a dividirem as despesas e a ajudarem-se mutuamente, conciliando assim a vida profissional de ambos e o tempo para os pombos.
Rui Alexandre e o sócio José Carlos Reis iniciam nesse dia o caminho do sucesso.
Não satisfeito com os resultados Rui Alexandre inicia uma busca pelos melhores pombos que a sua carteira pode-se comprar e adquire na altura junto de Manuel Teixeira de Alverca, diversos pombos de grande categoria tais como a Gaby Velha, o Elzinga, o Zimmerman, entre outros.
Foi-lhe também oferecido um Leo Broeckx pelo Sr. José Florêncio que foi um voador extraordinário e que fez o Rui ir em busca dos Leo Broeckx junto da importadora dos mesmos, a empresa Supra, mais concretamente os irmão Rui & Paulo Rodrigues da Maceira.
Comprou todos os Leo Broeckx possíveis e fundou uma linha de pombos que se vieram a revelar voadores extraordinários.
Sagrou-se Campeão Geral da Zona Oeste por 2 vezes enquanto teve a sociedade com o Sr. José Carlos Reis
Dos inúmeros contactos que na época manteve com a Supra, formou uma forte amizade com os irmãos Rodrigues e através do Paulo formou conhecimentos sobre linhagens, jogo de pombos, tratamentos, motivação, reprodução, etc.
Esta Universidade nocturna que muitas vezes fechava as portas as tantas da manhã, fez com que o Rui Alexandre adquire-se tudo o que de Bom o Paulo Rodrigues Importava, cruzava ou aconselhava. Sempre que chegava algo de novo a Supra eis que o Rui Alexandre estava na 1ª fila para adquirir. Desde 2001 muitos foram os pombos que rumaram a Ericeira e que deixaram a sua marca.
Numa conversa que tive recentemente com o Rui o mesmo afirma que não ouve um único pombo dos que adquiriu que não tenha sido Bom. Todos eles Super Seleccionados por um dos predestinados do nosso Desporto e por diversas vezes Campeão Nacional o Paulo Rodrigues.
Existem diversas colónias neste Portugal columbófilo que devem o seu sucesso aos irmãos Rodrigues, muitas delas também já se sagraram Campeãs Nacionais ou com pombos de Elite.
Um artigo sobre eles será escrito oportunamente.
Voltando as linhagens via Supra:
- Diversos filhos dos Casais Base do Rui & Paulo ( 050, Van Loon, Grondelaers, Flor Engels, etc)
- Leo Broeckx Originais
-Frederick Philippe – Grondelaers, Engels
-Flor Engels
-Van Loon - 6 directos dos casais base
-Nouwen-Paesen ( Linha Narbone e beauty Marseile)
- Jos Thoné – Linha do Sumo, Poco Diego
-Marcel Aelbrecht ( filhos dos pombos vendidos no Pipa por 100.000 euros)
- Elzinga
-Wal Zoontjes
A estas linhagens o Rui acrescentou diversos pombos que lhe foram oferecidos ou que adquiriu por pequenas fortunas:
- Leo Broeckx base do João Paulo Graçio
-Janssen Alexandre Mendes Gordo e Super Pedrado do João Paulo Graçio
-Raul & Xavier Verstraet
-Jef Van Winkel – Witten Engels
- Janssens via CIC – Charles e Paula
- Cesar Timoteo – Van Loon, Kuijzer
- Rogerio do Tojal – Famosos Bicudos
-Romão de Bucelas – Vermelho Meio Irmão Anilha Ouro
- Baracho – Janssen e Kuijzer
Adquiriu ainda a colónia de Fundo de José Luis Fernandez “ Espanhol “ do Cacem e diversos pombos Fundistas da dupla Seabra & Morgado, que se sagraram por diversas vezes Campeões no distrito de Lisboa e hoje estão na génese de muitas colónias ganhadoras do distrito como é o caso do Pedro Porto, Tiago de Alhandra, etc…
O Rui passava os Fins de Semana todos fora de casa, porque os pombos estavam em casa do sócio. Para não criar mais conflitos com a família, constrói um pombal em casa e terminam a sociedade de forma amigável.
Logo surgiram os rumores que nunca mais iam ganhar nada, que onde estava localizado o pombal era impossível ganhar. Entre uma serie de disparates que não existe espaço para enumerar.
Munido de um pombal de reprodutores do melhor que existia, inicia em 2007 um ano de reprodução de luxo que faz que em 2008 e logo no 1º ano a voar fique em 3º lugar na Ericeira e Malveira e 6º da Geral na Zona Oeste.
Em 2009, segundo ano a voar sagra-se Campeão Geral da Zona Oeste, Campeão Velocidade de Zona
Em 2010, terceiro ano a voar sagra-se Campeão Meio Fundo Zona e fica em Vice-Campeão Geral de Zona.
Durante estes 3 anos que esteve a voar teve sempre o Anilha de Ouro e o Anilha de Prata das colectividades onde concursou.
Para quem acusavam que não tinha tempo, que sem o sócio não ia ganhar nada, parece-me que os resultados não são maus de todo pois não?
Citação do Rui Alexandre:
“ Todos aqueles que pensam que não ganham por falta de tempo estão enganados “
Bons Pombos e um Columbofilo 100 % motivado fazem toda a diferença…
Em 2011 dá-se um revés na vida do Rui Alexandre.
Perde uma acção em tribunal interposta por um ex-funcionário e é condenado a pagar uma indemnização bastante avultada.
A situação económica do país que faz com que exista cada vez menos trabalho na construção, associada a uma dúzia de caloteiros que fazem as obras com o dinheiro dos outros e muitas vezes não pagam. Fazem com que um Homem comece a fazer contas a vida e tenha de tomar decisões.
A decisão do Rui era vender todos os pombos, mas a esposa e um grupo de amigos demoveu o Rui dessa intenção e aconselhou-o a vender só os borrachos de 2010 de forma a fazer face a uma parte da indemnização que vai ter de pagar.
O Rui Alexandre é um Bom coração e esta-lhe a custar bastante ver sair os seus bebés de 2010. Por diversas vezes se comove a falar sobre a saída dos mesmos. O seu único alento é a certeza que os mesmos iram trazer muitas alegrias para os seus novos donos.
Em Portugal tenho assistido a muitos Bons leilões e tenho também assistido a leilões de muita fraca qualidade, cujos pombos são vendidos por preços que não lembram nem ao diabo.
Domingo dia 6 de Fevereiro de 2010, sei que vou assistir a um leilão onde a qualidade genética e reprodutiva vai estar ao mais alto nível, cujos pombos são filhos de casais comprovados e cujo dono, é uma pessoa idónea, seria, trabalhadora, cuja sua ambição e desejo de ganhar levou a que se munisse do Bom e do Melhor e que agora por uma dificuldade, coloca a disposição de todos, numa oportunidade única e irrepetível….
Acredito seriamente que este leilão vai ser falado daqui por muitos anos, porque existem aqui borrachos que reúnem todas as condições para deixarem a sua marca na sua nova casa.
Jovens e columbófilos descontentes, se andam a procura de pombos, dêem uma vista de olhos no site do Rui Alexandre em www.ruialexandre.loftgest.com e vejam com os vossos olhos a qualidade de borrachos expostos.
Aos Campeões não deixo repto nenhum, porque sei que vão lá estar, é demasiado Bom para deixar escapar….
Um forte abraço e até Domingo…
|